Benelli TRK 902 Xplorer 2025
Após replicar o sucesso da 502 com a TRK 702, a Benelli em Pesaro pretende elevar o nível mais uma vez. A TRK 902 Xplorer, uma nova moto conceito que estreia na EICMA, revela parcialmente suas intenções. Construída em uma plataforma totalmente nova, a 902 Xplorer traz muitos recursos novos. A frente é mais compacta, com um nariz em forma de bico coberto por faróis de LED e uma luz DRL exclusiva. A traseira da moto é elegante e elevada, projetada para apontar decisivamente para cima. O quadro de treliça de tubo de aço aparece por baixo da carroceria, que ostenta uma cor fosca exclusiva “Jungle Fog”. Além disso, a moto possui faróis de neblina integrados e um para-brisa ajustável eletronicamente. Para os entusiastas de aventuras de longa distância, a Benelli equipou a TRK 902 Xplorer com uma caixa de ferramentas exclusiva localizada onde o assento do passageiro ficaria, junto com um grande tanque de combustível de 22 litros. No entanto, o destaque da Benelli TRK 902 Xplorer é seu novo motor bicilíndrico de 904 cc, avaliado em 100 HP e 90 Nm de torque. Este motor é uma evolução da unidade 800 da QJ. Pneus Pirelli Scorpion Rally, de tamanho 110/80-19” na frente e 150/70-17” na traseira, são montados em rodas raiadas.
Benda Motorcycles revela todas as novidades de 2025
A Benda Motorcycles, a inovadora marca de motocicletas que estreou no ano passado na EICMA, retorna a Milão com a nova linha 2025 de veículos de duas e quatro rodas, trazendo sua linha de veículos REDSTONE para a vanguarda. A Benda está destacando particularmente o novo ATV 550 com um motor V-twin de 550 cc capaz de fornecer 48 HP e bastante torque em baixas rotações. O quadro, a carroceria e os acessórios são todos desenvolvidos de forma independente pela empresa, o que promete uma viagem suave e sem vibração. O gerenciamento térmico e o sistema de resfriamento foram revisados para aumentar a ventilação no compartimento do motor. Um acelerador eletrônico foi adicionado para garantir uma resposta mais rápida e precisa do acelerador. A linha de motocicletas também retorna, apresentando a LFC700, Napoleonbob 250, Dark Flag 500 Commande e Chinchilla 350, pronta para revolucionar a experiência de pilotagem de cruiser com seu inovador sistema CVT (Continuously Variable Transmission). A maior novidade nos planos futuros da Benda Motorcycles é a adoção da tecnologia híbrida entre motores elétricos e de combustão, abrindo caminho para uma nova era para as motocicletas. “A sinergia dessas duas tecnologias permite que nosso híbrido de 350 cc supere o torque e a potência de um motor tradicional de 500 cc, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos”, explica Libo Liu, gerente geral e diretor de design da Benda Motor Europe.
Nunca ouvi falar…
Mondial Mud 452, com a aventura em mente
A estrela do estande da F.B. Mondial é a nova Mondial Mud 452. É uma moto off-road, projetada para atrair entusiastas off-road, mas também confortável em rotas rodoviárias. Esta pequena moto de aventura é movida por um motor bicilíndrico derivado do CFMOTO. Projetada por Rodolfo Frascoli, como a Piega 452, a Mud 452 apresenta um visual exclusivo. O para-lama é alto e a carroceria flui perfeitamente da carenagem até a traseira, em perfeito estilo rally-raid. Com um tanque de combustível de 17,5 litros e consumo de combustível de 3,4 l/100 km, ela promete uma verdadeira autonomia de nível Dakar. Os painéis externos cobrem amplamente o quadro e a mecânica, que ainda brilham quando olhamos para a folha de especificações. A altura do assento é de 890 mm e o peso é de 175 kg. O motor de comando de válvulas duplo no cabeçote fornece 48 HP, dentro dos limites da licença A2, e um torque de 39,1 Nm. Os destaques no departamento de chassis incluem um garfo invertido de 43 mm e rodas de 18 e 21 polegadas. O freio dianteiro tem uma pinça radial de quatro pistões. O Mud 452 estará disponível no mercado a partir de maio de 2025.
