E o campeonato voltou em uma das minhas pistas favoritas. Volta e meia se discute a possibilidade de acabar com Silverstone, ecochatos à frente disso, mas este ano inauguraram um novo paddock , o que causou a mudança do ponto de largada para a Hamilton Straight (reta do Hamilton), o que criou uma dificuldade a mais para os pilotos, pois a 3a e a 4a curvas (Village e Loop) são das mais apertadas do circuito (na Moto2 vários ficaram de fora ali na primeira volta). De qualquer maneira, é otimo ver essas motos correndo em uma pista larga, com várias opções de traçado e diversos pontos de ultrapassagem.
A Sprint de sábado, com pista molhada, foi desmoralizante para a engenharia japonesa. Morbidelli em 15° foi a primeira moto nipônica, com Marc Marquez(18°) e Quartararo(21°) a 29s e mais de 30s, respectivamente, do vencedor. Em 10 voltas!!! Outro que teve atuação decepcionante foi o Bagnaia, que largou em 4° e chegou em 14°. Não houve uma explicação clara sobre o quê aconteceu, mas, segundo ele, na volta de warmup ele percebeu que havia algo errado com o feeling da frente da moto. Foi bom pro campeonato.
Alex Marquez finalmente mostrou o seu potencial e levou a medalha de ouro para a Gresini. O Marquez caçula tem um desafio difícil, que é brilhar em um esporte onde o irmão mais velho conquistou 8 títulos em 11 anos, mas ele tem talento: é bicampeão, o quê o coloca em um grupo seleto. No campeonato atual, apenas Bagnaia, Mir e Zarco foram campeões duas vezes, e muita gente boa nunca conseguiu um título.
Bezzechi valorizou a vitória do Alex, colocando pressão até o fim. Viñales fez uma ótima corrida e levou a medalha de bronze. Zarco era o mais rápido na pista nas últimas voltas e fez um bom 4° lugar, mas continua demorando a pegar o ritmo. Aleix Espargaro fez um bom quinto e um apagado Jorge Martin chegou em sexto. As 3 KTM fecharam os pontos, com Augusto Fernandez à frente do Binder, o que complica a situação do Pit Beirer, que tem 5 bundas para 4 assentos.
Na seção fofocas de paddock, a KTM continua tentando convencer a Dorna para colocar uma equipe Husqvarna no lugar da Suzuki. Diferentemente da Ducati. que reiterou que só terá 4 motos GP24 ano que vem, a KTM promete ter motos iguais. Dizem que Honda e Yamaha estão fazendo grande oposição à ideia. Veremos.
Ainda nos boatos, Ciabatti afirmou que está tentando colocar o Morbidelli em uma Ducati. Bez iria para a Pramac, Franco para a VR46 e Zarco… poderia ir para a LCR no lugar do Rins. Lucio Cecchinello disse em entrevista que a Honda precisa de um piloto experiente para ajudar a desenvolver a moto. O francês já correu com eles, substituindo o Nakagami. Pode acontecer. Em falando no japonês, que é bancado pela Honda Asia, houve uma surpresa neste fds quando o Ai Ogura declarou que quer ficar mais um ano na Moto2, para tentar ser campeão. Ogura perdeu algumas provas do inicio do campeonato porque teve uma fratura no pulso e só agora está recuperando a forma física e técnica. O fato da RC213V estar uma bomba também deve ter desestimulado o Ogura a subir de categoria.
No domingo, com um clima melhor, mas britânico, Bagnaia tratou de pegar a ponta tão rápido quanto possível para tentar abrir. E teve algum sucesso, ajudado pela queda do Bez. Alex Marquez teve um problema no câmbio e abandonou. Martin também estava bem para trás. Podia ter sido um passeio de domingo para o campeão, mas começou a chover em algumas partes do circuito e nesses momentos quem vai à frente tem todas as desvantagens. Viñales, Aleix e Binder começaram a chegar, assim como o Miguel, que andava 1s3 mais rápido do que os outros. O português chegou a ficar em 3°, com uma bela dupla ultrapassagem em Viñales e Binder, mas perdeu fôlego no final, sendo ultrapassado pelo sulafricano. Aleix cozinhou o Bagnaia até a última volta quando deu o bote perfeito e conseguiu sua segunda vitória no MotoGP. Muito merecida! A Aprilia botou 3 motos no Top5, com a 4a moto em 10°. Parabéns para a fábrica de Noale!
Martin repetiu o xoxo 6°, pouco para quem quer brigar pelo campeonato. Morbidelli e Quartararo salvaram 3 pontinhos pra Yamaha, em 14° e 15°. A Honda zerou de novo…
Falando rapidamente das outras categorias: Pedro Acosta ultrapassou Arbolino no campeonato, porque o italiano não teve rendimento e chegou em 10°, com o espanhol em 3°. Canet conseguiu seu 11° segundo lugar na categoria e o jovem (18 anos) Aldeguer levou a Boscoscuro ao alto do pódio, comemorando muito sua primeira vitória. A Moto3 foi aquela adrenalina de sempre, com 5 trocas de liderança a cada volta. Diogo Moreira correu bem e estava na briga do pódio até dar uma vacilada na penúltima volta. Ainda assim cruzou em 6°, a menos de 8 décimos do líder (mas foi demovido para 7° por ter pisado no verde na última curva). David Alonso conseguiu a primeira vitória de um colombiano nos campeonatos. Parabéns pra ele. A vez do Moreira está próxima.
Na MotoE um bom fim de semana do Granado, com a pole, um terceiro e um segundo lugares. O campeonato já foi, mas estar na frente é importante para tentar um lugar em um campeonato melhor. Há 2 anos Aldeguer corria de MotoE…
Daqui a duas semanas, Áustria. É um lugar onde a KTM faz anúncios importantes e eu torço muito para que tenhamos mais duas notos na pista em 2024.
Até lá