Yoshimura SERT Motul conquista a glória do título EWC com a vitória do Bol d’Or

Yoshimura SERT Motul conquistou uma vitória dupla no Campeonato Mundial de Endurance da FIM ontem (domingo), saindo na frente de uma disputa épica pelo título EWC ao conquistar vitórias consecutivas no Bol d’Or no Circuito Paul Ricard, onde 71.000 fãs compareceram ao longo dos quatro dias.

O trio de pilotos da equipe com motor Suzuki, Gregg Black, Dan Linfoot e Étienne Masson, teve um desempenho sem erros para garantir a segunda coroa EWC da Yoshimura SERT Motul – a primeira desde 2021 – para acompanhar os 11 títulos conquistados quando a equipe francesa correu sob a bandeira da Suzuki Endurance Racing Team.

Ao terminar em primeiro, a Suzuki agora triunfou na lendária corrida de 24 horas Bol d’Or 20 vezes, com Black e Masson se tornando quatro vezes vencedores do evento de longa data da EWC.

“É claro que quando você se junta a uma equipe como a Yoshimura SERT Motul você espera ter os resultados para lutar pelo campeonato, mas ganhar o campeonato no primeiro ano é um sonho para mim”, disse Linfoot, o único piloto da Yoshimura SERT Motul a ter terminado no pódio em todas as quatro corridas da EWC nesta temporada. “Vencer Le Mans, segundo em Spa, terceiro em Suzuka e finalmente ganhar o Bol d’Or para levar o campeonato é uma experiência incrível. Trabalhar com esta equipe fantástica e meus incríveis companheiros de equipe, toda a equipe, foi um ano fantástico. É um momento incrível.”

Black, que se recuperou de uma lesão para correr no Bol d’Or, disse: “Machucar meu pulso foi um momento muito difícil depois de vencer Le Mans e conseguir um pódio em Spa. A lesão no teste de Suzuka foi uma fratura bastante complicada e me tirou da corrida. Mas Cocoro, Dan e Albert [Arenas] fizeram um ótimo trabalho e conseguiram alguns pontos importantes para o campeonato. Foram dois meses complicados para mim, recuperando a condição do meu pulso e tentando ter força mental e física para voltar à moto. Muita força passa pelo pulso em uma moto, e eu não tinha 100% de certeza se voltaria, mas fiz todos os meus 10 turnos na corrida, tentei manter o ritmo e ser o mais rápido possível.”

A KM 99 com motor Yamaha conquistou seu primeiro pódio no EWC em apenas seu segundo ano no campeonato, com o segundo lugar para Randy de Puniet, Jérémy Guarnoni e Florian Marino para terminar 2024 como a melhor equipe independente do EWC.

“Foi uma corrida muito boa para nós”, disse o ex-piloto de MotoGP de Puniet. “No começo do ano cometemos alguns erros, mas depois de Suzuka não cometemos mais nenhum. Tivemos alguma sorte durante esta corrida, a SERT foi muito rápida, o ritmo foi incrível, a BMW também, mas eles tiveram alguns problemas no final da corrida e é por isso que terminamos em segundo. Para a equipe é um resultado perfeito, para mim também, mesmo que um dia eu queira ganhar uma corrida de resistência.”

A equipe oficial Yamalube YART Yamaha EWC começou a decisão do título Bol d’Or liderando a classificação como uma das quatro equipes na disputa pelo campeonato. Embora tenha completado o pódio da Fórmula EWC em terceiro, falhou em seus esforços para defender o título EWC que conquistou em 2023 após dois pit stops não programados e demorados.

O resultado significou que o piloto da YART Niccolò Canepa, que foi parceiro de Marvin Fritz e Karel Hanika, se aposentará das corridas sem o terceiro título mundial que ele almejava. Mas ele, no entanto, entrará para a história como um dos maiores de todos os tempos do EWC.

Apesar de ter sido retida por problemas técnicos, a National Motos Honda FMA venceu a FIM Endurance World Cup for Teams com os pilotos Guillaume Raymond, Sébastien Suchet e Valentin Suchet. Isso foi depois que a Team 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore levou as honras do Bol d’Or na categoria fornecida pela Dunlop em um ótimo quarto lugar geral com uma escalação composta por Enzo De La Vega, Baptiste Guittet, Maxim Pellizotti e Mathieu Gines, o campeão do EWC de 2014.

