Cal Crutchlow!!! Quem diria!?

Estas corridas na chuva tem sido sensacionais em emoção! Especialmente porque elas tem tido a característica de ir secando durante a prova, o que faz a prova ficar imprevisível. Quer dizer, mais ou menos imprevisível, pois podemos prever algumas coisas. Podemos prever que o Lorenzo vai chegar “depois do Vasco” como dizem alguns amigos, que as Ducati’s vão andar bem, E QUE O CAL CRUTCHLOW vai cair, hahaha.

Hoje não foi bem assim. Lorenzo chegou depois do Vasco, as Ducati’s andaram bem mas o Cal meus camaradas, ganhou na moral, fazendo uma corrida de recuperação linda. Apostou na escolha dos pneus mais duros e do meio para a frente da prova, quando começou o esfarelamento dos pneus dos outros, foi passando impiedosamente um por um, até sumir na ponta. Andou forte, aparentemente muito confortável com a moto e finalmente, após passar por Yamaha e Ducati, teve sua merecida vitória, pois ele tenta com força e destrói muitas motos pelo caminho. É o que ele disse, depois do Marquez, ele tem sido o mais rápido com as RCV HRC e era uma injustiça o Jack Miller ter ganho uma prova antes dele. Depois do segundo lugar na Alemanha, chega a agora a vitória que o coloca no seletíssimo clube de “proved race winners”. Sempre gostei muito dele, mesmo na Ducati. Cara de meio maluco, peitudo, vai em todas sem medo de cair e sem derrubar ninguém, o que não é o caso do Iannone. E as equipes devem ver valor nesta velocidade, porque mesmo dando tanto prejuízo, ele tem achado um banco para sentar.

Se algo de muito grave não acontecer, este campeonato é do Marc Marquez e da Honda, que tem mostrado uma competência, profissionalismo e maturidade dignos do HRC. A Honda não é a moto mais rápida na pista, mas o Marc é o melhor piloto este ano, carregando a moto nas costas. E rindo, e cumprimentando o Rossi no Parc Fermé, feliz da vida com um terceiro lugar. Vejam bem, a RCV não é uma moto ruim, mas neste nível de MotoGP qualquer coisinha deixa a moto em desvantagem. Para este ano a Honda vem arrastando correntes do projeto passado e dizem ela tem deficiências na aceleração. Ou empina ou canta pneu na aceleração forte. Na chuva, com mapas de injeção mais tranquilos, isso não é problema.

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Foto do Crash.net

As Ducati’s andam bem na chuva justamente pela qualidade de sua tração. O sistema desmodrômico, o projeto e a maestria no uso das ECU Magnetti Marelli fazem com que ela tenha a melhor “tractability”. Como a Desmosedici GP tem também uma potência excelente, com a moto em pé o piloto afunda a mão e ninguém abusa nas curvas para desafiar isso. Tivesse continuado a chuva as Ducati’s iriam fazer fila na ponta. Este pneu de chuva da Michelin deve ser muito bom, pois ninguém caiu, nem o Cal. Dovi, assim como o nosso Alexandre Barros, acumula duas qualidades importantes, que são serem ótimos na chuva e ótimos freadores. A aposta seria nele, pois o Iannone é afobado. Porém o Iannone está em ótima fase e isso não está fazendo bem para a cabeça do Dovi, estou sentindo ele abatido psicológicamente e hoje quando a Ducati mandou ele andar em último ele resistiu, desanimadasso. No final da prova os pneus da Ducati esfarelaram. Dou meus parabéns para a Avintia Ducati, que colocou Baz e Barbera em ótimas posições.

Os pilotos menos cotados se apresentam bem nestas provas difíceis por vários motivos. Primeiro a chuva nivela por baixo os tempos e as motos. Segundo eles tem menos a perder, podem ser mais corajosos pois sabem que é a hora de aparecer. E terceiro porque suas motos são menos evoluídas e mesmo no seco, elas já sacodem e escorregam mais, estão mais acostumados a andar com motos imperfeitas.

Na Yamaha o Rossi fez uma corrida excepcional, e só não ganhou porque apostou menos do que o Cal Crutchlow, que usou os dois pneus duros, Rossi só o um. E com este resultado passou o Lorenzo na classificação. Era o que faltava na tampa do caixão do Lorenzo para 2016. Já assinado com a Ducati, a tendência é a de que todos os esforços do time se concentrem no Rossi. Tem todos os motivos, só faltava este. Como este ano está praticamente perdido para o Marc, todos os desenvolvimentos serão feitos para 2017 onde Rossi irá carregar o ataque. Não vão passar segredos e avanços para o Lorenzo levar para a Ducati e se continua assim a situação do Lorenzo vai degradar na equipe até o fim do ano. Rossi sabe usar isso muito bem. Veremos muito o Lorenzo com cara de chateado daqui para o fim do ano, e hoje também resistiu quando a equipe o mandou voltar em último para a pista.

Então foi isso, uma vitória de equipe privada, o que é legal, uma merecida vitória do Cal, que até demorou para chegar. Rossi feliz, Marc feliz, todo mundo rindo (menos Dovi e Lorenzo), nenhum acidente. Show de corrida.

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Foto do Crash.net

Mário Barreto

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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