Mais do mesmo, sobre pilotagem.

É incrível, mas de maneira geral, os motociclistas pilotam suas motos sem pensar no que estão fazendo. Ou estão em uma velocidade baixa onde o pânico está quieto e dominado, ou estão adrenalizados lutando com os instintos para não entrar em pânico e absolutamente não conseguem pensar nas mínimas coisas do que estão fazendo, ou do que a moto está fazendo e precisando.

Também é impressionante a desinformação sobre a motocicleta. Motociclistas sobem e aceleram suas motos para velocidades altas e não tem muito conhecimento mecânico.

Quando vemos as corridas de moto na TV, vemos que ao chegar nos boxes os pilotos estão calmos. Sentam em suas cadeiras e fazem aquelas reuniões com os técnicos, onde são capazes de realizar um debriefing explicando coisas que os sensores não foram capazes de captar.

Valentino Rossi é super preciso em suas reuniões. Aqui com seu antigo Chefe Silvano Galbusera.

O que faz um bom piloto é a capacidade de sempre estar no controle, pensando, de ser capaz de repetir as ações com precisão de frações de segundos e milímetros.

Meu Guru Keith Code, escreveu em um dos seus livros uma frase que me marcou muito: “Nunca diga eu não consigo, eu não estou fazendo. A razão é simples, é técnicamente impossível melhorar o que você não faz”. Simples assim. Só é possível trabalhar em cima das coisas que o piloto faz, para mudar, para melhorar, para fazer novas coisas. A primeira coisa que eu faço para treinar alguém em pilotagem é garantir que a pessoa faça exatamente o que tem que ser feito, para em cima disso, trabalhar nas melhorias possíveis.

Sem uma consciência total de sua pilotagem, sem um entendimento perfeito da mecânica e física da moto, é muito difícil ficar no controle com a calma necessária. É muito difícil analisar os problemas e melhorar.

O tempo inteiro tem-se que permanecer no controle da moto. Saber o que está acontecendo, o que irá acontecer, o que irá ser feito, como, quando, onde. Ter bons planos, ser capaz de ter planos de backup, estar calmo na hora de imprevistos, estar treinado para controlar os instintos e não fazer nada estúpido por falta de pensamento.

Para alcançar estágios melhores e mais avançados em sua pilotagem basta o interesse pelo assunto. Basta estudar sobre pilotagem, motociclismo e mecânica. Isso lhe trará prazer, segurança, conhecimentos, velocidade.

A imensa maioria dos textos sobre motos é uma bosta, descrevendo a ficha técnica com fotos bonitas (quando tem), não acrescentam nada. Não se conforme com isso, existem textos de mais nível, existe informação de qualidade. Se você está procurando uma pilotagem de alto nível, não só para a pista mas também para a sua vida, não há outro caminho, estude.

Dovi e Alberto Giribuola, seu Engenheiro de Pista.

Pilotar é técnica, é pensamento, é calma, é precisão, é tecnologia. Marra não entra na equação.

Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

3 comentários em “Mais do mesmo, sobre pilotagem.”

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.