Eisenerz, Áustria, 4 de junho de 2024 – A Ducati DesertX Rally alcançou mais uma vitória no ranking reservado às máquinas de dois cilindros no Erzbergrodeo, uma das competições de enduro extremo mais populares. A vitória de Antoine Meo contribuiu para tornar o dia 2 de junho, em que Pecco Bagnaia e Enea Bastianini conquistaram um maravilhoso triunfo por 1-2 na corrida de MotoGP em Mugello, ainda mais histórico. O múltiplo campeão mundial de Enduro e campeão europeu de Supercross venceu o Erzbergrodeo Iron Road Prologue com o DesertX pela segunda vez consecutiva.
O Iron Road Prologue é a competição que os mais de 1300 pilotos inscritos no “Rodeo” são obrigados a realizar para se qualificarem para o evento final. Dividida em duas sessões, realiza-se numa subida ultrarrápida (mais de 600 metros de diferença de altitude ao longo de 13,5 km) onde competem motos mono e bicilíndricas e, graças ao seu carácter espectacular, ao longo dos anos tornou-se uma das corridas mais disputadas e aguardadas de todo o evento. No Iron Road Prologue o Meo e a DesertX Rally, auxiliado pela equipe Entrophy Motorbike, venceu, estabelecendo o melhor tempo na categoria reservada às motos bicilíndricas.
O resultado permitiu ao DesertX Rally alinhar-se na primeira linha da prova final de domingo, onde Antoine Meo quis fazer uma boa prestação, iniciando a corrida entre o entusiasmo do público. O campeão francês só parou depois de passar pelos primeiros postos de controle, onde o percurso se tornou proibitivo para os bicilindros.
O DesertX Rally confirmou assim as suas qualidades competitivas num percurso que melhorou o desempenho do motor Ducati, ao mesmo tempo que sublinhou a qualidade do chassis caracterizado por soluções prontas para corrida, que foram postas à prova nos exigentes percursos da Iron Road. A moto do Meo foi de fato preparada para a corrida adotando apenas o escape de corrida Ducati Performance e eliminando um dos dois discos dianteiros, o que não é necessário para uma corrida difícil como a Erzbergrodeo.
A competitividade da DesertX foi sublinhada pelas performances de Patrick Neisser e Simon Marcic, pilotando duas motos inscritas pelo concessionário Ducati Rosenberger de Graz, que terminou o Iron Road Prologue entre os bicilindros em quarto e oitavo lugares, respetivamente.
Tal como na edição anterior, o público presente no Erzbergrodeo recebeu com entusiasmo a equipe Ducati, com grande afluência de espectadores na hospitalidade criada pelo importador do fabricante Borgo Panigale para a Áustria, Exclusive Cars. Os entusiastas tiveram a oportunidade de experimentar a gama DesertX com passeios dedicados num percurso traçado em torno do magnífico cenário da pedreira de ferro de Eisenerz.
Esta segunda premiação com o Erzbergrodeo confirma o crescente compromisso da Ducati com as competições off-road. Um compromisso que continuará com a segunda etapa do campeonato italiano em Foligno (PG), nos dias 29 e 30 de junho, onde o protagonista será mais uma vez Antoine Meo ladeado por Antonio Polidoro, ambos na DesertX Rally.
A Rally foi criada com base na DesertX, a primeira Ducati equipada com jante dianteira de 21 polegadas e traseira de 18 polegadas, como uma proposta dedicada aos off-roaders mais esportivos e ousados, aos amantes de rally raids e competição , com base na experiência adquirida na edição 2023 do Erzbergrodeo. Caracteriza-se pelos melhores componentes derivados da corrida: na DesertX Rally foram adotadas soluções off-road de alta qualidade, especializadas e eficazes e, ao mesmo tempo, sofisticadas como em todas as Ducatis.
O estilo único, uma característica distintiva que une a DesertX Rally a todas as Ducatis, comunica a sua natureza desde o primeiro olhar. O equipamento técnico faz da Rally uma verdadeira moto off-road. A suspensão Kayaba com curso aumentado com garfo de cartucho fechado e controles deslizantes com tratamento Kashima Coating, e o amortecedor com pistão oversize são derivados do motocross e permitem superar qualquer obstáculo. As novas rodas com raios centrais, com medidas e características específicas para corridas off-road, fazem da Rally uma moto imparável em qualquer tipo de terreno. Estas soluções, juntamente com a placa de proteção em carbono forjado, leve e resistente, e os pedais das mudanças e alavanca do freio traseiro maquinados em sólido, identificam inequivocamente a Rally como uma moto concebida para as aventuras mais extremas.
O coração do novo DesertX é o popular motor de distribuição desmodrômica Testastretta 11° de 937 cc, refrigerado a líquido, com 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 92 Nm a 6.500 rpm, otimizado para uso específico em caixas de câmbio e equipamentos eletrônicos, que vê a introdução de dois Riding Modes projetados especificamente para off-road.
A autonomia adequada para viagens mais longas é garantida pelo depósito com capacidade superior a 21 litros e pela possibilidade de montar um segundo depósito na parte traseira da moto como acessório, acrescentando mais 8 litros de gasolina.
A Ducati DesertX Rally está disponível com pintura Iron Giant.