Toni Bou conquista 34º título mundial

O piloto da Repsol Honda Trial Team mantém a coroa do X-Trial, elevando o seu recorde indoor para 17.

Neste fim de semana em Madrid, Toni Bou conquistou seu último título mundial em competições indoor. A uma jornada do final da temporada de 2023, o piloto da Repsol Honda conquistou a sua 34ª coroa no total e continua a ser o piloto de maior sucesso na história do esporte.

Este ano, o piloto Montesa Cota 4RT conquistou um total de 5 vitórias e um segundo lugar no Campeonato Mundial X-Trial. Desde que Bou começou a competir com a Repsol Honda Trial Team em 2007, ele tem sido a força dominante nas séries indoor, com 17 títulos consecutivos.

O seu sucesso soma-se a 18 títulos nacionais em Espanha e outras 17 honras no Campeonato Mundial TrialGP, a última das quais conquistada há apenas alguns meses. Durante sua passagem pelo Campeonato X-Trial, Bou alcançou um total de 77 vitórias em 105 eventos, com 92 pódios.

Gabriel Marcelli chega perto de vencer a prova e fica com o segundo lugar.

A Arena Madrid testemunhou a coroação de Toni Bou como Campeão do Mundo. O piloto da Repsol Honda Trial Team venceu na capital espanhola, pela quinta vitória em 6 provas realizadas até ao momento. Seu companheiro de equipe, Gabriel Marcelli, teve grande atuação, ficando em segundo lugar.

Desde a primeira volta, Bou deixou claro que queria selar o seu 34º título antes do final da temporada. Ele rapidamente assumiu a liderança, cometendo poucos erros e com apenas 1 ponto de penalidade. Na segunda rodada ele voltou a ficar em primeiro lugar e garantiu o título antes mesmo do início da final. Competindo contra o companheiro de equipe Marcelli e Toby Martyn, o piloto da Repsol Honda conseguiu se recuperar de um fiasco na Zona 2 e conquistou a vitória.

Com este resultado, Bou aumenta o seu recorde com um total de 77 vitórias na modalidade indoor. O piloto da Montesa Cota 4RT participou em 105 provas desde que começou em 2005 e conquistou 92 pódios.

Marcelli mais uma vez teve um grande desempenho, tal como já havia feito em Andorra. Na primeira volta, o jovem piloto da Repsol Honda ficou no Top 3, posição que manteve na segunda volta e que o levou à final. Nas últimas 6 zonas, lutou muito com Bou e conquistou a segunda posição.

Marcelli consolida ainda mais a terceira colocação na classificação com 73 pontos. O evento final da temporada será realizado no dia 11 de novembro em Vendée, França.

Toni Bou
“Estou muito feliz com esta noite. Em Madrid, na casa da Repsol, foi importante para nós conquistar o título. Além disso, ganhei as três etapas e tivemos uma final muito emocionante, onde Gabri dificultou muito as coisas para mim. Sair daqui com uma dobradinha é incrível e conquistar o 34º título é ainda mais.
Ganhar um título com uma vitória é o melhor, embora o importante seja sempre conseguir o título. Começamos muito bem a final na Zona 1, mas cometemos um erro na Zona 2 e isso dificultou muito a vida. A área onde a diferença foi feita foi a Zona 4, porque foi muito difícil superar aquele obstáculo, mas estou muito feliz por ter conseguido e por ter empatado com o Gabri. Vencer na última zona foi incrível.”

Gabriel Marcelli
“Hoje a minha pilotagem foi muito boa e consegui acompanhar o Toni durante toda a final, chegando mesmo a adiantar-me em alguns casos. No final terminamos com mais uma segunda posição, o que é um resultado super positivo e estou muito feliz com isso, pois Estávamos apenas dois pontos atrás do Toni. Tudo foi decidido na última seção, por isso foi muito emocionante tanto para nós como para os adeptos que vieram a Madrid para nos ver. Subir mais um pódio é muito positivo e permite-me ficar em terceiro no campeonato, por isso estou muito feliz com o andamento da temporada.”

Takahisa Fujinami
Líder de equipe
“O mais importante hoje é o título conquistado pelo Toni. Conseguir 34 títulos é incrível! Na última área ficou claro que ele tentou vencer. Ele mostrou que está nesse nível e que no futuro vai tentar ser Campeão do Mundo, por isso estou muito feliz. Quero agradecer à HRC, Honda, A Repsol e todos os patrocinadores, porque o seu apoio é vital para estarmos aqui a celebrar um novo sucesso com esta equipe incrível, a quem também tenho de agradecer todo o esforço e trabalho árduo. É um sucesso para todos, por isso obrigado.”

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.