SE É PARA POLEMIZAR, VAMOS POLEMIZAR

Esta coluna será bastante pessoal: xingamentos e críticas nos comentários, por favor.

Resumindo: o campeonato acabou. Bagnaia bicampeão. Todo o resto daqui pra frente será encheção de linguiça.

E por quê afirmo com tanta certeza?

1) a Ducati é a melhor moto;
2) Bagnaia está mais seguro do que nunca;
3) o Bastianini, o único que poderia fazer sombra ao Bagnaia, já vai partir de 70+ pontos de desvantagem;
4) a Ducati tem um #1 e já deixou claro para seus clientes: manda quem pode e obedece quem tem juízo.

No mais, o medo que o paddock tem do MM, mesmo pilotando uma moto ridícula para os padrões da Repsol/Honda, é de fazer rir. Até pedido de exclusão do campeonato já rolou de domingo pra cá (4a).

A Dorna adora e fomenta essa polêmica, para desviar a atenção das grandes cagadas que ela vem fazendo em 2023.

Uma delas é programar corridas com 4 horas de diferença de fuso horário e mais de 15h de viagem em semanas consecutivas. É desumano para pilotos e mecânicos, mas a grana fala mais alto.

As Sprint races, por mais que eu tenha gostado da primeira (volto nisso mais adiante), são um óbvio risco à integridade dos pilotos. É pau puro, foi concebida para ser pau puro, e nenhum dos 22 vai aliviar, porque quem ficar pra trás nas primeiras 3 voltas vai gastar energia, equipamento e combustível de bobeira. Vide Quartararo, que saiu zerado ao chegar em 10°.

Por fim, para abraçar a “diversidade” já começaram o ano com uma “apresentação sexy” dos pilotos, totalmente desnecessária, e contrataram umA repórter cuja função é gerar manchetes com perguntas imbecis. Exemplos: no sábado perguntou três vezes seguidas ao Oliveira se não tinha sido muito ruim perder o pódio por um erro na última volta. O portuga já estava p da vida. No domingo perguntou ao Martin se o acidente do Marquez não teria sido proposital porque o Martin deu-lhe uma porrada na 1° volta que até tirou o Formiga do banco. Criadora de picuinhas sem nenhum conhecimento: é a Dorna baixando o nível em busca de audiência.

SPRINT RACE

O feito de sábado foi a pole do Marquez, vindo do Q1. As outras Hondas largaram de 14°, 15° e 16°… até fácil de explicar: está faltando aceleração. Na corrida curta, Ducatis, KTM e até Aprilia passavam de passagem pela Honda na reta. A KTM fez com que eu mordesse a língua porque me parecia a pior moto do grid, mas surpreendeu na corrida. É fato que o Miller adora esse circuito e todo piloto anda um pouco a mais nos circuitos que gosta, mas o australiano chegou a liderar e só não foi ao pódio porque o pneu macio na frente foi uma aposta que deu errado nas últimas 4 voltas. Miguelito também conhece os segredos de Portimão e deixou as Aprilias oficiais para trás. Tinha uma medalha no pescoço mas foi atrapalhado pelo vento (palavras dele) e perdeu 4 posições na última volta. Viñales passou a prova se esfregando no Aleix e chegou na frente do companheiro. Mir atrapalhou a prova do Quartararo e pegou uma volta longa de punição.

(pausa para opinião: punição em prova curta devia ser paga em prova curta. Uma volta longa em 12 dói muito mais do que uma volta longa em 25)

Marini MANDOU BASTIANINI PRO HOSPITAL e a direção da prova achou normalíssimo. São dois pesos e duas medidas que não fazem o menor sentido. Ninguém pediu a exclusão do Marini, ninguém disse que ele é um assassino perigoso que deve ser proibido de andar de moto. Nada. Vida que segue. E o único adversário do Bagnaia vai zerar no mínimo em 4 disputas. Não ficou esquisito?

Na última volta um erro providencial do Martin entregou de bandeja a vitória pro #1. Incompetência ou bom senso? Seja o que for, virou Copa Ducati, com 3 Aprilias também na disputa. A torcida italiana está rindo à toa.

SUNDAY RACE

É inevitável: a corrida se tornou irrelevante depois da cagada do Marquez. Foi feio de ver, mas percebe-se que algo deu muito errado ali: uma perda total de controle, um erro grosseiro, e nem me pareceu uma tentativa equivocada de ultrapassagem. Na véspera o próprio já tinha dito que estava compensando o tempo perdido nas frenagens. Seja o que quer que tenha sido, não foi intencional. Um bucéfalo escreveu embaixo de um comentário que fiz no YouTube que o MM mirou na perna já contundida do Miguel. Isso é falta de neurônios. Ninguém que está no circo quer cair e zerar quando pode botar 10 pontinhos no bolso. Ninguém quer se machucar e ficar ausente da disputa de 37 pontos de cada nova etapa.

