E o Martinator botou prá quebrar, não dando moleza para o Pecco Bagnaia em Misano. Largando de quarto, bem atrás do pole-position, Jorge Martin largou super bem, passou por todo mundo, assumiu a ponta logo na primeira curva e lá ficou até o final.
Marcou mais pontos do que o bi-campeão e agora abriu 26, nada mal para esta altura do campeonato. A Ducati está em uma situação diferente este ano, pois a Pramac está indo para a Yamaha, Jorge Martin está indo para a Aprilia, não tem como botar “moral” e pedir alguém segurar a onda. Jorge Martin sabe que esta é a sua melhor oportunidade para ser campeão do mundo, pois ano que vem pegará uma Aprilia que não é tão boa e terá que lutar contra Marc Marquez com uma moto melhor, uma tarefa muito mais difícil. Se quiser ser campeão, tem que ser agora. Para a Ducati é ruim, pois ele levará o número 1 com ele para a Aprilia e ainda ficará o gosto ruim de não ter escolhido o campeão. Será que a Ducati prejudicaria a Pramac e Jorge Martin para impedir isso? Acho muito difícil porque muitas pessoas estariam envolvidas e isso seria um escândalo muito ruim para a marca.
A verdade é que Jorge Martin é muito rápido, tem provado isso tem já uns 3 anos e hoje fez de novo, como fez no ano passado nesta mesma pista, passou a régua. Se vencer amanhã de novo, o que parece muito provável, será uma boa lambada no Pecco.
Hoje Pecco não teve conjunto para apertar o Jorge… tentou um pouco, levou uma resposta e teve que sossegar em segundo e perdendo desempenho, no final ficou meio longe da ponta e mais perto do Morbidelli. Morbidelli fez uma ótima corrida, resistiu na última volta ao ataque do Enea Bastianini e assim completou que as 4 primeiras motos na chegada foram as Desmosedici GP24.
A primeira GP23 foi, como sempre, a de Marc Marquez, que sofreu um bocado para passar as 3 KTMs que estavam na sua frente. A KTM acelera muito na saída de curva, e seus pilotos freiam bem, elas são difíceis de ultrapassar.
Fabio Quartararo foi visto novamente fazendo uma boa corrida dentro de suas circunstâncias. Ele e sua Yamaha andam de forma diferente e é sempre digno de nota vê-lo duelando entre os top 10.
Vamos ver amanhã… normalmente a Ducati Corse vira a noites analisando os dados de todas as motos e mete uma mapeamento matador nas suas motos vermelhas. Hoje, tudo depende disso e de uma boa largada.