Moto antiga, prazer dobrado!

Meus camaradas,

Nas acaloradas discussões sobre o episódio das finais do MotoGP teve de tudo. Nem vale a pena listar. Não que eu recuse debates, até prefiro, e estou sempre pronto para rever meus pensamentos, mas como escrevo bastante e procuro dar exemplos e embasar meus pontos de vista, não mudo de opinião com facilidade. Preciso que a outra opinião se dê ao mesmo trabalho, buscando fundamentação e dados onde possa se apoiar. Sem isso, é impossível debater com qualidade, vira barraco.

Em uma das mensagens foi curioso perceber como há uma incompreensão sobre a minha curtição em andar com a minha Agrale. Eu me amarro em andar com ela, é um prazer incrível e a maior diversão usar cotidianamente uma moto de 1989, mesmo tendo várias opções disponíveis na garagem. Estive decupando os motivos e eles são muitos!!!

1 – É o maior barato vc andar um um veículo do qual vc conhece todos os parafusos, onde vc sabe a posição e como estão atuando todos os acessórios e sistemas, pois já desmontou pelo menos uma vez na vida tudo na motoca.

2 – É leve. Você vai progredindo na vida motociclistica sempre com motos maiores e mais pesadas. Como é bom voltar e usar uma moto de menos de 100 quilos.

3 – Não esquenta. A mesma coisa que o peso. Com o aumento das motos, aumenta também, e muito, o calor. Potência = calor. A Agrale tem o motor tão pequeno que vc não sente nenhum calor vindo da moto.

4 – Ninguém rouba!! Você pode largar em qualquer lugar e o risco de roubo é mínimo, os ladrões nem conhecem a moto.

5 – Os motociclistas mais antigos puxam muito papo! É bacana vc usar uma moto rara. Passam-se anos sem se ver outra Agrale na rua. Já tem mais de 3 anos que não encontro outra. A última foi na Autokraft, com um dono de BMW que também usa sua Agrale.

6 – As monobras de pilotagem de moto 2T são muito mais divertidas!!! As limpadinhas de carburação, as queimadinhas de embreagem… o motorzinho gritando, qualquer rolé é um alegria. É muito mais difícil e perigoso, por exemplo, alegrar uma Tenere 660.

7 – Dispensar Motoboy’s. A Elefantre teria teóricos 30cv’s, para comparar, a Honda XRE 300 tem apenas 26. Tudo bem que a velhinha não bota mais os 30, mas bota o suficiente para dar uma canseira em qualquer moto 4T de até 400cc. Se o “adversário” vacila, leva fumaça na cara.

8 – Não paga mais IPVA. No Rio de Janeiro, após 15 anos, a motoca fica isenta.

9 – Leve, barata, indestrutível, não chama a atenção, bem suspensa. Perfeita para jogar nos buracos da cidade.

E a Agrale tem um boa história. Ela, por incrível que pareça, é prima das Harley Davidson Motovi.

No final dos anos 60 a HD, assustada com as vendas das pequenas japonesas 2T resolveu comprar a italiana Aermacchi, que fabricava pequenas motos de 2T. Apesar de ter sido campeã mundial de 250 2T com o Walter Villa pilotando uma Aermacchi/HD, estas motos 2T não tinham nada a ver com a Harley, que acabou vendendo tudo para a então iniciante CAGIVA. O Castiglioni pai fabricava calçados e bolsas, ficou milionário, mas seus filhos gostavam de motos. Então criaram a Cagiva, CAstiglioni GIancarlo de VArese. As primeiras Cagiva’s eram as mesmas Motovi’s que venderam aqui. Depois elas evoluiram e chegaram até a Elefantre/Aletta Oro. A Agrale usou esta tecnologia e fabricou estas motos em Manaus. Não são muito bem fabricadas, mas depois de tantos anos e consertos, a minha não quebra mais a toa, só por desgaste.

Adoro andar com elas fumaçando por aí e não acho maluquice deixar a Ducati ou Aprilia em casa para andar com ela. Cansa muito menos e tem um prazer todo especial.

Abraços

Mario Barreto

Mario Agrale Alto da Boa Vista
Foto de Cabelinho

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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