Não é bem assim…

Esta semana saíram várias notícias em vários sites gritando que Marc Marquez irá correr de graça na Gresini Ducati. Basicamente todos repercutindo uma declaração do Paolo Ciabatti da Ducati, dizendo que MM não custará nada para a Ducati.

Bem, ele pode estar certo, pois Marc Marquez, ao contrário de Pecco Bagnaia, Enea Bastianini, Jorge Martin e Johan Zarco, não será um piloto da Ducati. Deste ponto de vista, Diggia, Bezzecchi e Marini também correm de graça para ele.

Marc Marquez já desmentiu e disse que não correrá de graça e que pode ser até que a Gresini e seus patrocinadores entrem com algum dindin. Mas a verdade é que mesmo sem o enorme salário da Honda, o maior do paddock e estimado em 15 milhões de euros por ano, Marc Marquez ainda será um dos mais bem pagos para correr em 2024.

Os pilotos do MotoGP ganham um prêmio de largada e de chegada pagos pela Dorna. Isso começou lá atrás na vitória do brasileiro Adu Celso em Jarama nas 350 em 1973. O “Índio Brasileiro” venceu uma prova que os pilotos de ponta todos boicotaram para obrigar os organizadores a pagarem este prêmio de largada. Eu mesmo já entrei em um movimento destes quando obrigamos o Hollywood Motocross a pagar um prêmio de largada aqui no Brasil. Não era justo você arriscar sua vida, seu equipamento, ter despesas para no final a produtora da corrida encher o rabo de dinheiro. Conseguimos. E os pilotos do mundial também. Desde então todos os pilotos ganham um cachê para largar e um prêmio de chegada.

Com 22 corridas já é uma boa grana, passa do milhão de euros. Se ganhar e pegar pódiums, isso aumenta bastante. E os contratos geralmente tem cláusulas sobre isso, com outros prêmios por resultado e ainda um prêmio maior pelo campeonato. Mas isso tudo é fichinha perto dos patrocínios pessoais do Marc Marquez. Ele ganha da marca de capacetes, da marca do macacão, da marca das luvas, da marca das botas e de mais alguns stickers colados no macacão. Ganha uma bolada da RedBull e certamente ainda faz publicidade o ano todo, campeão, simpático e bonito que é (Moira Lynch é apaixonada).

Tudo somado, deve dar uma grana maior do que a maioria dos pilotos no paddock.

Este papo de que Marc Marquez vai correr de graça, é furadíssimo. Um mês de Marc Marquez, sem o salário da Honda, e eu não trabalho mais o resto da vida!!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.