Dupla vitória histórica na Ponte a Egola para a Ducati Desmo450 MX com Lupino e Cairoli
Alessandro Lupino vence a quarta etapa italiana da MX1 e leva a Desmo450 MX à liderança da classificação do campeonato.
Antonio Cairoli vence sua primeira corrida com a Ducati e completa seu retorno às corridas com o segundo lugar geral.
Domínio na Ponte a Egola confirma a solidez do protótipo Borgo Panigale com vista à entrada em produção em 2025
Ponte a Egola (PI), 23 de junho de 2024 – A Ducati Desmo450 MX dominou a quarta rodada do Campeonato Italiano de Motocross Pro-Prestige MX1 graças às vitórias de Alessandro Lupino e Tony Cairoli. O oito vezes campeão italiano conquistou a placa vermelha reservada ao líder da classificação, dando à Desmo450 MX a sua primeira vitória geral, enquanto o nove vezes campeão mundial contribuiu para mais um capítulo memorável na história da Ducati Corse Offroad com uma vitória em corrida 1 em sua estreia pilotando a moto Borgo Panigale.
Na primeira bateria, em condições de pista extremamente difíceis devido à forte chuva que caiu desde as primeiras horas da manhã, Lupino e Cairoli assumiram a liderança graças a uma largada perfeita que os levou a chegar à primeira curva na primeira e segunda posições. Os dois pilotos lideraram a prova, alternando na liderança durante sete voltas, no final das quais os comissários exibiram a bandeira vermelha devido às condições meteorológicas proibitivas. A classificação, congelada no final da volta anterior, portanto, viu Cairoli vencer à frente de Lupino.
A segunda bateria viu uma repetição do início rápido dos pilotos da Ducati, com Lupino à frente de Cairoli. A corrida girou em torno de uma batalha entre os dois, e no final Alessandro Lupino venceu por pouco, marcando assim a segunda vitória do dia para a equipe Ducati Off-Road e a Desmo 450 MX. O primeiro e segundo lugares de Alessandro permitiram-lhe conquistar a classificação geral do dia, e também o levaram ao topo da classificação do campeonato, faltando duas corridas para o final. Lupino também ganhou o prêmio Holeshot.
As condições extremas da pista durante a primeira etapa e a participação de Tony na corrida Ponte a Egola permitiram aos engenheiros da Ducati recolher dados mais valiosos para o desenvolvimento da Desmo450 MX, com vista à entrada em produção em 2025.
A próxima etapa do Campeonato Italiano de Motocross está marcada de 31 de agosto a 1º de setembro, na pista de Castiglione del Lago (PG). Após um breve intervalo de férias nos próximos dias, Alessandro Lupino e Tony Cairoli retomarão um intenso programa de testes nos meses de julho e agosto.