Yamaha está com tudo em 2021!! Toprak Campeão!

Após corridas incríveis, o turco Toprak Razgatlioglu com sua Yamaha R1 finalmente leva o título no WSBK. Um ano incrível para a Yamaha, que já tinha levado o título no MotoGP e no World Super Sport. E pelo menos no MotoGP e no WSBK, sem a melhor moto no grid.

É apenas o segundo título da Yamaha no WSBK, contra 6 da Honda, 3 da Aprilia, 8 da Kawasaki, e 14 da Ducati. Apenas a Suzuki só tem 1 título por lá. A Honda não ganha desde 2007, a Ducati desde 2011. O outro título da Yamaha foi com o incrível Ben Spies, rookie campeão logo no primeiro ano que tentou, besta fera aposentado antes da hora no MotoGP por conta de tombo. Dos 8 títulos da Kawa, 6 são de Rea, que estava na pista hoje, venceu as duas corridas finais e foi vice-campeão.

Rea e Toprak se pegando até a última volta. O padrão de 2021

Toprak é um animal na pista. Disputou na marra contra o multicampeão Rea e levou o título correndo sem medo, com técnica, com velocidade, com coragem. Conseguiu o prodígio de ser mais rápido do que Jonathan Rea e sua quase imbatível Kawasaki. Disse o ex-campeão Rea:

“Nós podemos dizer honestamente que não temos arrependimentos para este ano, eu corri no meu máximo, botei meu coração prá fora em todas as corridas e estou muito satisfeito. Congratulações para Toprak e seu time. Eles fizeram uma temporada incrível, foram muito rápidos e isso realmente fez-me melhorar como piloto”

Então, depois de 6 temporadas seguidas, com Rea e uma Kawasaki renovada, mas ainda baseada em um projeto incrível de 2011, um novo campeão surge. Seu mentor é o também turco e cinco vezes campeão no WSSP Kenan Sofuoglu. Antes de chegar ao WSBK Toprak foi campeão europeu de superstock 600 em 2015. Em 2019 estreou de Kawa no WSBK e chegou a ser companheiro de equipe de Jonathan Rea e Leon Haslam nas 8 horas de Suzuka de 2019, mas não chegou a correr na prova.

Tranquilão, compridão, treinando de Yamaha R3!

Deixou a Kawa pela Yamaha em 2020, quando chegou em quarto, mas primeira Yamaha e na frente de seu companheiro Michael van der Mark, o que não é pouca coisa.

Em 2021, sendo o primeiro piloto da equipe, e com corridas brilhantes, foi campeão. É um piloto ousado, cogitado para o MotoGP.

Em terceiro no campeonato chegou Scott Redding, que fez uma boa temporada mas “falhou” em ser campeão com a Ducati V4. Este é pensamento em Borgo Panigale. Tanto que ele saiu feliz. Vão tentar de novo com Alvaro Bautista, que não foi feliz no projeto da Honda para o WSBK.

Yamaha Número 1

É um campeonato incrível, uma pena que não é transmitido para o Brasil na TV, certamente vale a pena. Parabéns Toprak, parabéns Yamaha papa tudo 2021. É hora de celebrar. Tomara que vendam R1s o Brasil. Eu não tenho dinheiro para comprar, mas vou gostar de ver umas por aqui.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Um comentário em “Yamaha está com tudo em 2021!! Toprak Campeão!”

  1. Wsbk esta muito bom de assistir a competitividade dos primeiros colocados,as ultrapassagem são de empolgar igual ou até mesmo mais que o MotoGP. Eu sou Ducatista desde 2012 ,acompanho e torco muito mais para Ducati do que meu time de futebol. Ontem era quase 1:00 da manhã estava acordado vendo a corrida torcendo para o Scott Reding vencer a corrida e Toprak desbancar o multicampeao Rea.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.