“Com certeza não esperávamos, mas tentamos fazer a melhor corrida com todos os meus companheiros de equipe e a equipe”, disse Gines. “Fizemos uma boa corrida com passagens muito constantes. Foi um desempenho muito bom, talvez menos desempenho do que a equipe que liderou a qualificação, mas, no final, essa equipe parou a corrida. Terminamos uma corrida perfeita com uma boa moto.”

O novo vencedor da Copa do Mundo de Endurance da FIM, Valentin Suchet, que perdeu o título nos últimos 20 minutos do Bol d’Or do ano passado devido a um problema técnico, disse: “Honestamente, foi uma corrida muito difícil, especialmente mentalmente. Entramos pensando que seria direto, sem pressão, apenas correr nossa corrida – mas não foi assim que aconteceu. Foi uma montanha-russa emocional. No início, pensamos que era apenas um pequeno problema mecânico. Perdemos uma volta, nada demais, voltamos a andar… depois outro problema, e outro, e outro – depois a corrente, depois o radiador e tudo o que veio com ele. Depois que a corrente quebrou, danifiquei o câmbio, tive que trazê-lo de volta, e isso até bagunçou a pinça do freio. Quando voltei pela terceira vez e saí pela quarta, eu tinha lágrimas sob meu capacete. Estávamos exaustos, completamente drenados, e na minha cabeça, eu achava que tinha acabado. Foi um pesadelo absoluto de corrida, mas no final, fomos recompensados ​​por todo o trabalho duro que fizemos nos últimos dois anos.”

Chromeburner-RAC 41-Honda terminou em segundo para garantir o segundo lugar na tabela de títulos, enquanto a TRT27 AZ Moto levou a bandeira quadriculada em terceiro lugar. O esquadrão campeão de saída Team 33 Louit April Moto ficou em quarto lugar com 3ART Best of Bike em quinto e JMA Racing Action Bike completando os seis primeiros colocados da Superstock.

A BMW Motorrad World Endurance Team começou o Bol d’Or na pole position pelo terceiro ano consecutivo como um dos quatro perseguidores do título geral. Depois de um novo recorde de volta de corrida de Markus Reiterberger – 1m52.517s – ajudou a BMW a assumir a liderança nas primeiras horas da manhã de domingo, um acidente do novato do esquadrão Hannes Soomer colocou Yoshimura SERT Motul novamente à frente. Também deixou o estoniano afastado com uma lesão no ombro e forçou Reiterberger e Illya Mykhalchyk para completar a corrida como dupla, embora substancialmente atrasado devido a problemas mecânicos.
Também houve frustração para a Tati Team Beringer Racing e a F.C.C. TSR Honda France, que não conseguiram ir até o fim devido a falhas no motor, tendo liderado no início da corrida. A Honda Viltaïs Racing estava a caminho de completar o pódio após uma longa batalha com a KM99, mas saiu da disputa com um problema no motor.

A Maco Racing Team, a Wójcik Racing Team e a Mana-au Competition conquistaram os melhores resultados da temporada, em quinto, sexto e sétimo, respectivamente, na Fórmula EWC, mas a Motobox Kremer Racing abandonou.

A Kawasaki Webike Trickstar, que estava no top 10, parou com o motor quebrado após 18h15. Enquanto isso, a ADSS 97 retirou sua Kawasaki devido a um problema de superaquecimento, enquanto a BMRT3D maxxwss Nevers, Honda No Limits, Tati Team Beringer Racing, Team Bolliger Switzerland e Uniserv Moto82 Team abandonaram durante a noite.

Tendo impressionado durante toda a qualificação e também liderado a categoria Superstock nos estágios iniciais, a estreante do EWC Hungarian Endurance Racing Team by Moto-Jungle sofreu o desgosto do Bol d’Or quando uma falha no motor a colocou para fora pouco antes das 17h45. A líder da qualificação Superstock, Tecmas MRP BMW Racing Team e a Team Aviobike by M2 Revo estavam firmemente na batalha dos três primeiros quando tiveram problemas. A Team Étoile estava liderando sua classe quando se aposentou na manhã de domingo.

As equipes Superstock Junior Team Le Mans Sud Suzuki, Slider Endurance, Pitlane Endurance – JP3, Team Players, Team Racing 85 by Soleane terminaram, mas Honda No Limits, Team TCP Racing e Team 202 tiveram menos sorte.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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