Yamaha Racing Heritage Club celebra duplo aniversário em Mugello

O Yamaha Racing Heritage Club homenageará o 50º aniversário da moto de produção TZ e o 25º aniversário da R1 com lendas como Johnny Cecotto e Carlos Lavado pilotando as máquinas nas quais alcançaram seu maior sucesso ao lado de algumas das maiores estrelas modernas do WorldSBK na Yamaha Racing Experience em Mugello, Itália, de 21 a 22 de julho.

O Yamaha Racing Heritage Club (YRHC) foi criado para proteger e reconhecer o rico legado de corrida do fabricante, permitindo que proprietários de motos clássicas de corrida se tornem membros, registrem suas motos no banco de dados oficial e recebam suporte técnico avançado, além de participar em alguns eventos muito especiais.

Agora em seu segundo ano, 2023 já viu o YRHC entreter os fãs no Sunday Ride Classic no Circuito Paul Ricard na França em maio, e agora está voltando seu foco para a Yamaha Racing Experience (YRE) no famoso Circuito de Mugello.

A Yamaha lançou as revolucionárias TZ250 e TZ350 de dois cilindros com refrigeração líquida em 1973, com base em suas motos de corrida de fábrica da temporada anterior; então, em 1974, a Yamaha lançou a TZ750, que se tornou a motocicleta mais dominante da época, registrando nove vitórias consecutivas em Daytona 200.

Para homenagear essas máquinas icônicas, os membros do YRHC terão a chance de percorrer a pista de Mugello de 5.245 km ao lado de dois lendários pilotos venezuelanos que se tornaram sinônimo da TZ, Campeão Mundial FIM 350cc de 1975 e Campeão Mundial FIM 750 de 1978 Cecotto e bicampeão mundial FIM 250cc Campeão (1983 e 1986) Lavado.

Haverá também várias motos de corrida históricas em ação e em exibição, incluindo várias TZ250s, TZ350s e TZ750s, além de uma TA125, a moto de corrida de produção básica da Yamaha também lançada em 1973, uma YZR750 OW31 de fábrica de 1978 e uma Yamaha ROC de 1993, a YZR500.

Este ano também é o 25º aniversário da revolucionária superbike R1, que alcançou inúmeros sucessos ao longo dos anos desde sua introdução em 1998, incluindo dois FIM Superbike World Championships (2009 e 2021) e quatro vitórias consecutivas nas 8 Horas de Suzuka (2015- 2018).

Para marcar esta ocasião importante, haverá uma exposição destacando a evolução da R1 ao longo do último quarto de século, apresentando várias motos de corrida exclusivas. Além disso, criando um elo entre o passado e o presente, os membros do YRHC também serão acompanhados por uma ilustre lista de atuais pilotos do Campeonato Mundial de SBK e Endurance da Yamaha que competem no R1.

Estes incluem o Campeão Mundial de Superbike 2021 da Pata Yamaha Prometeon WorldSBK, Toprak Razgatlıoğlu, e o Campeão Mundial Supersport 2020, Andrea Locatelli, Dominique Aegerter, Campeão Mundial de Supersport (2021 e 2022) GYTR GRT Yamaha WorldSBK e Remy Gardner, Campeão Mundial de Moto2 2020, Remy Gardner, GMT94 WorldSBK Team. O vice-campeão do Campeonato Mundial de Supersport, Lorenzo Baldassari, o campeão britânico de Superbike de 2022 da equipe Yamaha Motoxracing WorldSBK, Bradley Ray, além do campeão mundial de resistência de 2017 da Yamalube YART Yamaha EWC, Niccolò Canepa.

Aninhado nas colinas da Toscana, em Florença, Mugello é famoso não apenas por sua incrível combinação de curvas onduladas e rápidas e seções mais lentas e técnicas, mas também por sua longa reta de 1.141 km, que se combinam para criar uma das mais belas pistas de corrida. no mundo.

É um local adequado para as comemorações do aniversário, pois quando sediou um Grande Prêmio pela primeira vez em 1976 (o Grande Prêmio das Nações), a Yamaha teve sucesso imediato com Cecotto conquistando a vitória na classe de 350cc com sua TZ350.

O evento começa na noite de quinta-feira com um jantar especial no Circuito de Mugello antes de três sessões de pista dedicadas aos membros do YRHC na sexta-feira e uma volta de desfile no sábado, bem como várias outras atividades fora da pista, como voltas de demonstração e a possibilidade de fazer uma visita aos bastidores da box Pata Yamaha Prometeon WorldSBK.

Você possui uma moto de corrida Yamaha, seja na estrada ou fora dela? Descubra se você é elegível para se tornar um membro do YRHC e inicie o processo de registro clicando aqui.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.