Yamaha celebra o 50º aniversário da YZ


A Yamaha Motor Europe tem o prazer de anunciar o início de uma celebração de um ano para marcar o 50º aniversário da YZ, vencedoras de campeonatos do mundo.

A Yamaha YZ250 inicialmente entrou em produção em 1974, mas Hakan Andersson correu com uma versão protótipo da moto, a YZM250 completa com suspensão monoshock, da terceira rodada em diante no Campeonato Mundial de Motocross FIM 250cc de 1973. Andersson venceu o campeonato naquele ano, garantindo à Yamaha seu primeiro título mundial no motocross.

Ao longo de sua história de cinco décadas, várias versões da Yamaha YZ acumularam impressionantes 34 títulos mundiais de motocross FIM, com o mais recente conquistado por Nancy van de Ven no Campeonato Mundial de Motocross Feminino FIM de 2022.

Para comemorar este marco histórico, as equipes Monster Energy Yamaha Factory MXGP e MX2 usarão uma decoração retro especial inspirada em suas máquinas YZ450FM e YZ250FM no MXGP de Flandres em Lommel, Bélgica neste fim de semana.

A mesma pintura também adornará as motos YZ450F e YZ250F dos pilotos da Monster Energy Yamaha Star Racing nos Estados Unidos, enquanto disputam a oitava rodada do AMA Pro Motocross Championship de 2023 em Washougal, no estado de Washington, no mesmo fim de semana.

A pintura comemorativa especialmente projetada é baseada na paleta de cores icônica que apareceu nas motos de dois tempos YZ250, YZ125 e YZ80 lançadas pela Yamaha para a temporada de 1993, após o título do Campeonato Mundial de Motocross FIM 250 conquistado pelo piloto americano e AMA Motorcycle Hall of Famer Donny Schmit, no ano anterior.

Para complementar a pintura distinta das suas máquinas YZ450F e YZ250F, os pilotos de motocross da Yamaha alinharão em Lommel e Washougal usando kits de corrida especiais inspirados no mesmo design icônico de 1993 em roxo e branco.

Paolo Pavesio
Diretor de Marketing e Automobilismo, Yamaha Motor Europe

“É justo iniciarmos a celebração do 50º aniversário da Yamaha YZ no ambiente em que, desde o início, ela foi projetada para se destacar, a pista de corrida. O design comemorativo que nossos pilotos correrão em Lommel certamente despertará boas lembranças para a geração de fãs de motocross que se lembram da pintura YZ original de 1993 na qual ela se baseia, e tenho certeza que também inspirará nossa geração mais jovem de pilotos bLU cRU, mostrando a eles como seus pais eram legais. É incrível que já somos. comemorando 50 anos de YZ. Existem inúmeras memórias e vitórias sobre as quais podemos refletir, mas para mim, esta impressionante conquista é uma inspiração para os próximos 50 anos. Ao olharmos para trás em nossa história, estamos motivados a continuar trabalhando duro para oferecer aos nossos fãs e clientes muitos anos de motocicletas incríveis e corridas emocionantes. “

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.