Pois é, conforme previ no comentário de ontem, a Ducati Corse acertou ainda mais a sua Desmosedici GP23 e não teve prá ninguém. A única graça possível seria uma má largada do Pecco Bagnaia, mas ele é bom largador, a Ducati tem um excelente sistema de largada eletrônico e também mecânico (o seu pioneiro abaixador de frente), e Zing!!! Da pole position para a primeira posição na primeira curva e por lá ficou até o final da prova. Fazendo a melhor volta no processo.
Um passeio dominical ensolarado nas montanhas da Estíria, como fazíamos antigamente no ForzaRio nas montanhas do Rio de Janeiro. Vitória tranquila e quase sem suar. Não sabe onde é a Estíria? Vá estudar história e geografia! kkkkk.
Digo quase porque nas primeiras voltas o Brad Binder tentou dar um calorzinho mas logo desistiu. Viu que teria que rebolar muito e com quase nenhuma chance de sucesso. Brad e sua KTM também fizeram um bonito passeio dominical, sem apertar mas também sem serem apertados por ninguém.
Dali prá trás a corrida teve mais graça. Maverick Viñales emplacou mais uma largada de marcha ré, Jack Miller levou trocentas ultrapassagens e Alex Marquez vinha fazendo uma excelente corrida, ficando em terceiro um tempão. No terço final levou uma pressão do Bezzecchi, segurou no braço o que deu, mas a VR46 do Bez, mesmo sendo igual a sua, uma GP22, estava bem mais rápida. A do Marini também. Finalmente foi ultrapassado pelos dois, mas todos fizeram bonito.
Hoje o Rossi não foi pé frio como ontem.
As Aprilias fracassaram, com o Miguelito inclusive abandonando a prova por problema não identificado. As Pramac também se apresentaram foscas.
Hoje o Pol cansou, mas é incrível ver Quartararo, Marc Marquez, Joan Mir, Bastianini, Zarco, Morbidelli, Aleix Espargaró fazendo papéis de coadjuvantes, com o diretor de TV tendo que se esforçar para mostrar eles andando lá atrás. As Yamahas até que andaram um tiquinho, mas as Hondas… novo mico e Joan Mir levou outro tombo. Tá pior do que o pior que eu poderia imaginar, que seria ser pior do que foi Jorge Lorenzo de Honda Repsol. Para o Lorenzo foi tão ruim que ele se aposentou… dá não.
Gostei da corrida, o circuito é largo, bonito, com pontos de ultrapassagem para corajosos, Ducati e KTM deram um show. Mais a Ducati né? A tendência agora é esta… Pecco mais tranquilo na liderança, a GP23 a cada dia mais curada de todos os seus problemas (?) de infância, com mais dados e disparando na frente.
A KTM e a Aprilia ainda estão desenvolvendo suas motos para este ano, mas Honda e Yamaha, sem nenhuma chance em 2023, estarão muito mais preocupadas agora em ir testando e se acertando para voltar a disputa de 2024 para frente. Ambas tem problemas na moto, nos pilotos e nas equipes. A Yamaha precisa conseguir uma equipe satélite e bons pilotos. A Honda tem que lidar com o MM que revelou-se fã de KTM e precisa achar pilotos também. Ambas tem que apresentar motos novas… uma RC214V e uma M1-2, ou N1, já que o N vem depois do M.
Como última nota, a Monster Energy que patrocina a Ducati, ganhou no Red Bull Ring da KTM, que é patrocinada pela Red Bull. Que chato!!!!