Itatiaia Motor Park

E ontem o meu camarada João Mendes nos trouxe a notícia de que o empreendimento Itatiaia Motor Park foi lançado!

Que boa notícia. Todos devem saber que sou chegado no João mas eu não estava inteirado dos detalhes do projeto. Eles estão em reunião tem tempo, conversando e planejando. Então eu sabia que existia o projeto, sabia quem estava envolvido, sabia do local. Mas não sabia do andamento e nem das datas.

Muito bom o Rio de Janeiro novamente ter um autódromo, não tem cabimento termos ficado tanto tempo sem uma pista.

Quem acompanha minhas colunas sabe que eu sempre defendi a construção de um autódromo em uma municipalidade menor e afastada do Rio de Janeiro. Existem vantagens e a maior delas, para mim, é que o equipamento será prioridade para o local, no Rio é apenas mais um competindo com muitos outros. Segundo, instalando-o perto de uma estrada grande, facilitaria o acesso dos que vem de longe e cria mais um pólo turístico esportivo. Eu sonhava com o município de Porto Real, onde estão as montadoras Peugeot Citroën e Land Rover Jaguar. Bem pertinho de Itatiaia e lá também existe uma indústria de caminhões, muda pouco.

Mas também existem desvantagens, como estar longe de um grande aeroporto, que é por onde chegam os equipamentos. E também a inexistência de uma já montada rede hoteleira.

Mas reparem que não existe autódromo em Londres, em Paris, em Madri, em Lisboa…eles são sempre mais afastados e então isso é um procedimento que já está dominado.

Muito bem e bom, e isso não afasta a construção do Autódromo do Rio de Janeiro. Lembrem-se de que o Brasil deve  ao município do Rio de Janeiro um novo autódromo, como compensação pelo destombamento e destruição do nosso antigo autódromo de Jacarepaguá. Existe a obrigação de custear este novo equipamento e assim que acabarem as brigas e forem definidas as condições políticas e financeiras adequadas, um novo será construído.

Sobre o novo autódromo do Rio eu já escrevi vários artigos, leiam:

FALANDO SOBRE O AUTÓDROMO DE DEODORO

LENGA-LENGA…

É DE DAR PENA

RIO – CIDADE DA VELOCIDADE!!!

A SAGA DO AUTÓDROMO CARIOCA

Mas isso não invalida o empreendimento Itatiaia Motor Park, o Estado pode e deve ter mais de uma pista. Até três, pois existe também um projeto para um em Caxias, como vemos nos vídeos abaixo.

 

O maior desafio para um empreendimento deste porte no Brasil é o “jeito brasileiro de fazer grandes coisas”. Reparem que a Argentina, ruim de tudo, tem MotoGP no meio do nada, tem WSBK e MXGP, nós não temos nada. Porquê?

Porque aqui o jeito de fazer é orçar em 400, conseguir dos políticos 800 com a condição de devolver 400. Se aparece um caboclo com os 400 do próprio bolso para fazer, é muito arriscado, pois os políticos preferem o jeito de arrumar os 800…é claro. Se não tiver um Diretor de “Lubrificação” atuando com óleo em todas as engrenagens, não passa um contêiner na alfandêga, faltará uma licença, um documento e o evento não rola. É muito arriscado e são poucos os que se arriscariam nestas condições.

Conversei com o João sobre isso também e ele me garantiu que ele e seu grupo tem ciência de tudo isso, que conta com todo o apoio dos políticos envolvidos e que no início não se procurará eventos como MotoGP, como F1, começando com eventos FIA nível 3 e aos poucos ir chegando lá.

Vejam em https://jornalhoje.inf.br/wp/?p=140206

Fico feliz demais em ter mais esta iniciativa, com meu amigo nas cabeças e torço e trabalharei demais para que ela frutifique e que nós finalmente tenhamos uma pista para ir treinar, ver corridas e andar de carro e moto.

Sucesso!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.