A Rainha Elizabeth era motociclista!

No dia da morte da Rainha da Inglaterra, o meu amigo e leitor Nelson Ricciardi me mandou uma foto dela novinha pilotando uma motocicleta. Achei a foto incrível e fui pesquisar como e em que circunstâncias esta foto foi produzida.

A foto foi feita pelo jornalista e entusiasta de motocicletas Prosper Keating e captura perfeitamente não apenas seu equilíbrio, mas também a sua concentração. Keating ouviu falar das habilidades de motociclismo de Elizabeth e conseguiu as fotos. Ele forneceu os negativos para a rainha, que escreveu de próprio punho, que estava grata pelo fato de poder mostrá-los aos netos.

A moto era uma BSA C10 250cc ou uma Royal Enfield Model WD/D 250cc SV (não pode ser confirmado) e ela estava em treinamento

Conhecida então como Princesa Elizabeth, a Rainha tinha apenas 19 anos quando se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar (ATS) em fevereiro de 1945. Ela treinou como motorista de carros, motos e mecânica. A princesa Elizabeth alcançou o posto de comandante júnior. O Serviço Territorial Auxiliar (ATS) foi o ramo feminino do Exército Britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em 9 de setembro de 1938, inicialmente como um serviço voluntário feminino, e existiu até 1º de fevereiro de 1949, quando foi incorporado ao Women’s Royal Army Corps (WRAC). O WRAC foi o corpo ao qual todas as mulheres do exército britânico pertenciam de 1949 a 1992, exceto oficiais médicos, odontológicos e veterinários e capelães (que pertenciam ao mesmo corpo que os homens).

O ATS teve suas raízes no Corpo de Exército Auxiliar Feminino (WAAC), que foi formado em 1917 como um serviço voluntário. Durante a Primeira Guerra Mundial, seus membros serviram em vários empregos, incluindo balconistas, cozinheiros, telefonistas e garçonetes. A WAAC foi dissolvida após quatro anos em 1921.

Ela não só se tornou a primeira mulher membro da família real a ser um membro ativo em tempo integral dos serviços, mas também a primeira princesa e depois rainha a operar uma motocicleta. Durante seu esquema de treinamento militar ATS (Auxiliary Training Service), ela foi acompanhada por Mary Churchill, filha mais nova de Winston Churchill, que também era membro da ATS.

Além de aprender a operar e pilotar uma motocicleta, as mulheres da ATS aprenderam a manutenção do veículo. Essas senhoras dominavam tarefas como trocar pneus de caminhão, ajustar velas de ignição e muito mais

Hoje, seus netos, o príncipe William e o irmão, o príncipe Harry, andam de moto e são entusiastas há anos.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.