Chega em boa hora para vários pilotos que não estão em boa forma física: Bastianini, Oliveira, Marc, Quartararo, Mir, Rins e, finalmente, Pol Espargaró. que deve estreiar em Silverstone. São 7, um terço do grid, e estou ignorando as queixas do Raul Fernandez e do Aleix Espargaró, mais dois que vão usar essas 5 semanas com sabedoria.
Quando voltarmos teremos mais 4 GPs na Europa, 7 GPs no oriente, e a derradeira festa de Valencia. Bagnaia provou no ano passado que há tempo para se recuperar no campeonato. Após o oitavo GP ele estava 41 pontos atrás do Quartararo, e chegou a ficar 91 pontos atrás ao término do GP da Alemanha, o décimo de 2022. Com 5 vitórias, 1 segundo, 2 terceiros e um suficiente nono em Valencia ele acabou o Campeonato 17 pontos à frente do francês. E só havia 25 pontos em disputa a cada GP.
Ainda há 444 pontos em jogo, e, embora eu não acredite na recuperação de Honda e Yamaha, ainda há espaço para um Bastianini, um Binder, ou quem sabe até um Viñales, apimentarem o campeonato (que continua tendo o atual campeão como grande favorito).
No mais eu continuo com dedo podre para escolher meus favoritos. Na manhã de domingo eu dizia que estava torcendo para que o Quartararo e o Viñales fizessem ótimas corridas, mas ambos ficaram de fora bem no começo. Na terceira volta Quartararo perdeu a frente levando junto seu compatriota Zarco, e Viñales também perdeu a frente na quarta volta após fazer a melhor volta da corrida na volta anterior.
Bezzecchi dominou a sexta e o sábado. A vantagem de pilotar uma GP22 é que a equipe já chega nos circuitos em que essa moto venceu ano passado com os acertos prontos, o que é um bônus no atual formato do fim de semana. Quartararo finalmente se classificou bem, em 4°, seguido do Binder e de duas Aprilias. Há tempos a Ducati não tinha a maioria no Top7. A má posição de largada do Martin, 10°, o prejudicou no sábado e no domingo, embora ele ainda tenha conseguido um 6° e um 5°.
Binder conseguiu a façanha de ser punido nas duas corridas, perdendo dois terceiros lugares. Quartararo herdou a medalha no sábado e Aleix o troféu de domingo. Ainda assim foi combativo e deixou a esperança que a KTM pode chegar lá, se refinar aqueles 5% que estão abaixo da Ducati. Miller andou falando muitas bobagens depois de Sachsenring, no melhor estilo coluna do Leo Dias da Dorna: essas polêmicas para gerar views. Foi punido pelos Deuses do Motociclismo, que não toleram babaquices: um longínquo 11° no sábado e uma queda no domingo.
Ao final de sábado Bagnaia pediu que pusessem na moto dele o mesmo setup que a moto do Bez. Já se sentiu melhor na moto no warmup e venceu a corrida de domingo, que é a que conta. Aleix foi bem nas duas corridas, principalmente na de domingo, quando correu com a moto torta desde a primeira curva, cortesia de um toque com o Marini. A Aprilia precisa evitar algumas falhas básicas, como o problema que o Oliveira teve com o freio dianteiro. que fez com que ele abandonasse. Aliás, mais uma vez não houve 15 pilotos para pontuar ao final da corrida, premiando até o Jonas Folger com 2 pontos. Nakagami conseguiu um oitavo lugar mesmo tendo cumprido uma volta longa. Não foi uma corrida emocionante.
Na Moto2, um daqueles absurdos da Dorna: Pedro Acosta teve que cumprir uma volta longa, tocou no verde enquanto o fazia e ficou por isso mesmo. os comissários mostraram uma filmagem de CCTV pouco nítida e de outro ângulo para justificar a não punição. A transmissão da TV é clara e dá para ver toda a faixa branca antes do pneu dianteiro da moto 53. Então ele tocou no verde, pombas… só que o Pedro Acosta é o queridinho do paddock. então… vida que segue.
Arbolino chegou em 7° e a liderança caiu para 8 pontos. Sensacional a corrida do Ogura, que começou o campeonato com uma grave fratura no pulso, e foi muito comemorada aqui no UK a vitória do Jake Dixon. Não sou muito fã dele, mas admito que ele amadureceu em 2023 e estava merecendo essa primeira vitória. Sendo a proxima prova aqui em Silverstone, foi uma ótima promoção do evento.
Na Moto3 a mesma porradaria eletrizante de sempre. As provas da categoria podiam se resumir às últimas duas curvas, porque o sujeito pode liderar quase a prova inteira e chegar em 10°, como aconteceu com o Nepa. Ou estar em 3° com possibilidade de vencer e tomar um chega pra lá na antepenúltima curva e chegar em 8°, como aconteceu com o Fenati (eu torço pelo ex-gordinho maluco). Ao final Sasaki perdeu a vitoria na última curva pela segunda vez em 7 dias, desta vez para o Masia, que encurtou a distância para o Holgado para 16 pontos. O líder do campeonato teve um fim de semana para esquecer, chegando em último.
Nosso Diogo Moreira perdeu o ímpeto do inicio do campeonato, correndo no segundo bloco e chegando em 12°. Espero que ele volte renovado das férias, pois caiu para 6° no campeonato, a 48 pontos do líder.
Na MotoE Granado também está em 6°, a 73 pontos do Torres. Não conseguiu se encontrar com a moto em Assen, fazendo um 6° e um 4°. Tem potencial para mais… Agora um bom descanso até Silverstone.
Nos vemos lá.