Lançamento Ninja ZX-4R SE 2024

Está rolando em São Paulo um evento de motociclismo no autódromo de Interlagos. Promovido pela Revista Duas Rodas, parece que está bombando mais do que os salões de moto, com as fábricas prestigiando e fazendo lançamentos durante o evento. O Motozoo® tem o pensamento de que “evento que não me convida, não merece a minha presença” e por isso não moveu uma palha sequer para ir lá dar uma olhada.

Alguns lançamentos durante o evento eram esperados e certamente esta Kawasaki 400 quatro cilindros é um deles. Desde as antigas 400 Four da Honda, não se vê uma moto com o motor tão pequeno com quatro cilindros por aqui. Os motivos são óbvios, 400cc é uma cilindrada pequena para um motor caro e relativamente sofisticado com um quatro cilindros. Como custa quase a mesma coisa fabricar um 400 ou um 600 quatro cilindros, mercadológicamente é melhor e mais fácil vender o de maior cilindrada, pois quem vai pagar caro, quer uma moto maior. As economias que se podem fazer em uma moto de 400cc são nos acessórios, como freios e suspensões, pois como a moto tem “apenas” 80 CVs, não precisa de um freio super-poderoso, como uma quatro cilindros de 1000cc exige.

Estas 400cc super equipadas existem muito por conta do mercado japonês, onde 400cc são um limite importante na categoria de habilitação e preço. Por incrível que pareça, para comprar uma moto acima desta cilindrada é necessária uma super habilitação e a moto tem que ser importada, para dificultar e encarecer.

Como eu já disse antes, apenas a Honda possui uma frota de imprensa que anda aqui pelo Rio de Janeiro para testes e avaliações. A Kawasaki jamais disponibilizou qualquer moto para a imprensa carioca. Devido ao interesse despertado pela pequena motinho verde, vou publicar aqui a parte do release de imprensa que recebi, falando sobre esta novidade. Espero um dia ter a oportunidade de provar uma moto destas e poder escrever a minha opinião. Enquanto isso, contentem-se com as palavras da própria fábrica:

“Anunciada, oficialmente, no início deste ano, a esportiva de 399 cm³ ganhou destaque mundial por se tornar o único modelo atual da categoria a ser equipado com um motor quatro cilindros em linha. Com estilo agressivo, inspirado nas cores e grafismos da Kawasaki Racing Team (KRT), o lançamento recebeu um propulsor totalmente novo capaz de entregar até 80 cv de potência máxima com o RAM AIR aberto em um giro superior a 15.000 rpm. Como resultado, além da performance incrível, o motor produz um ronco alto que remete diretamente aos modelos da maior cilindrada.

Equipada com um kit completo de tecnologias, que incluem Modos de Pilotagem Integrados (Sport, Road, Rain ou Rider), Modo de Potência, Controle de Tração Kawasaki (KTRC), Kawasaki Quick Shifter (KQS) – com mudanças para cima e para baixo –, Sistema ABS e ‘Embreagem Assistida & Deslizante’, a Ninja ZX-4R SE 2024 se posiciona como o principal modelo de entrada no mundo da esportividade, que alia recursos avançados ao motor mais potente da categoria.

Com o objetivo de proporcionar uma pilotagem extremamente ágil, a Ninja ZX-4R SE 2024 foi desenvolvida para ser uma moto leve e compacta.   

O novo motor DOHC de 16 válvulas e refrigeração líquida foi montado sobre um chassi inspirado na Ninja ZX-10RR do Mundial de Superbike, com quadro de treliça de alta resistência e freios de excelente performance. Para oferecer controle e segurança total até mesmo nas reduções mais bruscas, a esportiva vem equipada com discos duplos de ø290 mm na dianteira, com pinças em monobloco e montagem radial, e disco simples de ø220 mm na traseira. O moderno sistema de freios conta também com uma nova unidade de controle ABS da Nissin, que entrega uma frenagem ainda mais precisa.

Assim como nas suas irmãs de maior cilindrada, a Ninja ZX-4R SE 2024 traz uma posição de pilotagem mais esportiva – característica que a diferencia da Ninja 400. Com um tanque de combustível estreito e assento com estofamento rígido, a composição ergonômica proporciona maior conforto em percursos longos, além de agilizar a troca lateral de posição em pilotagens esportivas. O sistema de suspensão também contribui para o alto desempenho tanto nas pistas quando nas ruas. Equipada com componentes internos SFF-BP (Separated Function Fork Big Piston), o lançamento conta com garfo invertido de ø37 mm com ajuste de pré-carga da mola na dianteira e suspensão Horizontal Back-link na traseira, sistema que absorve as irregularidades da pista de forma progressiva.

Com transmissão de seis velocidades, rodas de cinco raios e pneus Pirelli DIABLO ROSSO™ III, a Ninja ZX-4R SE 2024 traz ainda a tradicional entrada de ar Ram Air, marca registrada dos modelos Ninja ZX.

O sistema é capaz de adicionar potência extra ao propulsor de 399 cm³ ao otimizar a entrada do fluxo de ar no motor, aumentando a potência para até 80 cv. Além da mecânica avançada, o lançamento traz uma porção de complementos encontrados nas motos mais recentes da Kawasaki. Entre as principais características, toda iluminação, incluindo faróis duplos, lanterna traseira, piscas e luz de placa são em LED. Além disso, possui tomada USB e conectividade via Bluetooth,que permite acesso ao aplicativo RIDEOLOGY THE APP, que fornece inúmeras informações da moto, tornando mais avançada a interação entre piloto e máquina.

Por fim, o lançamento traz ainda um painel digital completo, em TFT colorido de 4,3 polegadas. Com dois modos de exibição (Normal e Circuit), ele disponibiliza inúmeras funções, entre elas, velocímetro digital, tacômetro em estilo de barras, indicador de posição das marchas, medidor do nível de combustível, odômetro total e parcial, consumo de combustível atual e médio, autonomia de combustível, velocidade média, tempo de percurso, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, tensão da bateria, entre outros tantos.

Com a mecânica mais avançada da Kawasaki e equipada com os mais recentes recursos tecnológicos, a Ninja ZX-4R SE 2024 chega no país e no mundo para ocupar um espaço ainda vazio entre as esportivas de 400 cm³ e se tornar a única opção com motor de quatro cilindros em linha. Ainda sem preço e data de lançamento definidos, o modelo deve chegar as Concessionárias Autorizadas Kawasaki no último trimestre deste ano.

Importante ressaltar que a Ninja ZX-4R SE 2024 tem previsão de chegar a rede de concessionárias autorizadas Kawasaki em Outubro de 2023 com PPS (preço público sugerido) R$ 55.990 com frete incluso.

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.