Vespa GTS 310, a mais potente de todos os tempos
A nova Vespa GTS 310 é a Vespa mais potente, ágil e rápida já feita nos quase 80 anos de história da motocicleta mais amada do mundo. No centro dessa evolução está o novo motor de 310 cc, uma unidade que, partindo da base do já ultramoderno motor de 278 cc refrigerado a líquido, o evolui profundamente, com mais de 70 por cento dos componentes completamente novos, com novas medidas e, portanto, com desempenho novo e aprimorado. O curso do monocilíndrico aumenta de 63 mm para pouco mais de 70 mm, trazendo o deslocamento de 278 para 310 cc e a potência para 25 cv. O torque também aumenta e, graças ao curso mais longo, a elasticidade do passeio. Essas são evoluções técnicas que melhoram a facilidade de condução. O torque entregue em baixas velocidades, dá uma aceleração poderosa, mas progressiva, em situações de desaceleração e reinicialização, típicas da direção urbana. Também são novidades no trem de força os injetores, a inclinação do cilindro, o sistema de partida e o design do cárter (que reduz significativamente o ruído mecânico e da correia de transmissão). Além disso, o novo motor Euro 5+ também é mais eficiente, reduzindo ainda mais as emissões de consumo de combustível.
Amo de paixão.
Moto Morini 3 1/2
A Moto Morini comemora o 50º aniversário do icônico modelo 3 1/2 apresentando seu sucessor na EICMA. O visual da nova Moto Morini 3 1/2 é clássico e dinâmico, com um formato que faz a moto parecer impulsionada para a frente. Vários detalhes chamam a atenção, do tanque de combustível de 15 litros ao assento estilo vintage de 78 cm de altura. Os faróis são de LED e o painel apresenta um display TFT com navegador integrado. O motor é um novo V-twin de 60°, 350 cc, capaz de 32,6 cv e 31 Nm de torque. O quadro é um trilho duplo de aço de berço único, complementado por um garfo invertido de 43 mm e um monoamortecedor ajustável de pré-carga montado em um braço oscilante de alumínio. As rodas são de 17 polegadas, equipadas com pneus 110/70 e 150/60, mas talvez a especificação mais significativa seja o peso, abaixo de 165 kg.
Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory na EICMA 2024
Entre os muitos lançamentos da Aprilia, a nova Tuono V4, disponível nas versões padrão e de fábrica, não poderia faltar. Atualizações significativas foram introduzidas para aumentar o prazer de pilotar e o desempenho. O motor V4 Euro 5+ de 65° agora apresenta corpos de borboleta maiores de 52 mm e um aumento no deslocamento de 1077 cc para 1099 cc, com potência máxima aumentada de 175 cv para 180 cv a 11.800 rpm. A aerodinâmica, redesenhada para melhor desempenho e maior proteção ao piloto, inclui um novo perfil de asa dianteira de superfície dupla, que permite uma carga vertical declarada de 2,5 kg a 250 km/h. Os painéis laterais e a traseira foram redesenhados, a dissipação de calor foi melhorada e um novo conjunto de luzes traseiras integrado no suporte da placa permite uma remoção mais rápida. Os interruptores do guidão são retroiluminados, os gráficos no painel TFT de 5 polegadas foram atualizados e a bateria de lítio ajuda a reduzir o peso. A eletrônica foi completamente reformulada, apresentando uma nova seção de algoritmo preditivo que antecipa a intervenção do controle com base em dados coletados da plataforma inercial de 6 eixos. O acelerador eletrônico Ride-By-Wire, três modos de pilotagem e três níveis de ABS de curva são mantidos, bem como os vários sistemas de controle do APRC (Aprilia Performance Ride Control). Novos pacotes de controle fazem sua estreia, disponíveis como complementos opcionais, com dois incluídos no modelo de fábrica e disponíveis para compra no modelo padrão (Track Pack e Comfort Pack), e um exclusivo para a fábrica (Race Pack), projetado para uso em pista. O Race Pack permite o mapeamento de pista curva a curva e a configuração das configurações de controle e suspensão Ohlins EC 2.0 de acordo com as preferências escolhidas antes de entrar na pista. Essa funcionalidade era anteriormente reservada apenas para motos de corrida.
