Tri Campeão!

Grande Marquez, a Formiga Atômica.

Não vi a corrida de hoje, dormi. Tinha bebido uns piscos durante a noite e então a madrugada ficou inalcançável. Mas posso falar sobre o campeonato do Marc Marquez.

Nada diferente do que estamos lendo o ano todo, mas não custa escrever aqui no Motozoo®. Este foi um título muito merecido e de certa maneira mais valioso. Saiu do ano passado derrotado e brigado com um dos caras mais chatos do mundo com quem ficar brigado. Ficar brigado e sob o ataque do Valentino Rossi e sua multidão de fãs não é moleza não, é muita pressão. Some-se a isso, e parte disso, a sua fama e estilo de desmiolado, agressivo além da conta. Como tempero temos a sua Honda RCV 2016 com alguns problemas. Um coquetel indigesto, que ele e sua equipe gerenciaram de maneira absolutamente profissional e competente.

Se não fez as pazes com o Rossi, pelo menos conseguiu trazer até um nível aceitável. Belo RP e lição. Segurou a onda na pista e comemorou terceiros e até quartos lugares, quando ficou claro que era o melhor que podia ser feito. Em um ano passou de desmiolado a cerebral. Bela lição. E a Honda, que nunca é boba, veio melhorando a moto a cada corrida. Como não era perfeita, não exigia pneus perfeitos e isso fez diferença.

O caso da Yamaha é outro. A M1 parece ser uma unanimidade, é a moto mais acertada. Porém os novos pneus Michelin tem um comportamento que derrubou muito elas. Como só elas tem condições de chegar no limite deles, só elas caíram mais por isso. Parece que o pneu traseiro da Michelin é ótimo, mas o dianteiro tem uma faixa estreita de limite e que o feedback é ruim neste ponto. O piloto não sente o limite chegar. Além disso, este negócio de ter Rossi e Lorenzo na mesma equipe prejudica. Rossi precisa de um Colin Edwards, um perfeito número 2. Ano passado quase deu merda e este ano deu merda o tempo todo, agravado pelo fato de que o Lorenzo pulou para a Ducati. Custa muito para a Yamaha gerenciar isso, no RP e nas motos. A soma dos problemas dos pilotos, e dos pneus, fez as melhores motos, pelo menos no início do ano, caírem mais e com isso Marc se deu bem.

Rossi também está muito pressionado. Sabe que seu tempo está acabando, não ganha um campeonato desde 2009. Já perdeu 7 seguidos e para o ano que vem a Yamaha fez a cagada de trazer o Maverick Viñales. Vai dar merda. A Yamaha precisa se decidir se quer dar um último título ao Rossi ou não. Maverick vai consumir esforços incríveis da equipe e do Rossi, vocês vão ver.

twin-ring-motegi-2016-marc-marquez-on-top-1

Parabéns imenso para o Marc Marquez e Honda HRC. Foi um lindo campeonato. Virão fortes para o ano que vem. Parabéns também para a Dorna, que com suas mudanças fez um campeonato que vale a pena ser assistido.

Mário Barreto

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.