Corridasso de Brad Binder e da KTM na Espanha, com as européias surrando as japonesas no MotoGP.
As coisas estão ficando progressivamente piores para a Honda e Yamaha, porque Ducati, KTM e Aprilia só melhoram, e tanto a Honda como a Yamaha mostram-se impotentes para reagir. A Kawasaki arregou lá atrás… agora a Suzuki também. Sobraram apenas Honda e Yamaha e ambas parecem sem impulso para reagir. Teremos testes na segunda após a prova e Quartararo já disse que a Yamaha não trará nada de novo com potencial para mudar a sua sorte. A Honda acena com o novo chassi europeu, o Kalex, está talvez se mexendo mais, mas tem sido pouco.
Hoje a primeira moto japonesa foi um distante Quartararo em décimo segundo, com o vencedor de Austin, Rins, em décimo terceiro. Patético para quem dominava o circuito até 2020.
Mas vamos voltar a corrida… As KTMs vieram andando bem desde os treinos, com o minúsculo Pedrosa mostrando porque é “Legend” e porque o circuito tem uma curva com o seu nome… baixou o cacete e virou tempos incríveis. Disse ele que nunca tinha virado em 36 nesta pista… o velho veio e arrasou. Largou e correu super bem.
As Aprilias andam bem no calor e tem um motivo. Desde o ano passado elas são as motos que mais possuem o que é chamado de “Grip mecânico”. Com a pista escorregadia e estas motos super potentes, não adianta produzir potência, tem que colocar ela no chão, senão o pneu patina. Nesta hora entra em ação o controle de tração eletrônico, que desliga a moto por microsegundos, diminuindo a potência e tentando controlar este spin. O Grip mecânico é a capacidade de esmagar o pneu no chão com controle, minimizando o uso do controle de tração. É um resultado complexo da geometria da moto como um todo, o que leva em consideração até o efeito giroscópico do motor. As Aprilias tem nisso uma de suas forças e com a pista quente, com Grip baixo, elas andam bem.
Aleix é um piloto rápido, corajoso e tem muita experiência nas RS-GP. Além disso vem sido pressionado por seu companheiro Maverick Viñales e agora por Miguel Oliveira, tem que mostrar resultados e descolou esta linda pole-position.
Mas largou mal (vai colocar a culpa na moto) e nunca brigou pela ponta. Jack Miller largou bem, Binder largou otimamente e as KTM foram para a ponta e lá ficaram a prova toda. Binder cozinhou Miller até o bote final, quando tinha mais velocidade e abriu um tiquinho. Miller deu uma vacilada na última volta e deixou-se passar por Bagnaia, que fez grande corrida. Miller é um vacilão. Binder mereceu mais, estava visivelmente mais rápido, mas eu preferia uma vitória do australiano.
A Ducati é mestre em fazer o que fez… começar mal os treinos e vir melhorando constantemente. Sexta foi mal, melhorou para colocar Bagnaia em quinto na largada, de onde ele saiu como um foguete. Amanhã para o GP preparem-se, Bagnaia e a Ducati vão chegar muito fortes e são favoritos.
Aleix caiu sozinho e deixou como melhor Aprilia na pista o Miguelito, que resistiu bravamente ao Pedrosa que estava muito rápido, mas que não viu sentido em brigar de vida ou morte com o português. Miguel disputa o campeonato, Pedrosa é um piloto de testes de luxo, e muito educado, não teria sentido arriscar tudo para passar o Miguel. Digo isso porque o Miguel vinha pendurado e dando tudo, fechando portas e até crescendo para cima do Aleix com a sua moto “velha”. Para passar Pedrosinha teria que suar o macacão e espremer ele.
Com tanta ação na frente, Miller x Binder, Bagnaia x Martin, Aleix x Miguel, nem olhei para trás, o diretor de TV não mostrou. Martinator fez boa corrida e quase beliscou um terceiro com o erro do Miller. Foi gentil ao deixar o Miller voltar torto na sua frente. Marc Marquez não deixaria, por exemplo, kkkkk.
Com este resultado e com a provável vitória amanhã, Pecco Bagnaia e a Ducati Corse irão retomar a mão no campeonato e daí para frente terão tudo para abrir um caminhão de pontos na liderança.
O pífio resultado da Honda e de Mir, Rins, Nakagami, Bradl e Lekuona (sim, a Honda que nem apareceu hoje na transmissão, tinha 5 motos na pista), joga água nos fofoqueiros e enfermeiras que criticam Marc Marquez e devem fazer o multicampeão pensar… vale a pena se arriscar com esta muito ruim? A KTM já parece que mudou de idéia e poderia acolher ele por lá. Moto, provou que tem. A KTM está acelerando igual a Ducati, ou quase igual. Foi vergonhoso ver o campeão Mir cair disputando posição, atrás, de Augusto Fernandez com uma GasGas.
Que venha a corrida de amanhã, amém. Todos os que caíram hoje não se machucaram.