Meus amigos, que corridaço hoje em Motorland Aragón. Aquelas corridas que vc não sabe o resultado até a última volta, tensão total.
Apesar de Fabio Quartararo ter largado em uma boa primeira fila, pelos treinos dava prá ver que seria uma corrida difícil para a Yamaha. Fábio está muito bem na moto, tirou esta volta para terceiro sabe-se lá de onde.
Já as Ducatis, que fizeram dobradinha para a largada, andaram forte, com Pecco na frente de Miller. Mas Pecco tem treinado e largado na ponta, mas nas corridas não tem correspondido ao amor que Gigi dá para ele. Até hoje, nunca tinha ganho uma corrida no MotoGP. E isso pesava contra ele, pois Marc Marquez adora esta pista, fez uma excelente largada e grudou nele até o final. Todos esperavam um bote certeiro de MM nas voltas finais, os botes vieram, mas Pecco segurou a onda lindamente, com uma Ducati que chegou ao final da prova inteirona de pneus e segurando boas linhas defensivas.
Linha defensiva contra MM é mais fácil, porque as linhas da Honda são quadradas como as da Ducati, difícil é segurar linha das Suzuki, por exemplo, que sambam atrás das outras motos e podem escolher qualquer lugar para passar. Foi uma disputa bacana pois tínhamos motivos para torcer para a primeira vitória de Pecco Bagnaia, um piloto jovem, rápido e gente boa, e também tínhamos motivos para torcer por uma vitória do Marc Marquez, em seu caminho para a total recuperação.
Com Pecco virando reloginho em 48, vimos MM sofrer para acompanhar a Ducati nas suas reacelerações. No miolo a Honda do baixinho até juntava nas freadas, mas como não dá para passar por cima, tinha que segurar e ver a Ducati sair das curvas sem dar chances de pegar um vácuo efetivo. Primeiro MM tentou induzir Pecco ao erro, botando pressão. Faltando cinco voltas partiu para a grosseria, escolhendo linhas impossíveis de segurar, e por isso foi repassado todas as vezes. Na última tentativa a linha era tão impossível que ele mesmo não conseguiu segurar, saindo da pista. Mas como tinham aberto mais de 4 segundos do terceiro, Mir, deu tempo de voltar na boa.
Incrível o fim de semana de Pecco Bagnaia, treinando bem, largando da pole e fazendo uma corrida exemplar. Guentou a pressão, deu o troco imediatamente, fez valer seu conjunto melhor do que o da Honda.
Incrível a corrida de Marc Marquez, finalmente chegou ao fim sem cair, botou uma pressão infernal na Ducati, foi de longe a Honda mais rápida, mesmo sem estar ainda 100%. Chegou no final da prova com o braço direito sentido e meio morto, parado. Dava prá ver que ele não queria mexer o braço. A cada corrida e a cada semana que ele não se recupera, os monstrinhos como Quartararo, Mir, Martin e agora Pecco, vão ficando mais perigosos. Antes bastava meio Marc para vencer estes moleques, agora não mais, tem que ser um Marc 100%, senão não dá.
O terceiro lugar de Mir foi para mim até surpreendente, andou demais em um resultado excelente. A Suzuki treina muito mal, a moto demora demais para ficar pronta, Mir nunca partiu da primeira fila, tem que vir de trás se gastando e aí não dá. Disse hoje que esperava mais da corrida, o que achei otimista demais, mas o fato é que ele se livrou de Miller e Aleix e estava até chegando em Marc Marquez. Excelente corrida para ele e para a Suzuki. Rins treinou pior ainda e partiu mais detrás ainda, chegando em “dôzimo”, muito pouco para ele e para a Suzuki. O campeão Mir firmou-se de vez como o melhor piloto da dupla, algo que até o ano passado não era claro.
Dali prá trás vimos a Aprilia de Aleix conquistar um sólido quarto lugar mas com Viñales tendo que comer muito feijão com arroz ainda com a moto. Tivemos bons pegas por todas as posições e vimos Fabio Quartararo brigar como um leão para chegar em oitavo lugar e limitar os danos contra Bagnaia e Mir. Para o conjunto da Yamaha de hoje, foi o que deu para fazer e não foi fácil. Bastianini andou bem, Lekuon andou bem até errar e ir para trás. As KTM é que estão sumidas, com o Miguelito apagadão. E nem vimos Valentino Rossi hoje, em uma pista que ele detesta e tradicionalmente não vai bem, ele foi mal mesmo, chegando em penúltimo lugar.
Linda corrida, disputada, vencedor inédito, um circuito bonito, público presente, o mar de homens de vermelho da Ducati Corse rindo à toa, a Honda se recuperando nas mãos da formiga atômica, tudo bacana, mas a Yamaha segue em direção ao título. Semana que vem devemos ter Dovi na Yamaha, vejam que legal. Vou adorar se ele já chegar dando pau no Viñales. Aguardemos…
Segurar o impeto do MM não é para qualquer um, Parabéns Pecco
Muito legal este teu espaço pra falar de Moto. Muito bom texto,
Parabéns !!!!!!!