E a notícia bomba do dia é a oficialização do Martinator na Aprilia para 2025. Ele não é bobo, já levou carona duas vezes na Ducati e desta vez deve ter deixado tudo bem arrumado para cair fora e obter um bom contrato para o ano que vem. Ainda não sabemos o valor, mas o MotoGP está em um período de re-valorização de contratos e certamente não foi baixo. A Piaggio, dona da Aprilia, é uma empresa grande, maior do que a Ducati.
Algumas coisas tem que ser ditas antes de começar a reclamar do movimento:
1 – É tudo dinheiro. Marc Marquez, não só pelo o que tem de capacidades na pista, é também uma pilha de dinheiro em patrocínios e visibilidade, o que no final significa mais dinheiro. Seu talento, sua personalidade, seus oito títulos mundiais, seus resultados, sua importância no mercado do MotoGP são justificados.
2 – A Ducati tem um dos gerenciamentos de pilotos piores em todo o circo. Quem trabalhou com italianos sempre diz que eles são traiçoeiros e difíceis de trabalhar. Mas eles tem um padrão, que é botar todo mundo para brigar entre si, ficar ameaçando os lugares e atiçando a fogueira das vaidades. Falhou em deixar Casey Stoner feliz, falhou em deixar Andrea Dovizioso feliz, falhou em deixar Jorge Lorenzo feliz, falhou com Petrux, com Muller, agora com Jorge Martin e provavelmente com La Bestia. Também duvido que Pecco esteja feliz com esta notícia. Eu poderia falar que falhou também em deixar Valentino Rossi feliz, mas Rossi fez por onde e ajudou a cavar sua infelicidade. Falhou também com Bautista, que teve que sair e voltar. Agora parece feliz, até quando?
Marc Marquez pode representar duas grandes pilhas de dinheiro para a equipe Ducati, a Red Bull e a Repsol, que deixou a Honda e tem fortes laços com Marc Marquez, sendo uma empresa espanhola como ele. Mas esta história ainda não acabou, pois houve a confirmação da saída do Jorge Martin, e não houve a confirmação de Marc Marquez na Ducati Oficial, pois existem problemas logísticos aparentemente difíceis de serem solucionados. Um deles é que a Ducati é patrocinada pela Monster Energy, concorrente da Red Bull. Um outro pode ser o desejo dos Marquez de ajudar a Gresini a crescer, juntos, o que rolou até de fofoca uma possibilidade de sociedade, com eles comprando parte da equipe. A ida de MM para a Ducati Corse não inviabiliza isso, mas é uma questão.
A Pramac também certamente não ficou feliz, perdeu seu Bambino D’oro e não tem quem colocar no lugar, terá que procurar no mercado um piloto bom o suficiente para, como exemplo, liderar o campeonato mundial… poderia ser La Bestia, já que MM disse que para lá não vai.
Enfim, um rolo e um forte cheiro de injustiça no ar. A saída fácil seria promover Martinator, La Bestia ir para a Aprilia, MM ir para a Pramac. A saída justa. Não rolou, Martinator sentiu que levaria carona mais uma vez e caiu fora, como prometeu.
Agora veremos um campeonato no mínimo esquisito. Eu duvideodó que a Ducati 89 receba a mesma atenção daqui para frente. O que se espera é que Martinator corra de Panigale até o final do ano, sem acesso as novidades e avanços que poderia levar para a Aprilia. Podemos também esperar que ele, puto da vida, mesmo sem o melhor equipamento, tente dificultar ainda muito mais a vida da Ducati, correndo a 130% e no caso de não receber bom material, botar a boca no trombone reclamando disso, o que será péssimo para a Ducati.
A Gresini também não ficará feliz, pois teoricamente perderá seu principal piloto e visibilidade, tendo que achar outro para substituí-lo, uma tarefa impossível no momento.
A Ducati Corse terá que lidar com a insatisfação do Pecco e também do Bastianini, que provavelmente dançará até o final do ano e assim que anunciar seu destino, receberá outra Panigale para acabar o campeonato.
Para a Dorna, para o campeonato, para a Aprilia, foi ótimo. Jorge Martin é no momento o líder do campeonato e o piloto mais rápido na pista. Campeão das poles e das Sprints, com um excelente conhecimento das Ducatis que certamente será transferido para as máquinas de Noale. Virá mordido para o ano que vem, como piloto de fábrica e um bom salário, doidinho para atropelar qualquer Ducati que apareça na sua frente.
Quem ficou feliz com esta notícia? Aguardemos os novos movimentos…