O Grupo da KTM assume o controle da MV Agusta

E, em mais um passo da saga da marca italiana, que já passou até pela mão da Harley Davidson, ela agora é controlada pelo Grupo Pierer, que controla a KTM, a Husqvarna e a Gas Gas, além de sociedades com os indianos da Bajaj e os chineses da CFMoto. O Pierer Mobility Group, lá de Mattighofen, vai conquistando o mundo!!!

A MV (Meccaniche Verghera) Agusta, marca clássica italiana com múltiplos títulos mundiais conquistados nos anos de 1960 e 1970, onde Giacomo Agostini venceu vários títulos antes da invasão das japonesas 2T, estava abandonada até ser comprada pelos Castiglioni da Cagiva. Iniciou como fábrica de aviões, mas com a Itália proibida de fabricar aviões depois da guerra, converteu-se em uma fábrica de motocicletas.

Claudio Castiglioni

Os Castiglioni venderam a marca para a Harley Davidson, por quase 300 milhões de dólares. A HD estava diversificando seu portfólio, tendo comprado também a Buell. Mas deu errado, e rápido. Com a crise de 2008 e com as ações derretendo rapidamente na bolsas, os americanos “devolveram” a MV Agusta por 1 dólar(!) para os italianos, que logo depois, em 2017, a vendeu novamente, desta vez para a ComSar Invest, liderada pelo russo Timur Sardarov.

O russo Sardarov

Sempre enfrentando problemas, a pouco tempo atrás o Pierer Group comprou 25% das ações e entrou na MV (leiam aqui), com planos de comprar mais. Hoje ele anuncia que adiantou os planos e comprou as ações restantes, passando a 50,1% das ações e assumindo. Vejam abaixo:

PIERER Mobility: Aquisição antecipada de participação majoritária na MV Agusta

PIERER Mobility AG / Palavra(s)-chave: Decisão Estratégica da Empresa
PIERER Mobility: Aquisição antecipada de participação majoritária na MV Agusta

15 de março de 2024 / 17h53 CET/CEST
Divulgação de uma informação privilegiada acc. ao artigo 17.º MAR do Regulamento (UE) n.º 596/2014, transmitido pela EQS News – um serviço do EQS Group AG.
O emissor é o único responsável pelo conteúdo deste anúncio.

Anúncio ad hoc nos termos do artigo 17 do Regulamento (UE) n.º 596/2014 (MAR)

Anúncio ad hoc nos termos do artigo 53.º LR

Wels, 15 de março de 2024

PIERER Mobility: Aquisição antecipada de participação majoritária na MV Agusta

Opção de compra para adquirir participação majoritária na MV Agusta Motor S.p.A. para 50,1% exercida prematuramente
KTM está assumindo a liderança industrial
Expansão do site e aumento de capacidade planejados em Varese

Opção de compra para adquirir participação majoritária na MV Agusta Motor S.p.A. para 50,1% exercida prematuramente

Em novembro de 2022, a KTM AG, subsidiária da PIERER Mobility AG, adquiriu 25,1% da MV Agusta Motor S.p.A., com sede em Varese (Itália), no âmbito de um aumento de capital. Como parte desta cooperação, a KTM AG assumiu a cadeia de abastecimento e a compra da MV Agusta em outubro de 2023. Além disso, a gama de produtos da MV Agusta também é distribuída em parte através da rede global de vendas da PIERER Mobility. A opção de compra concedida à KTM AG com base nas demonstrações financeiras anuais de 31 de dezembro de 2025 para adquirir uma participação majoritária na MV Agusta Motor S.p.A. será agora exercida prematuramente. O preço de aquisição dos restantes 25% das ações foi calculado de acordo com o método de avaliação previamente acordado (múltiplo EBITDA). Isto significa que a KTM AG assumirá a maioria e também a gestão industrial da MV Agusta Motor S.p.A. A médio prazo, está previsto um volume de produção anual de mais de 10.000 motocicletas premium MV Agusta na unidade de Varese.

Novo cargo de CEO preenchido por Hubert Trunkenpolz

Com a aquisição antecipada da maioria e como compromisso com a localização e responsabilidade dos funcionários, Hubert Trunkenpolz, membro do conselho executivo da PIERER Mobility AG, assume o cargo de CEO e presidente do conselho de administração de Timur Sardarov , que continuará à disposição da empresa como Vice-Presidente, embaixador da marca e consultor.

Sobre MV Agusta Motor S.p.A:

A MV Agusta é um dos principais fabricantes mundiais de motocicletas premium. Com sede em Varese, no norte da Itália, a empresa fabrica motocicletas lendárias derivadas de pistas de corrida. O design icônico e o desempenho de primeira classe graças à tecnologia de ponta e aos materiais de última geração tornam as motocicletas MV Agusta altamente consideradas em todo o mundo e celebradas como ícones de estilo único da arte motociclística. Desde 1945, a marca tornou-se parte integrante da indústria, conquistando 37 títulos mundiais. Um recorde que ainda é incontestado

Sobre o Grupo de Mobilidade PIERER:

A PIERER Mobility AG é a holding do fabricante líder europeu de veículos motorizados de duas rodas, produzindo uma gama completa de marcas premium, incluindo KTM, GASGAS, Husqvarna e MV Agusta Motorcycles. Com sua força inovadora, a PIERER Mobility é líder tecnológica pioneira em mobilidade elétrica de duas rodas em todas as suas marcas de motocicletas. As E-Bicycles Husqvarna e GASGAS complementam a linha de veículos de duas rodas. A linha da marca premium também inclui componentes de alto desempenho da marca WP e carros esportivos especiais de alto desempenho KTM X-BOW.

O original aqui ó: https://www.pierermobility.com/en/newsroom/eqsfeed/2725693?type=adhoc

Ago!

Então é isso. Eu adoro as motos italianas, adoro as Cagivas e MV Agusta. Que bom que não foram para a mão dos chineses, como já foram a Moto Morini e a Bennelli. Melhor na mão dos alemães, acho eu. Ah, esqueci da Bimota, que tá na mão dos japoneses da Kawasaki.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.