O Dakar!

Meus amigos, eu ando meio afastado das notícias do Rally Paris Dakar, que hoje não parte mais de Paris, e nem vai mais para o Dakar! O desde ano, por exemplo, está rolando na Arábia Saudita.

Mas nos meus tempos de garoto, da grande Revista Motoshow,  eu seguia o rally dia a dia, torcia mesmo, é o maior barato.

O Dakar de hoje ainda é um show de competição, nas não é mais tocado pela família de Thierry Sabine. O Dakar nasceu na cabeça de Thierry, em 1977, e iniciou-se a saga em 1979, com Cyril Neveu vencendo nas motos logo dois anos seguidos, de Yamaha XT500. Ele acabou vencendo 5x o rally. Como esquecer de Auriol, vencendo de BMW, de Edi Orioli vencendo de Cagiva…, de Gaston Rahier, de Peterhensel que venceu 6x de moto e 7 de carro. Eram coberturas incríveis em reportagens sensacionais de Gabriel Hochet e Marc Petrier.

Olivier Collomp no Dakar de 1989

Nosso amigo João Mendes participou de alguns, de carro e tem também aventuras para contar.

Na foto Luiz Azevedo e João Mendes, quando ainda partia de Paris!

Thierry Sabine morreu durante o seu rally, em um acidente de   helicóptero, bem como muitos outros. No geral, 71 pessoas morreram durante todos estes “Dakares”, sendo que 29 foram competidores, como o bi-campeão Fabrizio Meoni (2001-2002). Bem recentemente, em 2020, morreu o grande piloto português Paulo Gonçalves, vice-campeão do Dakar em 2015.

Não é brincadeira não, é uma competição duríssima e que rende imagens sensacionais nas motos, carros, caminhões e quadriciclos.

Confiram aqui como está indo o Rally de 2021, onde a Honda CRF450 defende seu título após 18 (DEZOITO) anos de domínio da KTM.

Eu poderia escrever uma bíblia sobre este assunto, mas estou com preguiça. Vejam como está indo o Rally.

É pau puro!!!!

Este é o mapa do primeirão!

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.