E o PAU COMEU na primeira Sprint Race!!!

Amigos, curti muito a corrida Sprint do MotoGP! A pancadaria comeu solta e muitos pilotos caíram.

Primeiro tenho que comentar a Pole Positon que a Formiga Atômica arrancou na raça. Meu Deus do Céu!! Marc Marquez merece cada centavo dos quinze milhões que a Honda paga para ele. Podia ir prá casa e nem correr, pois a próxima Honda, quando ficou prá valer, vai largar de décimo quarto. E ele, da pole position. Se ele alega uma dor de cabeça e nem corre, já tá pago. O Manto Sagrado da Repsol Honda NUNCA deveria ter virado o pano de chão que virou no ano passado. Marc Marquez é o mais talentoso e inteligente piloto no grid, by far. Arrancou a pole em condições difíceis, embutido na rabeta do Bastianini, usando-o como escudo de vento e sem perder tempo com isso. Impressionante.

Daí veio a largada da Sprint Race, quando ele largou bem e segurou a ponta. Martinator veio com tudo, ele é bom nisso, o campeão Bagnaia e em quarto uma largada matadora do Enea Bastianini.

Muito falam que a Ducati Desmosedici GP é uma moto completa e blá blá blá, mas onde ela excede as outras é na aceleração de seu motor. Botou na reta babou para todos os outros, ela acelera mais depressa e antes do meio da reta já botou na frente. Pouco importa se as velocidades finais estão mais próximas, o que conta é que a Ducati atinge esta velocidade muito mais rápido do que as outras motos. Se chegar na reta juntinho, não tem como segurar. E assim fizeram Jorge Martin e Pecco Bagnaia para passar Marc Marquez, botaram do lado e bláu.

Casey Stoner deu uma entrevista dizendo que a Ducati não é uma moto assim tão perfeita e que estão diminuindo a importância do trabalho do campeão Pecco Bagnaia para serem campeões. É típico da Ducati e ele talvez tenha alguma razão.

Hoje, por exemplo, vimos que a KTM do Jack Miller está fazendo mais curvas do que a Ducati, pois ele ultrapassou em linhas que a Ducati não consegue fazer. Miller está sendo uma grata surpresa deste fim de semana, pois andou treinando mal antes e chegou em Portugal com tudo e mais um pouco. Sua KTM está andando muito.

As Aprilias voaram também. Miguel Oliveira é um piloto sensacional, rápido, cerebral, corajoso. Veio com a sua Aprilia “velha” para o pau, enroscado com Miller, passou Marc Marquez de forma muito profissa e corajosa e durante algumas voltas esteve na disputa até para vencer, mas no final da prova alguns erros aconteceram, as Ducatis conseguiram abrir um pouquinho e Marc Marquez conseguiu fazer uma dupla ultrapassagem antológica, recuperando o terceiro lugar, abalando o português que acabou errando e chegando logo atrás das outras duas Aprilias que estavam em duelo de vida e morte entre Aleix Espargaró e Maverick Vinales. Mavecão venceu este duelo, estava mais rápido e limpo na moto, Aleix estava segurando na raça que ele tem de sobra.

Lá na ponta uma pequena deterioração do pneu dianteiro do Martinator permitiu que um cada vez melhor e muito mais confiante Pecco Bagnaia tomasse a ponta e vencesse. Corridasso do Pecco, que está com a cabeça muito boa. Jorge Martin também apresentou-se ótimamente e o incrível Marc Marquez, novamente carregando a RC213V nas costas, completaram o pódium. Mais uma volta as Aprilias passariam ele… uma dica para a corrida normal de amanhã.

A Honda não tem uma moto para MM, ele sobra.

Quartararo foi tocado por Mir, que caiu e teve que fazer corrida de recuperação. A Yamaha M1 não tá com nada, outra moto que é carregada nas costas pelo francês. E Luca Marini tirou Bastianini da prova, e ele sentiu a pancada, vamos ver se consegue estar pronto para correr amanhã. Já não teremos o Pol Espargaró que se machucou nos treinos.

Foi um corridasso, emocionante. Esquentou bem os pilotos e a audiência. O pódium diferenciado ficou legal também, gostei de tudo. É perigoso, pois quem se machuca hoje já não corre amanhã, mas o WSBK tem feito isso tem já alguns anos e tem dado certo. Dará certo no MotoGP também.

Parabéns Pecco Bagnaia, Jorge Martin e Marc Marquez, primeiro pódium da história das Sprints. Parabéns Ducati Corse, Pramac e Repsol Honda.

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 comentários em “E o PAU COMEU na primeira Sprint Race!!!”

  1. Confesso que torci para JM mais ainda não foi dessa vez,mas acho que as PRAMAC irão se dar bem nessa provas curtas.MM é um mostro da Motogp com essa moto que dizem ser uma M….,imagina ele em qualquer Ducati! Pecco correndo como um reloginho perfeito e demonstrando ser o cara no ano a ser batido.

  2. Comentou Joan Mir:

    Largar em 14º é uma loteria, você tem muitos pilotos ao seu redor que estão muito ansiosos para recuperar posições o mais rápido possível. Foi um início de corrida muito agressivo por causa disso, acho que se estivéssemos começando mais alto poderíamos mostrar nosso verdadeiro ritmo. Temos um bom ritmo para a corrida de amanhã, então isso me deixa mais confiante se tudo estiver mais calmo na largada. Também quero pedir desculpas ao Fabio pelo contato.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.