Takahisa Fujinami se despede do Mundial de Trial neste fim de semana em Portugal

‘Fujigas’, o carismático piloto japonês da Repsol Honda Team, vai pôr fim a uma longa carreira esportiva com uma participação final no Campeonato do Mundo TrialGP que se disputa este sábado em Gouveia, Portugal.

Após 26 temporadas no Campeonato Mundial de Trial, um número recorde de participações, 168 pódios, 34 vitórias, 7 vice-campeonatos e um título mundial, o piloto da Repsol Honda Team Takahisa Fujinami (Mie, Japão, 13/01/1980) irá encerrar a carreira no próximo sábado em Portugal.

Desde sua estreia em Navacerrada, Espanha, em 1996, aos 16 anos, ele passou mais de um quarto de século totalmente dedicado ao trial, colecionando várias conquistas importantes ao longo do caminho, incluindo o título do campeonato mundial conquistado em 2004. Além disso, o piloto japonês também quebrou vários recordes na especialidade, como o piloto mais jovem a vencer um campeonato mundial (Talheim, 1997) aos 17 anos, bem como o recorde do piloto mais idoso, alcançado no início de 2021 com um vitória na Itália aos 41 anos. De fato, este tipo de longevidade levou-o a tornar-se no piloto com maior número de participações em competições de elite, com 355, incluindo o evento deste sábado em Gouveia.

Com 34 vitórias – sempre com a Montesa-Honda – Takahisa Fujinami é o piloto com o quinto maior número de triunfos nas provas do campeonato mundial e é o quarto em número de pódios, superado apenas por Adam Raga, Toni Bou e Dougie Lampkin. Além disso, ele terminou entre os cinco primeiros do campeonato mundial em 20 temporadas consecutivas. Fujigas ‘também foi vice-campeão mundial em sete ocasiões. O número aumenta ainda mais com a contagem das competições indoor: um vice-campeão, uma vitória e 36 pódios em 139 provas. No Japão, ele também conquistou cinco títulos nacionais entre 1995 e 2001. Finalmente, ele participou de 15 eventos Trial du Nations representando a equipe japonesa, contribuindo para cinco finais de segundo lugar.

Muito obrigado, lenda!

Takahisa Fujinami 7

“Acredito firmemente que chegou a hora de fechar a cortina da minha carreira como piloto do campeonato mundial de trial depois de 26 anos na competição. Graças ao apoio de todos, durante este período, pude fazer prova minha profissão e atuar em um nível mais do que satisfatório por mais de um quarto de século. Muito obrigado.

Foram 26 anos excelentes. E tenho que agradecer também a minha família, que me apoiou desde o primeiro momento, meus companheiros, a marca, os patrocinadores e também a torcida que sempre me apoiou. Eu gostaria de cumprimentar cada um dos meus fãs, um por um, e espero fazer isso algum dia, para agradecê-los pelo enorme apoio que deram ao longo desse tempo.
A Honda Racing e a Montesa-Honda me deram uma moto para participar do campeonato mundial quando eu tinha 16 anos e, desde então, estou orgulhoso por ter lutado com essa equipe até o fim.
Ainda me lembro dos gritos e aplausos de apoio na minha estreia no Japão e também na Espanha: ‘Fujigas’ nasceu lá! A primeira vitória na Alemanha, os anos difíceis e complicados, mas também a alegria do título mundial em 2004. Faz muito tempo, mas é meu tesouro particular …
Também gostaria de lembrar em particular o Grande Prêmio do Japão em Motegi, que começou em 2000 e sempre teve um público tão entusiasmado. Obrigado novamente.
Quanto ao que vou fazer de agora em diante … Ainda não sei bem. Ainda não decidi o que vou fazer depois de me aposentar das competições, mas espero continuar envolvido nas provas de alguma forma. Tenho certeza de que tudo correrá bem na minha nova vida.”

Gostou? Então gaste alguns segundos para ajudar o Mário Barreto no Patreon!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.