A Arte do Cromo, na Triumph

Lá na Inglaterra a Triumph está anunciando esta série especial de motocas cromadas… Não sei se irão oferecer no Brasil, se já estão oferecendo.

Eu acho muito bonito, muito clássico, mas deve dar um trabalho infernal. Sem falar que sempre tem uns fdp que vão lá deixar a digital, só de sacanagem. Fiz isso brincando na Royal Enfield de um cara durante o DGR do ano passado e quase apanhei. Será que sou um fdp? Vejam abaixo o texto e as fotos.

A Triumph Chrome Collection foi criada para adicionar uma nova e exclusiva gama de opções à nossa linha Bonneville e Rocket, de uma forma que aprimora seu estilo lendário e reforça a reputação de líder de classe em qualidade e acabamento da Triumph.

Um recurso de design impressionante, o cromado desempenhou um papel significativo na história icônica da Triumph, desde o Speed ​​Twin original em 1937 com seu tanque cromado intrincadamente detalhado, até o Triton Café Racers da década de 1960 com seus distintos tanques de metal polido, até o topo. ao nascimento da geração clássica custom moderna.

Para esta nova linha de edição limitada, cada um dos tanques da nova Coleção Chrome foi criado à mão para um acabamento impecável nas instalações de cromo de última geração da Triumph, onde a equipe de especialistas aperfeiçoou o processo ao longo de muitos anos com mais de um milhões de peças cromadas. Esta nova instalação foi recentemente descrita por um consultor especializado independente como estando em um ‘Padrão Joalheria’.

Cada um dos tanques totalmente cromados da Coleção Chrome, presentes na Bonneville T120, Scrambler 1200, Bobber, Speedmaster, Thruxton RS café racer e em ambas as Rocket 3, representa um nível de detalhamento manual, polimento e acabamento que abrange mais de 5 horas de trabalho adicional, em comparação com um tanque padrão pintado.

O polimento é a chave absoluta para a qualidade e acabamento do Chrome, onde qualquer pequena marca ou imperfeição apareceria. Enquanto em um tanque padrão há cerca de 20 minutos de polimento antes da etapa de pintura, nos tanques Chrome Edition há até 3 horas de polimento – tudo feito manualmente na nova oficina de polimento da Triumph, por uma equipe dedicada de artesãos e mulheres altamente qualificados.

A própria etapa de cromagem é gerenciada um tanque por vez, cada um levando cerca de uma hora e 40 minutos para concluir todo o processo. Isso inclui limpeza e enxágue ultrassônicos, aplicação de uma camada de base niquelada durável e a aplicação final da camada decorativa de cromo. Tudo isso é fornecido em um processo contínuo em uma linha de cromagem de última geração. Após um meticuloso processo de inspeção do acabamento cromado, o tanque é encaminhado para a equipe de pintura da Triumph.

Com o processo de pintura, a primeira etapa é o mascaramento aplicado à mão usando guias de mascaramento de resina dura sob medida, que seguem o formato do tanque. Este é um trabalho incrivelmente habilidoso, seguindo exatamente o fluxo da forma da máscara e pode levar até 7 vezes mais do que o mascaramento de um tanque padrão. Em seguida, é aplicado um primer especializado, desenvolvido para fornecer o nível correto de adesão à superfície cromada. O tanque é então inspecionado novamente, antes de passar pelo estágio final de pintura, onde a cor é pulverizada à mão nas instalações de pintura de classe mundial da Triumph. A etapa final começa então com a remoção da máscara, outra inspeção, seguida de outra etapa de polimento que afina o acabamento entre a pintura e o cromado e, em seguida, a inspeção final antes da aprovação para instalação na motocicleta.

Com o detalhamento do elemento de metal real, apresentado na Speed Twin 900, na Scrambler 900 e na Bonneville T100, este é um processo exclusivo que a equipe da Triumph desenvolveu nos últimos 5 anos, utilizando uma inovação em gráficos de filamentos finos de metal. Especialmente produzido no Japão, este novo material com detalhes cromados requer um nível verdadeiramente avançado de habilidade para manipular e aplicar sem danos, com apenas 2 membros altamente treinados da equipe Triumph especializada em todo o mundo. Uma vez que os elementos metálicos tenham sido aplicados ao tanque de base polido, pintado e inspecionado, uma fina camada de verniz transparente protetor é então adicionada, proporcionando uma superfície lisa e sem falhas, pronta para o polimento final e inspeção.

Disponível por apenas um ano, cada uma dessas lindas motocicletas Chrome Edition representa uma nova e impressionante adição às icônicas linhas Bonneville e Rocket da Triumph.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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