YART Yamaha mirando títulos consecutivos no Bol d’Or

A equipe oficial Yamalube YART Yamaha EWC de Niccolò Canepa, Karel Hanika, Marvin Fritz e Robin Mulhauser segue para a final da temporada no Bol d’Or com o objetivo de garantir o Campeonato Mundial de Endurance da FIM consecutivo, com todos os quatro títulos da série ainda em jogo, e o incentivo adicional de ser a corrida final de Canepa em uma carreira ilustre.

Depois de vencer o Campeonato Mundial de Endurance da FIM (EWC) de 2023 de forma dramática no Bol d’Or no ano passado, mostrando sua coragem ao terminar em quarto para garantir a coroa enquanto seus rivais vacilavam, o esquadrão YART chegou ao Circuito Paul Ricard liderando a classificação geral por seis pontos. A YART não só pode ser coroada campeã pelo segundo ano consecutivo, mas ainda há uma possibilidade matemática de a Yamaha vencer todos os quatro títulos na rodada final da temporada.

2024 foi um ano incrível para a YART, com os atuais campeões orgulhosamente correndo a placa #1 em sua R1 calçada pela Bridgestone. Eles garantiram um excelente terceiro lugar em Le Mans antes de vencer as 8 horas de Spa Motos e então produzir seu melhor desempenho no Japão para reivindicar um pódio dos sonhos (2º) em Suzuka.

A equipe austríaca entra no fim de semana de corrida impulsionada por seu desempenho no treino privado de terça-feira. Lá, eles confirmaram sua excelente sensação com a YART R1 e trabalharam para encontrar as combinações de pneus e configuração certas para a corrida, com a equipe feliz com o trabalho feito.

O final da temporada EWC de 2024 tem um significado extra para a equipe YART, pois também será a corrida final da ilustre carreira de Canepa, com o italiano tendo anunciado que se aposentará das corridas após este fim de semana. Portanto, a equipe está ainda mais focada em produzir o melhor resultado possível e sabe que se conseguirem imitar suas performances quase perfeitas em Spa e Suzuka, eles têm uma boa chance de levantar o título.

A YART atualmente tem 116 pontos, liderando seus principais rivais pelo título por seis, mas com 65 pontos em disputa durante a 87ª edição do Bol d’Or, tudo ainda é possível. As ambições pelo título não param por aí, já que a YART também está procurando garantir a dobradinha, com a Yamaha também liderando o Campeonato Mundial de Endurance da FIM para Fabricantes por cinco pontos.

Há também uma chance de glória na Copa do Mundo de Endurance da FIM baseada em superstock, graças à equipe 3ART Best of Bike se os resultados forem favoráveis. Embora estejam 53 pontos atrás dos líderes do campeonato, as equipes nesta classe contam apenas suas três melhores pontuações das quatro corridas, então tudo ainda está em jogo. Além disso, a Yamaha está apenas 34 pontos atrás dos líderes na Copa do Mundo de Endurance da FIM para Fabricantes também.

O esquadrão KM99 baseado na Bélgica tentará terminar sua segunda temporada no EWC em alta. Os pilotos Jérémy Guarnoni, Florian Marino e Randy de Puniet estão atualmente em sexto na classificação do campeonato com 41 pontos e estavam a caminho de um top seis no Bol d’Or do ano passado antes de um problema técnico nos últimos estágios da corrida os ver terminar em 17º.

A pista de Le Castellet de 5,673 km é notoriamente punitiva para motos, não apenas por sua natureza fluida, mas também por causa da reta Mistral de 1,8 km que quebra o motor e vê os pilotos em aceleração máxima por quase 20 segundos a cada volta, tornando o Bol d’Or um verdadeiro teste para piloto e máquina.

A ação na França começa com uma sessão de treinos livres de duas horas às 14:00 na quinta-feira, horário local (UTC+2), com as primeiras sessões de qualificação para os pilotos começando às 17:00 antes dos treinos noturnos às 20:40. As segundas sessões de qualificação começam na sexta-feira de manhã às 11:00, com a corrida de 24 horas começando com a tradicional largada “Le Mans” às 15:00 no sábado.

