Cheiro de injustiça no ar!

E a notícia bomba do dia é a oficialização do Martinator na Aprilia para 2025. Ele não é bobo, já levou carona duas vezes na Ducati e desta vez deve ter deixado tudo bem arrumado para cair fora e obter um bom contrato para o ano que vem. Ainda não sabemos o valor, mas o MotoGP está em um período de re-valorização de contratos e certamente não foi baixo. A Piaggio, dona da Aprilia, é uma empresa grande, maior do que a Ducati.

Algumas coisas tem que ser ditas antes de começar a reclamar do movimento:

1 – É tudo dinheiro. Marc Marquez, não só pelo o que tem de capacidades na pista, é também uma pilha de dinheiro em patrocínios e visibilidade, o que no final significa mais dinheiro. Seu talento, sua personalidade, seus oito títulos mundiais, seus resultados, sua importância no mercado do MotoGP são justificados.

2 – A Ducati tem um dos gerenciamentos de pilotos piores em todo o circo. Quem trabalhou com italianos sempre diz que eles são traiçoeiros e difíceis de trabalhar. Mas eles tem um padrão, que é botar todo mundo para brigar entre si, ficar ameaçando os lugares e atiçando a fogueira das vaidades. Falhou em deixar Casey Stoner feliz, falhou em deixar Andrea Dovizioso feliz, falhou em deixar Jorge Lorenzo feliz, falhou com Petrux, com Muller, agora com Jorge Martin e provavelmente com La Bestia. Também duvido que Pecco esteja feliz com esta notícia. Eu poderia falar que falhou também em deixar Valentino Rossi feliz, mas Rossi fez por onde e ajudou a cavar sua infelicidade. Falhou também com Bautista, que teve que sair e voltar. Agora parece feliz, até quando?

Marc Marquez pode representar duas grandes pilhas de dinheiro para a equipe Ducati, a Red Bull e a Repsol, que deixou a Honda e tem fortes laços com Marc Marquez, sendo uma empresa espanhola como ele. Mas esta história ainda não acabou, pois houve a confirmação da saída do Jorge Martin, e não houve a confirmação de Marc Marquez na Ducati Oficial, pois existem problemas logísticos aparentemente difíceis de serem solucionados. Um deles é que a Ducati é patrocinada pela Monster Energy, concorrente da Red Bull. Um outro pode ser o desejo dos Marquez de ajudar a Gresini a crescer, juntos, o que rolou até de fofoca uma possibilidade de sociedade, com eles comprando parte da equipe. A ida de MM para a Ducati Corse não inviabiliza isso, mas é uma questão.

A Pramac também certamente não ficou feliz, perdeu seu Bambino D’oro e não tem quem colocar no lugar, terá que procurar no mercado um piloto bom o suficiente para, como exemplo, liderar o campeonato mundial… poderia ser La Bestia, já que MM disse que para lá não vai.

Enfim, um rolo e um forte cheiro de injustiça no ar. A saída fácil seria promover Martinator, La Bestia ir para a Aprilia, MM ir para a Pramac. A saída justa. Não rolou, Martinator sentiu que levaria carona mais uma vez e caiu fora, como prometeu.

Agora veremos um campeonato no mínimo esquisito. Eu duvideodó que a Ducati 89 receba a mesma atenção daqui para frente. O que se espera é que Martinator corra de Panigale até o final do ano, sem acesso as novidades e avanços que poderia levar para a Aprilia. Podemos também esperar que ele, puto da vida, mesmo sem o melhor equipamento, tente dificultar ainda muito mais a vida da Ducati, correndo a 130% e no caso de não receber bom material, botar a boca no trombone reclamando disso, o que será péssimo para a Ducati.

A Gresini também não ficará feliz, pois teoricamente perderá seu principal piloto e visibilidade, tendo que achar outro para substituí-lo, uma tarefa impossível no momento.

A Ducati Corse terá que lidar com a insatisfação do Pecco e também do Bastianini, que provavelmente dançará até o final do ano e assim que anunciar seu destino, receberá outra Panigale para acabar o campeonato.

Para a Dorna, para o campeonato, para a Aprilia, foi ótimo. Jorge Martin é no momento o líder do campeonato e o piloto mais rápido na pista. Campeão das poles e das Sprints, com um excelente conhecimento das Ducatis que certamente será transferido para as máquinas de Noale. Virá mordido para o ano que vem, como piloto de fábrica e um bom salário, doidinho para atropelar qualquer Ducati que apareça na sua frente.

Quem ficou feliz com esta notícia? Aguardemos os novos movimentos…

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.