Monster 30° Anniversario: Ducati celebra a moto símbolo do mundo “naked”

Borgo Panigale (Bolonha, Itália), 27 de julho de 2023

A Ducati celebra 30 anos da Monster com um modelo de uma série numerada limitada a 500 unidades. A versão Monster 30° Anniversario é a homenagem do fabricante de Bolonha a uma motocicleta que revolucionou o mundo das duas rodas e que desde 1993 conquistou a paixão de mais de 350.000 Monsteristi em todo o mundo.

A Monster sempre foi isso: motor esportivo, perfeito para uso em estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem. Uma ideia tão simples quanto eficaz, que permitiu criar a moto que reinventou o segmento naked e que ao longo dos anos evoluiu várias vezes mantendo-se sempre fiel à ideia original.

Esta versão especial também mantém as características icônicas dos modelos Monster: estilo inconfundível e máxima diversão na estrada. Sua verdadeira natureza emerge à primeira vista, graças à pintura Tricolor do 30º Aniversário inspirada nas Monsters mais esportivas do passado. Esta pintura celebra o Made in Italy, do qual a Ducati é embaixadora, e é embelezada pela cor dourada das rodas, feitas especialmente para este modelo, e da suspensão Öhlins NIX30. Outros elementos distintivos deste modelo são um assento embelezado com um logotipo bordado de 30 anos e a animação dedicada do painel que começa quando a ignição é ligada. Por fim, cada motocicleta é tornada única por uma placa na braçadeira superior com o nome do modelo e número da cópia, certificado de autenticidade e capa dedicada para a motocicleta.

A Monster 30° Anniversario é equipada com componentes que, além de melhorar sua aparência, também melhoram suas qualidades dinâmicas e permitem chegar a um peso total de 184 kg, ou seja, 4 kg a menos que o modelo padrão, já referência no mercado categoria de leveza. Esse marco é ainda mais importante se considerarmos que componentes e, portanto, peso, como o amortecedor de direção e o para-brisa foram adicionados em relação ao modelo padrão.

A Monster, uma reinterpretação moderna da receita original, é uma motocicleta leve, fácil de manusear e rápida. É movido pelo motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrômica e 111 cavalos de potência. Um motor extremamente confiável e pouco exigente do ponto de vista da manutenção, graças aos intervalos principais distribuídos ao longo do tempo (15.000 km para mudanças de óleo e 30.000 km para verificações da folga das válvulas). Possui curva de entrega de potência total em todas as rotações, principalmente nas médias-baixas, as mais utilizadas na estrada. Isso significa um motor mais responsivo, o que se traduz em maior prazer de pilotagem.

Extremamente funcional e eficaz, o chassis da nova Monster transfere os princípios inspiradores das Ducati Superbikes para uma moto de estrada. O motor é faz parte do chassi e um “Front Frame” é conectado a ele que lembra conceitualmente o da Panigale V4.

A suspensão Öhlins totalmente ajustável possui um garfo 0,6 kg mais leve que o usado na Monster e na Monster + e melhora a sensação, além de aumentar a distância ao solo e, consequentemente, o ângulo de inclinação. A configuração da suspensão é esportiva, e isso permite que o Monster 30° Anniversario proporcione muita diversão ao andar em estradas mistas, mas também entre as freadas de um circuito. O equipamento Öhlins é completado com um amortecedor de direção ajustável que aumenta a precisão e precisão no ritmo mais alto.

O sistema de freios possui pinças dianteiras Brembo Stylema® (-0,4 kg que as da Monster) e flanges de alumínio para os discos de freio dianteiros de 320 mm (0,5 kg mais leves que o padrão da Monster) e faz com que a Monster 30° Anniversario tenha um melhor desempenho em frenagem e mais ágil graças a uma redução da inércia na extremidade dianteira. O caráter ágil da moto é aprimorado ainda mais graças aos novos aros forjados, que reduzem o peso não suspenso em 1,86 kg, diminuindo o momento de inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%.

A eletrônica do Monster está no topo do segmento. O equipamento padrão inclui ABS Cornering, Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control, todos os quais podem ser ajustados para diferentes níveis de intervenção. O caráter esportivo da nova Monster 30° Anniversario também é destacado pelo Launch Control, que garante partidas extremamente rápidas. Este equipamento moto topo de gama, que inclui ainda a adoção de uma bateria de lítio que contribui para a redução do peso total da moto, permite a Monster 30° Anniversario para expressar com segurança seu desempenho.

Os três modos de pilotagem – Sport, Road e Wet – permitem que a personalidade da Monster seja moldado de acordo com os gostos e necessidades do piloto. Tudo é facilmente gerido através dos comandos do guiador e do painel TFT a cores de 4,3″, com gráficos de corrida que lembram os da Panigale V4, com um grande contagiros e um conjunto completo de informações à esquerda, incluindo a marcha engatada.

Equipamento modelo principal
Pintura comemorativa “30° Aniversário” com estilo tricolor*
Placa com nome e número da motocicleta (XXX/500)*
Animação de painel dedicada ao teclar*
Forma do assento do piloto esportivo com logotipo*
Motor Testastretta 11° de 937 cm3
Potência máxima: 111 CV @ 9.250 rpm
Torque máximo: 9,5 kgm @ 6.500 rpm
Descarga Termignoni legal para as ruas*
Peso total: 184 kg *
Estrutura frontal de alumínio
Subquadro GFRP iluminado
Braço oscilante de alumínio
Amortecedor de direção Öhlins*
Garfo Öhlins NIX30 *
Amortecedor traseiro Öhlins *
Rodas de alumínio forjado (-1,86 kg/- 4 lb vs rodas fundidas Monster) *
Guarda-lamas dianteiro e traseiro em fibra de carbono*
Sistema de iluminação full-LED com indicadores abrangentes
Cockpit TFT colorido de 4,3” com indicador de nível de combustível e marcha
Riding Modes (3 configurações) recalibrados de acordo com o novo chassis. Novo modo de condução em piso molhado *
ABS de curvas em 3 níveis, com modo somente frontal
DTC (8 níveis) e DWC (4 níveis)
Controle de Largada (3 níveis)
Configuração do freio dianteiro Brembo; Discos de 320 mm com flanges internos de alumínio, pinças monobloco Stylema®, cilindro mestre radial e pastilhas sintetizadas*
Comando da embreagem hidráulica, cilindro mestre radial
Altura do assento: 840 mm
DQS para cima/para baixo
Bateria de íons de lítio*
Pneus Pirelli Diablo Rosso IV*
Carenagem dianteira*
Capa do banco do passageiro*
Cobertura dedicada para motocicleta*
Certificado de autenticidade*

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.