Binder e KTM tiram onda na Sprint de Jerez

Corridasso de Brad Binder e da KTM na Espanha, com as européias surrando as japonesas no MotoGP.

As coisas estão ficando progressivamente piores para a Honda e Yamaha, porque Ducati, KTM e Aprilia só melhoram, e tanto a Honda como a Yamaha mostram-se impotentes para reagir. A Kawasaki arregou lá atrás… agora a Suzuki também. Sobraram apenas Honda e Yamaha e ambas parecem sem impulso  para reagir. Teremos testes na segunda após a prova e Quartararo já disse que a Yamaha não trará nada de novo com potencial para mudar a sua sorte. A Honda acena com o novo chassi europeu, o Kalex, está talvez se mexendo mais, mas tem sido pouco.

Hoje a primeira moto japonesa foi um distante Quartararo em décimo segundo, com o vencedor de Austin, Rins, em décimo terceiro. Patético para quem dominava o circuito até 2020.

Mas vamos voltar a corrida… As KTMs vieram andando bem desde os treinos, com o minúsculo Pedrosa mostrando porque é “Legend” e porque o circuito tem uma curva com o seu nome… baixou o cacete e virou tempos incríveis. Disse ele que nunca tinha virado em 36 nesta pista… o velho veio e arrasou. Largou e correu super bem.

As Aprilias andam bem no calor e tem um motivo. Desde o ano passado elas são as motos que mais possuem o que é chamado de “Grip mecânico”. Com a pista escorregadia e estas motos super potentes, não adianta produzir potência, tem que colocar ela no chão, senão o pneu patina. Nesta hora entra em ação o controle de tração eletrônico, que desliga a moto por microsegundos, diminuindo a potência e tentando controlar este spin. O Grip mecânico é a capacidade de esmagar o pneu no chão com controle, minimizando o uso do controle de tração. É um resultado complexo da geometria da moto como um todo, o que leva em consideração até o efeito giroscópico do motor. As Aprilias tem nisso uma de suas forças e com a pista quente, com Grip baixo, elas andam bem.

Aleix é um piloto rápido, corajoso e tem muita experiência nas RS-GP. Além disso vem sido pressionado por seu companheiro Maverick Viñales e agora por Miguel Oliveira, tem que mostrar resultados e descolou esta linda pole-position.

Apostou com a esposa que poderia trocar de barco se ganhar. Tem mais uma chance amanhã

Mas largou mal (vai colocar a culpa na moto) e nunca brigou pela ponta. Jack Miller largou bem, Binder largou otimamente e as KTM foram para a ponta e lá ficaram a prova toda. Binder cozinhou Miller até o bote final, quando tinha mais velocidade e abriu um tiquinho. Miller deu uma vacilada na última volta e deixou-se passar por Bagnaia, que fez grande corrida. Miller é um vacilão. Binder mereceu mais, estava visivelmente mais rápido, mas eu preferia uma vitória do australiano.

A Ducati é mestre em fazer o que fez… começar mal os treinos e vir melhorando constantemente. Sexta foi mal, melhorou para colocar Bagnaia em quinto na largada, de onde ele saiu como um foguete. Amanhã para o GP preparem-se, Bagnaia e a Ducati vão chegar muito fortes e são favoritos.

Aleix caiu sozinho e deixou como melhor Aprilia na pista o Miguelito, que resistiu bravamente ao Pedrosa que estava muito rápido, mas que não viu sentido em brigar de vida ou morte com o português. Miguel disputa o campeonato, Pedrosa é um piloto de testes de luxo, e muito educado, não teria sentido arriscar tudo para passar o Miguel. Digo isso porque o Miguel vinha pendurado e dando tudo, fechando portas e até crescendo para cima do Aleix com a sua moto “velha”. Para passar Pedrosinha teria que suar o macacão e espremer ele.

Com tanta ação na frente, Miller x Binder, Bagnaia x Martin, Aleix x Miguel, nem olhei para trás, o diretor de TV não mostrou. Martinator fez boa corrida e quase beliscou um terceiro com o erro do Miller. Foi gentil ao deixar o Miller voltar torto na sua frente. Marc Marquez não deixaria, por exemplo, kkkkk.

Com este resultado e com a provável vitória amanhã, Pecco Bagnaia e a Ducati Corse irão retomar a mão no campeonato e daí para frente terão tudo para abrir um caminhão de pontos na liderança.

O pífio resultado da Honda e de Mir, Rins, Nakagami, Bradl e Lekuona (sim, a Honda que nem apareceu hoje na transmissão, tinha 5 motos na pista), joga água nos fofoqueiros e enfermeiras que criticam Marc Marquez e devem fazer o multicampeão pensar… vale a pena se arriscar com esta muito ruim? A KTM já parece que mudou de idéia e poderia acolher ele por lá. Moto, provou que tem. A KTM está acelerando igual a Ducati, ou quase igual. Foi vergonhoso ver o campeão Mir cair disputando posição, atrás, de Augusto  Fernandez com uma GasGas.

Que venha a corrida de amanhã, amém. Todos os que caíram hoje não se machucaram.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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