Showzaço a Sprint de Valência!

Que show a corrida de hoje em Valência. A tensão no ar, a transmissão com o tema do MotoGP, que é lindo, a todo vapor e a inesperada e muito bem vinda transmissão apenas com os comentários do Fausto e do Hamilton. Mas que beleza é poder contar com a ausência do velho!!!!

O circuito é lindo. O Qatar semana passada foi demais, o de hoje é diferente, mas lindo também, todo verdinho, bem cuidado, com a torre com a imagem do The Doctor, um primor. Sem nenhuma favelinha do lado, as imagens aéreas parecem computação gráfica. Nós aqui no Rio fazíamos o nosso máximo, o circuito Nelson Piquet em Jacarepaguá ficava bonitinho, mas não chegava aos joelhos do que vimos hoje. A imensa galera na entrega das medalhas estava linda.

A organizadora e produtora do campeonato é a empresa espanhola Dorna, o motociclismo por lá é fortíssimo, é natural esta diferença toda.

Hoje a corrida foi show! Jorge Martin arriscou vindo com pneus macio-médio, botou prá frente onde só a vitória interessava. E não foi mole não, Viñales começou muito bem, Binder foi bem a corrida inteira e ainda teve que enfrentar Marc Marquez, que deixou um borrachão no seu ombro, no momento mais radical da prova. Não há dúvida de que Martinator é mais guerreiro e corajoso do que Pecco Bagnaia. Seu estilo na pista é peitudo, ele, sem nunca ser desleal, divide com decisão suas ultrapassagens e depois tem a competência de se manter na frente. Hoje largou bem, disputou posições ali no início até se posicionar para lançar o ataque para a ponta. Passou Bagnaia, passou Marc Marquez, passou Binder e passou Viñales. Não herdou nenhuma posição, batalhou por cada uma delas. Corridasso do Martinator que no final ficou fazendo um sinal que eu poderia interpretar como “eu tenho culhões”!!! kkkkkkk

Brad Binder também fez ótima corrida, só não deu para segurar o Jorge Martin, mas foi ali pertinho até o fim.

Marc Marquez é um piloto fora da curva, a Honda vai sentir MUITO a sua falta. Trocar MM por Luca Marini é até um pecado. Vimos hoje novamente seu talento em ação, carregando a sua RC213V até o terceiro lugar, com direito a disputar curva com Martinator na maior pressão. Nem sei dizer se ele forçou demais, ou se o Jorge Martin fechou na moral… só sei que se esfregaram ali, no momento mais tenso da prova e nenhum dos dois ameaçou cair!!! Martin não deixou passar, saiu com o macacão emborrachado e dali partiu para o ataque final para alcançar a ponta. A segunda Honda foi Nakagami láaaaa depois de décimo quinto e a terceira Rins, ainda bichado, em último. É de matar.

Maverick Viñales também fez boa prova, apesar de chegar em quarto. Enquanto teve moto brigou bonito, deu X, dificultou as coisas, mas no final seu equipamento pareceu-me um tico deteriorado e faltou-lhe também a motivação que teve Martin, e Marquez.

Somente em quinto chegou Pecco Bagnaia, em uma cortesia de Diggia. Sei não… os Deuses das corridas detestam estes compadrios e costumam castigar os pilotos que aliviam a barra dos outros. Vou perdoar porque Diggia no momento está batalhando uma moto para ficar em 2024 e a Ducati Corse está ajudando muito ele, inclusive prometendo wild cards se ele não se acertar com a VR46. Em certo momento pareceu-me até que a Ducati daria uma moto para ele no treino de terça feira, onde ele apareceria de vermelho, como um quarto piloto da equipe, depois de Pecco, Enea e Pirro. Melhor do que nada e uma incrível demonstração de apoio. Ciabatti, Tardozzi, Domenicali, o trio sinistro, apareceram com o semblante preocupado no final da prova, não tivemos sorrisos desta vez. Que abram o olho!!!

Pecco Bagnaia novamente andou como Pecco, um piloto de GP que só anda quando a moto está perfeita. Parece-me que Pecco não tem a garra e a coragem dos outros pilotos, e em troca, tem a calma, paciência e a precisão quando a moto aparece boa na sua mão. Não é à toa que ainda lidera o campeonato, é um estilo diferente, mas que funciona muito bem. Ele sempre confia em que a equipe lhe dará uma moto melhor no domingo, o que de fato, tem acontecido. Hoje deu sorte, se Quartararo completa a ultrapassagem em que caiu tentando… perderia mais pontos.

A diferença caiu, se Martin ganhar, Pecco tem que chegar de quinto prá cima, não é tão impossível assim, é uma chegada duríssima, se você contar que temos Binder, Viñales e Marc Marquez na pista. As outras Ducati todas irão aliviar para ele, foi o que vimos hoje. Mas o que parece que vai acontecer é a sua GP24 alinhar amanhã melhor, Martin vencer e ele chegar em segundo com tranquilidade relativa, pois terá que se impor pelo menos ao Binder. Ou Diggia vai para a frente escudar, aliviar no final e garantir sua moto para 2024… muita coisa pode acontecer e, não podemos esquecer, motos caem… Valentino Rossi caiu na final e Nick Hayden foi campeão, isso pode acontecer. Hoje, mesmo, Martinator podia ter caído no toque com MM.

Amanhã vai ser um corridasso novamente. Tenso. A Dorna fez um ótimo trabalho este ano. Teremos emoção até a última etapa. Acabei me acostumando com as Sprints, elas já não me incomodam mais, mesmo dobrando o meu trabalho, tenho que escrever duas resenhas, onde eu escrevia apenas uma.

Eu torço para Martinator, Marc Marquez e que o velho não apareça para a transmissão de amanhã. Amém!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.