Que beleza, a amada Aprilia fez um histórico primeiro e segundo na Espanha, depois de fazer um primeiro e terceiro ontem na sprint race. E três pilotos espanhóis nos três primeiros lugares do pódium.
Hoje tivemos o susto do tombo do Pecco Bagnaia na primeira volta, um highside clássico que jogou ele muito alto. Pecco bateu com muita força no chão mas o pior foi que depois o Brad Binder atropelou suas pernas. A transmissão do MotoGP não gosta de ficar mostrando detalhes de acidentes, mostrou o mínimo possível e ficamos todos apreensivos com o estado de saúde do piloto.
Antes, e um pouco mais atrás, Enea Bastianini veio como um louco por dentro e ao chegar na curva perdeu-se, bateu no Zarco, que bateu no Alex Marquez que derrubou o Bezzecchi. Em um só acidente ele levou metade da frota de Ducatis da pista. Felizmente todos voltaram bem, MENOS o Enea, que quebrou osso no tornozelo e na mão, e não voltou. Vai operar os dois nos próximos dias… Que azar esta levando o Bastianini nesta seu temporada na Ducati Corse. Provavelmente não corre a próxima, que já é semana que vem.
O mesmo deve valer para o Pecco Bagnaia, que foi para o hospital fazer mais scans para descobrir a verdadeira extensão dos seus estragos. Não quebrou nada, tá no maior lucro, podia ter morrido.
Bandeira vermelha e na relargada vimos novamente o Martinator largar como uma flecha, foi para a ponta mas por pouco tempo, Maverick Viñales conseguiu largar bem novamente e rapidamente passou o Jorge Martin. Martin é o segundo no campeonato e o maior interessado em aproveitar a ausência do campeão. Mas não segurou, Aleix Espargaró veio quente e passou por ele também. Miguel Oliveira até que fez uma graça e nos fez sonhar com um pódium só de Aprilias, mas não deu prá ele, que acabou chegando em quinto, pois no finalzinho foi ultrapassado também pelo Zarco.
Aleix teve que sofrer para passar o companheiro Viñales, que estava muito rápido também. Mas veio e espremeu na moral. Na Aprilia, ele é o capitão.
Mais para trás vimos bons pegas com Quartararo chegando em um surpreendente sétimo lugar, usando a carenagem velha. Marc Marquez também lutou bastante, mas no final foi caindo até chegar em décimo terceiro, a mais de 20 segundos do vencedor.
Graças a Deus ninguém ficou seriamente machucado, e tudo vai acabar bem. Vamos aguardar as notícias do Pecco e do Bastianini. Martinator descontou alguns pontos, bem como Bez, que chegou em décimo segundo, uma atuação decepcionante.
Foi uma boa corrida, emocionante e deixa claro que é um esporte ainda perigoso, onde tudo pode acontecer. Depois da corrida da Áustria, que o André chamou até de sonífera, tivemos esta, que foi bem animada. E a Aprilia voltando com mais força do que a KTM prá cima da Ducati. É MotoGP, tudo pode acontecer.