Niccolò Canepa
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team

“Este será um Bol d’Or muito emocionante para mim, pois será a última corrida da minha carreira. Será muito especial. Apesar disso, meu foco está 100% no campeonato. Chegamos aqui liderando a classificação geral, e nosso objetivo é garantir títulos consecutivos e manter o número 1 para o ano que vem também. Este é o nosso principal objetivo. Mostramos o quão fortes somos durante toda a temporada. A moto tem sido incrível, e meus companheiros de equipe têm sido incríveis, então queremos continuar com essa forma sem que nada mais atrapalhe. Sinto-me 100% fisicamente, diferente do início da temporada, quando me machuquei no acidente de Daytona, e estou pronto para lutar até a bandeira quadriculada. Quero terminar minha carreira da melhor maneira possível, não apenas para mim, mas para todos na equipe YART, vencendo outro campeonato com eles.

Karel Hanika
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team

“Estou realmente ansioso pelo fim de semana de corrida. Já faz um ano que garantimos o campeonato aqui, e vivenciamos as emoções incríveis que acompanham a conquista do título. Depois do nosso pódio dos sonhos em Suzuka, chegamos aqui liderando o campeonato, então estamos em uma posição forte, e queremos fazer tudo o que pudermos para vencê-lo pela segunda vez consecutiva. A competição será incrivelmente forte, e será difícil como sempre, mas daremos absolutamente tudo para obter o melhor resultado possível. Claro, temos alguma motivação extra, pois será a última corrida de Niccolò conosco e em sua carreira, então vamos nos aprofundar ainda mais para entregar o resultado perfeito. Estou realmente ansioso pela corrida, e mal podemos esperar para começar!”

Marvin Fritz
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team

“Chegamos ao Bol d’Or mais uma vez com a chance de lutar pelo título. Ao contrário do ano passado, não estamos atrás dos líderes, mas temos uma vantagem de seis pontos no campeonato. Obviamente, com 65 pontos em disputa, essa não é uma margem enorme, então nossa meta é ir ao máximo desde a primeira sessão de treinos livres, trabalhar duro com a equipe e meus companheiros de equipe e focar em nossa própria corrida, como fizemos durante toda a temporada, e então ver onde estamos no campeonato. O título está em nossas mãos. Se vencermos a corrida, nada mais importa, e seremos coroados campeões; esse é o nosso objetivo, então não precisamos nos preocupar com mais ninguém. Há um ótimo sentimento na equipe. Temos um ótimo pacote. A R1 tem sido incrível durante toda a temporada, e a Bridgestone nos deu pneus incríveis, então estamos confiantes e mal podemos esperar para começar o fim de semana de corrida!”

Robin Mulhauser
Equipe oficial Yamalube YART Yamaha EWC – Piloto reserva

“É a rodada final da temporada, e será muito especial! A pista é muito dura para as motos, especialmente com a Mistral Straight, o que a torna muito exigente, mas acho que estamos prontos para o desafio. A equipe tem trabalhado muito duro para garantir que possamos atacar desde o início, e estamos totalmente motivados para ganhar o título. Todos os pilotos se reuniram para passar algum tempo juntos durante o verão para um acampamento de treinamento, e o sentimento entre nós é incrível. A corrida tem ainda mais significado, pois será a última para Niccolò, e será muito emocionante. Somos como uma grande família, então queremos fazer de sua última corrida a melhor de todas e dar a ele uma ótima despedida. Será um fim de semana muito especial, mas será muito emocionante, então daremos o nosso melhor para lutar pela vitória e pelo campeonato!”

Mandy Kainz
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team – Team Manager

“Estamos aqui novamente no Bol d’Or com uma chance de lutar pelo título, embora esteja tudo em nossas mãos desta vez. Foi uma temporada incrível, com o segundo lugar em Le Mans, a vitória em Spa e, em seguida, nosso pódio dos sonhos em Suzuka. Nós nos colocamos na melhor posição possível para vencer o campeonato. Claro, este fim de semana terá um significado especial, pois é a última corrida de Niccolo. Somos uma grande família na YART e queremos garantir que ele possa terminar sua carreira da melhor maneira possível, com uma vitória e títulos consecutivos. A equipe foi incrível o ano todo e eu não poderia estar mais orgulhoso do que conquistamos este ano. Falta apenas mais uma corrida e cabe a nós moldar nosso destino, embora, como sempre, tudo possa acontecer em corridas de resistência. Nosso objetivo é vencer, então não precisamos nos preocupar com mais ninguém. Vamos nos concentrar em nossa própria corrida, como fizemos durante toda a temporada, e tentar fazer dois campeonatos consecutivos!”

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.