Meus camaradas,
Nas acaloradas discussões sobre o episódio das finais do MotoGP teve de tudo. Nem vale a pena listar. Não que eu recuse debates, até prefiro, e estou sempre pronto para rever meus pensamentos, mas como escrevo bastante e procuro dar exemplos e embasar meus pontos de vista, não mudo de opinião com facilidade. Preciso que a outra opinião se dê ao mesmo trabalho, buscando fundamentação e dados onde possa se apoiar. Sem isso, é impossível debater com qualidade, vira barraco.
Em uma das mensagens foi curioso perceber como há uma incompreensão sobre a minha curtição em andar com a minha Agrale. Eu me amarro em andar com ela, é um prazer incrível e a maior diversão usar cotidianamente uma moto de 1989, mesmo tendo várias opções disponíveis na garagem. Estive decupando os motivos e eles são muitos!!!
1 – É o maior barato vc andar um um veículo do qual vc conhece todos os parafusos, onde vc sabe a posição e como estão atuando todos os acessórios e sistemas, pois já desmontou pelo menos uma vez na vida tudo na motoca.
2 – É leve. Você vai progredindo na vida motociclistica sempre com motos maiores e mais pesadas. Como é bom voltar e usar uma moto de menos de 100 quilos.
3 – Não esquenta. A mesma coisa que o peso. Com o aumento das motos, aumenta também, e muito, o calor. Potência = calor. A Agrale tem o motor tão pequeno que vc não sente nenhum calor vindo da moto.
4 – Ninguém rouba!! Você pode largar em qualquer lugar e o risco de roubo é mínimo, os ladrões nem conhecem a moto.
5 – Os motociclistas mais antigos puxam muito papo! É bacana vc usar uma moto rara. Passam-se anos sem se ver outra Agrale na rua. Já tem mais de 3 anos que não encontro outra. A última foi na Autokraft, com um dono de BMW que também usa sua Agrale.
6 – As monobras de pilotagem de moto 2T são muito mais divertidas!!! As limpadinhas de carburação, as queimadinhas de embreagem… o motorzinho gritando, qualquer rolé é um alegria. É muito mais difícil e perigoso, por exemplo, alegrar uma Tenere 660.
7 – Dispensar Motoboy’s. A Elefantre teria teóricos 30cv’s, para comparar, a Honda XRE 300 tem apenas 26. Tudo bem que a velhinha não bota mais os 30, mas bota o suficiente para dar uma canseira em qualquer moto 4T de até 400cc. Se o “adversário” vacila, leva fumaça na cara.
8 – Não paga mais IPVA. No Rio de Janeiro, após 15 anos, a motoca fica isenta.
9 – Leve, barata, indestrutível, não chama a atenção, bem suspensa. Perfeita para jogar nos buracos da cidade.
E a Agrale tem um boa história. Ela, por incrível que pareça, é prima das Harley Davidson Motovi.
No final dos anos 60 a HD, assustada com as vendas das pequenas japonesas 2T resolveu comprar a italiana Aermacchi, que fabricava pequenas motos de 2T. Apesar de ter sido campeã mundial de 250 2T com o Walter Villa pilotando uma Aermacchi/HD, estas motos 2T não tinham nada a ver com a Harley, que acabou vendendo tudo para a então iniciante CAGIVA. O Castiglioni pai fabricava calçados e bolsas, ficou milionário, mas seus filhos gostavam de motos. Então criaram a Cagiva, CAstiglioni GIancarlo de VArese. As primeiras Cagiva’s eram as mesmas Motovi’s que venderam aqui. Depois elas evoluiram e chegaram até a Elefantre/Aletta Oro. A Agrale usou esta tecnologia e fabricou estas motos em Manaus. Não são muito bem fabricadas, mas depois de tantos anos e consertos, a minha não quebra mais a toa, só por desgaste.
Adoro andar com elas fumaçando por aí e não acho maluquice deixar a Ducati ou Aprilia em casa para andar com ela. Cansa muito menos e tem um prazer todo especial.
Abraços
Mario Barreto