Agora teremos Argentina sem Pol, que se machucou seriamente nos treinos, Bastianini, mandado pro estaleiro pelo inocente e inimputável Marini, Marc e Miguel, vítimas do serial killer 93.

Lembrando que já tivemos o serial killer Zarco e o serial killer Nakagami e alguns pilotos aproveitam para aparecer e jogar lenha na fogueira. O Aleix Espargaró, por exemplo, que levou pau do Viñales nas duas corridas e foi filmado dando chilique no box da Aprilia, pedia uma suspensão de 3 corridas pro MM. Até o Bezzecchi acusa-lo de te-lo posto pra fora da pista na Sprint race. Todo mundo é santo até que não é.

A punição foi dada e me parecia justa, embora meio confusa. Duas voltas longas na corrida principal? Na Sprint? O fato é que era no GP da Argentina e, com esta informação, a Honda optou por operar o piloto e ele não correr. Quer punição pior? Zero pontos em 37 possíveis. Aí a FIM mudou a punição para “a próxima prova que ele participar”. Isso me lembra a final da Fórmula 1 de 2021. O diretor de prova disse que os retardatários não poderiam recuperar a volta de atraso. A Mercedes tomou a decisão de não trocar os pneus do Hamilton. Aí o diretor mudou de ideia. Acho que a Honda tem razão no seu protesto. Ou leva o MM, ele se classifica em último. Larga lá atrás, dá as duas voltas longas e encosta no box. O que o paddock tem é medo do quê o MM pode fazer no Texas. Mesmo com uma moto ruim. Mesmo chegando lá entre 60 e 67 pontos atrás do Bagnaia.

Podem me xingar à vontade: se não puniram o Marini não têm moral pra punir ninguém.

A corrida principal foi boa porque o Viñales exigiu que o Bagnaia se mantivesse concentrado por toda a prova. Bezzecchi também teve bom ritmo, assim como o Alex, que segurou o 4° lugar até a última curva, mas acabou chegando atrás do Zarco, que continua largando muito mal. De qualquer maneira, Zarco bateu o Marquez caçula nas duas corridas, chegando em 8° no sábado. Estava visivelmente gripado e isso deu uma prejudicada, mas tem potencial pra fazer melhor. O Alex foi bem de Ducati. Quando pegar as manhas da moto pode até beliscar um pódio.

As KTM foram muito bem no domingo. Binder com um tremendo torcicolo conseguiu um bom 6°, à frente do Miller que precisa melhorar o consumo de pneus.

Quartararo conseguiu um 8° a 8.5s do líder e a meio segundo de um quarto lugar. É um excelente piloto com uma moto que não suporta andar em grupo. Morbidelli chegou 19s atrás dele(!) e foi o 14° e último colocado. ENTENDAM: não houve 15° (e só 18 largarão na Argentina).

Rins, Mir e Nakagami chegaram entre 10° e 12°, e até o rookie Augusto Fernandes conseguiu os primeiros 3 pontos para a GasGas, ao chegar em 13° a 21s723 do Bagnaia. Perdeu menos de 1s por volta o que não está nada mal para sua primeira corrida.

MOTO 2 e MOTO 3

Pedro Acosta, grande favorito para o título, começou bem sua campanha, deixando o eterno segundo colocado Aron Canet para trás em um sprint perfeito nas últimas
4 voltas. Tony Arbolino, por quem torço, chegou em 3°. Aí Ogura não participou da corrida em função de uma queda nos treinos pré-temporada. Guevara, campeão da Moto3, também está machucado. Darryn Binder, na sua estreia no Moto2, vinha bem, na disputa de 5°, mas caiu e chegou em 16°. Dois que também subiram da Moto3, Sérgio Garcia e Dennis Foggia, andaram no meio do pelotão e chegaram em 15° e 18°, respectivamente.

Na Moto3 o nosso Diogo Moreira conseguiu seu primeiro pódio, em 3°, perdendo para Holgado e Muñoz. Curioso foi o australiano Joel Kelso, que chegou em nono, ter dado uma porrada fenomenal na traseira do vencedor da prova depois da bandeirada. Holgado nem caiu da moto, mas o Kelso saiu de maca.

Concluindo: haverá disputa nesses dois campeonatos. O do MotoGP já está sacramentado.

Sábado tem mais.
Até lá.

Pai orgulhoso do João e da Nanda, botafoguense, motociclista e cabalista. 15 anos como CIO e membro do Board de empresas multinacionais, participando no desenho e implantação de processos de logística, marketing, vendas e relacionamento com clientes e canais de vendas, inclusive por dispositivos móveis; Morador em Londres, é Fluente em Inglês e Espanhol, com conhecimentos avançados (leitura) e intermediário de Francês e Italiano; Possui cidadanias brasileira e francesa.

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