A história começa em 1971. E lá se vão mais de 50 anos.
Estréia hoje a primeira temporada do documentário Lendas do Motocross Brasileiro, produzido por Café Preto Filmes e BRMX, com patrocínio master da Yamaha Motor do Brasil através de Lei de Incentivo. A série terá exibição no Bandsports (e mais tarde em plataformas digitais) com a missão de levar a história do motocross brasileiro para milhares de fãs, mostrando as faces de glória e superação que envolvem desportistas que dedicaram suor e lágrimas e se tornaram lendas perante os olhos dos fãs do esporte.
Perguntei ao João Mendes como foi isso e ele me respondeu:
João Mendes
“O Mau Hass, da BRMX fez contato comigo dizendo que estava produzindo e dirigindo junto com o Sergio Azevedo da Café Preto Produções a série Lendas do Motocross Brasileiro. Conversamos sobre a utilização das imagens do arquivo do meu programa Bike Show, que na primeira fase foi de 1985 a 1989, e que seriam fundamentais para ilustrar uma época áurea do esporte porque mostrava grande competições, os melhores da época, a chegada dos pilotos dos Estados Unidos e o surgimento de novos valores.
Além das imagens eles disseram que queriam gravar um depoimento meu que vivi de perto o motocross desde seu início aqui no Brasil. Estávamos na pandemia e de casa pude levantar o arquivo do Bike Show e enviar para que os produtores pudessem selecionar as imagens e momentos mais importantes. Foi uma pesquisa intensa, o arquivo tem muita coisa, e eles estudaram e escreveram os 7 episódios. Depois disso começaram a captar as entrevistas e depoimentos para depois caírem na edição.
Imagino que o Mau e o Sergio devam ter tido muito trabalho e finalmente a série ficou pronta. Desde a fase do projeto a Yamaha do Brasil patrocinou e o apoio veio do Motostory e da Ancine. Faltava o local para a exibição que foi acertado com o canal Bandsports. São 7 episódios que serão exibidos todas as quartas-feiras, às 22:30h com reapresentação nas quintas e sextas, às 18h. Ainda não vi o resultado pronto mas tenho certeza que vai conseguir mostrar o que foi aquela época maravilhosa com as competições recebendo muitos pilotos, provas transmitidas pela TV e muito público nas arquibancadas. Sem contar o desempenho das estrelas do esporte que são as estrelas da série.
Lamento que Nivanor Bernardi, Ylton “Paraibinha” Veloso Cavalcanti e Luizmar “Chaveta” Muniz não estejam mais entre nós para abrilhantar ainda mais essa produção.”
Que beleza. Sou afortunado o suficiente para ter participado disso tudo de diversas maneiras. Como amigo, como piloto, como profissional de audiovisual. De certa forma, é a minha história também, mesmo que eu não seja protagonista. Meus amigos são.
Não percam!!!!