Honda CB500X

Meus camaradas, o teste Motozoo® da vez é com a Honda CB500X.

Eu tinha quase acabado de devolver a Neo 650, que curti muito e tinha certeza de que seria uma motoca perfeita para o dia a dia. E agora? Onde encaixar uma CB500X na minha vida? A moto é também muito perfeita para o dia a dia! Por isso, quando estamos bem de grana, temos que ter uma meia dúzia de motos, no mínimo!!!! As pessoas não entendem isso. Principalmente o síndico do prédio…

Ao pegar a moto eu já saí curtindo muito. Gostei do porte, altinha e grandinha mas sem ser altona e grandona. Leve, boa proteção para o piloto, bolha na altura certa, pois quando é muito alta a moto fica com o cockpit muito quente por falta de vento. O painel é quase igual ao da Neo. A embreagem a mesma manteiga. Não tem entrada de USB prontinha, o que eu acho um furo danado, tudo tinha que vir com entrada USB hoje em dia, até garrafa de CocaCola. Mas tem lá o lugarzinho para instalar. Custaria nada já vir com isso.

Tirando onda na Produtora

O acabamento é do tipo Honda, o que quer dizer peças bem encaixadas, nenhuma vibração ou barulho de carenagens, tudo certinho. Esta X tem ali atrás do painel umas ferragens para segurar a bolha e colocar acessórios que é muito legal. Dá um toque esporte e mais rústico que as vezes faz falta na Honda, mas que não faz falta em uma SportTouring. Esta é a categoria oficial dela.

Tão aí as ferragens que eu curti

Lançada na Europa em 2013 em R, F e X, elas vem recebendo modificações, mas o motor paralelo Twin é praticamente o mesmo. E este motor é o responsável maior pelo caráter e comportamento da moto. Ela é basicamente mansa, não é uma moto brava. O motor é médio em tudo. Não anda muito, mas não anda pouco. Não tem má vontade para subir de giro, mas também não urra. Vibra pouco. É que pelo porte, conforto e posição de dirigir, vc as vezes esquece que está em uma moto de apenas 500 cc e espera mais motor. É linear, não é torcudo. Onde este motor é bom demais é no consumo. Na cidade fez fácil 34 km/l comigo. Na estrada 26.6 km/l. Acho sensacional para uma 500cc.

Na cidade o guidon é meio largo. Tem que tomar cuidado. Em São Paulo e suas pistas estreitas, deve ser ruim. A posição de pilotagem é ótima, o banco muito confortável, a moto muito silenciosa e faz boa figura, impressiona com o seu porte. Direção bem levinha.

Guidon larguinha

Tive a sorte de encontrar o amigo do amigo com uma 500X antiga e aro 17 na frente. Achei um upgrade e tanto!!! A antiga pareceu-me velha com o painel antigo, piscas de lâmpada e roda pequena. E a roda pequena não me pareceu dar melhor dirigibilidade na estrada.

Fiz uma pequena viagem com a moto e foi um barato. Achei que o painel piscou a luz de alerta de giro muito cedo, achei que a média que ela consegue manter tranquilo é de uns 130 km/h. Acelerei tudo e deu uns 168 km/h no painel. Meus companheiros de viagem tiveram a sensação que ela é rápida, eu não muito. Nada a falar dos freios, são competentes. Nada a falar da iluminação, competente. Pegamos chuva, a proteção é muito boa e a suavidade da moto ajuda muito nestas condições difíceis.

Só faltou pegar uma estrada de terra. Fica para uma próxima. Para quem curte modificações de motos, vejam o que eu achei de acessórios e equipamentos para ela em RallyRaid, onde você basicamente transforma ela em uma KTM, kkkkk.

Resumindo… estou na dúvida se gostaria mais dela ou da 650 Neo. A Neo é mais avançada de tudo, tem um motor gostosão, controle de tração, é pequena no transito. Mas a CB500X é mais confortável, bebe muito menos, esquenta nada. Droga, é para ter as duas. E mais algumas. Linda moto, devolvi triste também. A Honda podia nos dar estas motos!!! kkkkkkk.

Obrigado por lerem até aqui. Vamos aguardar a próxima.

Mário Barreto

8 comentários em “Honda CB500X”

  1. Como de costume, leitura leve, agradável e objetiva. Faz falta uma opinião sincera dessas no meio motociclístico. Hoje em dia, quase todo material que se encontra parece saído de um release do fabricante.
    Parabéns, Mario!

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