Lançamento Yamaha R15

Outro lançamento que está bombando no meio motociclístico brasileiro, foi a Yamaha R15. Diferentemente da Kawasaki 400, que postei aqui, esta motinho da Yamaha era meio que inesperada, pelo menos para mim. Estão todos cobrando da Yamaha o lançamento no Brasil da sua T7, ninguém pediu pela R15.

A Yamaha, assim como a Kawasaki, também não tem uma frota de imprensa que atenda ao Rio de Janeiro. Tem anos que não vejo motos da Yamaha na mão de jornalistas cariocas e parece que eles não dão muita atenção ao setor, pois até o seu site, na área de imprensa, é velho, sem atualizações. Confiram em https://www3.yamaha-motor.com.br/imprensa, com notícias do início do ano, desatualizado e sem absolutamente nada sobre o seu último lançamento, a R15.

A motinho parece legal e é novidade, mas na verdade foi lançada em 2008 a sua V1.0. Em setembro de 2011 foi lançada a versão V2.0. A versão que somente agora nos chega já anda pela Malásia desde 2017 e Índia desde 2019. É a V3.0. Exatamente o mesmo modelo que é lançado aqui em 2024. Porque lançou ontem, aceita reservas mas só será entregue no final do ano, como modelo 2024.

E na Índia eles já estão na frente, vendendo a R15M, com significativos avanços, como suspensão dianteira upside down, controle de tração e painel TFT colorido. Pode ser que chegue aqui em 2028, se a defasagem de 4 anos se manter.

Leiam o texto da Yamaha, falando sobre a R15 brasileira:

“A nova moto carenada da Yamaha, a YZF-R15 ABS, estreia a categoria de motos sportfun, esportivas e divertidas. Irmã mais nova da R3 ABS, membro da família R-Series, tem potente motor monocilíndrico de 155 cc, com exclusiva refrigeração líquida e comando de válvulas variável, o VVA, que garante agilidade nas arrancadas e retomadas. Desenvolvido com o objetivo de eficiência e economia de combustível, atinge potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. A tecnologia DiASil da Yamaha, uma fundição do alumínio com silício, contribui para uma menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de performance. O câmbio de 6 marchas permite uma pilotagem emocionante e sua embreagem deslizante e assistida evita o travamento da roda traseira em frenagens bruscas e permite que as trocas de marcha sejam feitas de forma controlada e suave. O chassi do tipo Deltabox traz equilíbrio entre rigidez e leveza para entregar mais estabilidade em altas velocidades e curvas.”

Reserve a sua, clicando aqui ó.

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.