Que beleza, os pilotos espanhóis fizeram a alegria da galera em Aragón. Imaginem uma corrida de MotoGP no Brasil com Eric Granado vencendo, Diogo Moreira em segundo e Maikon Kawakami em terceiro? É tipo isso!
A Formiga Atômica, Marc Marquez, dominou a corrida com certa facilidade. Dominou os primeiros treinos de sexta, fez a pole-position abrindo um boqueirão do segundo e na corrida venceu de ponta a ponta, largando muito bem e sumindo na ponta até chegar com quase 4 segundos de diferença, marcando a melhor volta da prova no processo. Como disse Pecco Bagnaia, não eu, a diferença neste caso, nesta pista, ontem e hoje, é Marc Marquez, que está com a macaca em casa. É o favorito para amanhã.
Jorge Martin, The Martinator, é de novo o líder do campeonato ao chegar em segundo também com certa tranquilidade. Hoje, quando tentou apertar, levou nos cornos duas melhores voltas da prova do Marc e sossegou, pois também abriu bem do Acosta, foi bom demais. Não treinou tão bem como de costume.
Pedro Acosta reagiu com sua boa posição de largada e uma corrida bem consistente. Depois de um início de ano assustador para os concorrentes, ele deu uma recuada nos resultados, animou Brad Binder, mas hoje fez uma corrida digna de Rookie of the Year. Largou bem, até pressionou na primeira curva, mas foi logo passado também pelo Martinator e dispensado para um tranquilo terceiro lugar, que para ele está ótimo.
Em quarto chegou o Alex Marquez, que, dentro de sua condição de segundo piloto da Gresini, fez muito bem. No início até apertou e foi apertado na pista, mas livrou-se do Gajo e chegou tranquilo. Foi ajudado nos treinos seguindo o irmão, devem ter dividido sensações e regulagens e o fato foi que a Gresini fez 1 e 4 na corrida de hoje, muito bom.
Bagnaia teve alguma dificuldade adicional na corrida de hoje, que ainda não sei qual foi. É mais ou menos normal que ele treine na sexta não tão bem, que melhore no sábado e venha quente para o domingo, mas hoje ele de repente, no meio da prova, começou a sofrer para ficar rápido na pista. Foi errando, sendo ultrapassado e foi visível ver o Quartararo “sambando” atrás dele com facilidade, testando várias linhas possíveis e colando nas curvas, com ele tendo apenas a reta para se defender.
Miguel Oliveira fez excelente prova, dentro de seu envelope possível de desempenho, bem com Quartararo, que talvez seja o piloto com estilo mais bonito de se ver na pista. Hoje tivemos a oportunidade de matar a saudade de vê-lo, pois o diretor de imagens ficou mostrando o seu pega com o campeão Bagnaia. A Yamaha segue tentando ou desenvolvendo um caminho diferente da Ducati, as motos comportam-se de maneira muito diferente na pista.
Tiveram outros bons pegas na pista, foi uma pena o Zarco ter caído logo no início, pois a Honda parecia ter algo diferente para a corrida de hoje. Com esta vitória de hoje Marc Marquez deixa de ter inveja do irmão, que já tinha uma medalha de ouro desta, e ele não tinha. Primeira vitória com a Ducati e amanhã, se nada der errado, ganhará de novo. Aguardemos.