Sou fã!
CV-R5, a primeira maxi scooter de aventura da Kymco
A Kymco revela sua primeira maxi scooter de aventura na EICMA: a Kymco CV-R5, estreando com um visual diferenciado com formas geométricas e linhas nítidas. Sua silhueta é caracterizada por uma frente com farol full LED. Outros elementos diferenciados incluem um guidão alto e descoberto, protetores de mão e um escapamento esportivo. O túnel central alto flui para o assento, a 800 mm do solo. Embaixo, há espaço suficiente para armazenar um capacete integral ou cruzado. Os recursos da CV-R5 incluem partida sem chave, um display TFT colorido com conectividade, ABS, controle de tração e monitoramento da pressão dos pneus. A Kymco CV-R5 é movida por um motor monocilíndrico de 427 cc com multimapa ride-by-wire. Ele fornece uma potência máxima de 34,4 HP e um torque máximo de 40 Nm. Ele apresenta uma transmissão automática CVT, com transmissão por corrente final como a das motocicletas de aventura. O quadro coloca o motor centralmente, enquanto a configuração da suspensão inclui um garfo invertido e um monoshock com sistema PTM (Pivoting Torque Management). A CV-R5 pesa 210 kg, com rodas de liga leve equipadas com pneus semi-knobby, tamanho 120/70-15 na dianteira e 150/70-14 na traseira.
CFMOTO revela a nova 675SR-R
A CFMOTO revelou a 675SR-R, sua primeira moto esportiva. O design aerodinamicamente otimizado é uma criação do departamento italiano de P&D na Modena 40. A parte frontal tem faróis de LED divididos, a traseira é curta e elevada, e o escapamento baixo ajuda a centralizar a massa. A 675SR-R é movida por um motor de três cilindros de 675 CC (diâmetro de 72 mm, curso de 55,2 mm) com comando de válvulas duplo no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro, para uma potência máxima de 95 cv a 11.000 rpm e torque de 70 Nm a 8.250 rpm, muito do qual está disponível imediatamente. O motor é acoplado a uma caixa de câmbio de 6 velocidades com Quick Shifter de mudança de marcha padrão por meio de uma embreagem multidisco úmida com anti-hopping. A 675SR-R é capaz de atingir velocidades máximas acima de 220 km/h. O quadro é de aço tubular com um braço oscilante de alumínio curvo. A suspensão é feita pela KYB, com um garfo invertido de 41 mm totalmente ajustável e um único amortecedor com pré-carga de mola ajustável e amortecimento de retorno. O sistema de freios usa discos de 300 mm com pinças radiais J. Juan de quatro pistões, na traseira usa um disco de 240 mm com pinça de pistão único. A 675SR-R tem uma distância entre eixos de 1.400 mm, 23,7° de ângulo do tubo de direção e 93,2 mm de trilha, com um peso em ordem de marcha de 198 kg (tanque de 15 litros cheio a 90 por cento). O equipamento inclui controle de tração que pode ser ajustado em dois níveis ou desligado, tela TFT de 5 polegadas com conectividade Bluetooth e aplicativo CFMOTO Ride dedicado, dois soquetes USB (um tipo C) e atualizações de software OTA.
Nova Panigale V2 2025
A totalmente nova Panigale V2 abre uma nova era para as motos esportivas da Ducati. Baseada no novo motor V2, significativamente mais leve que a Testastretta anterior, a moto, graças à otimização geral dos componentes, chega a um peso incrível de 176 kg pronta para pilotar. Nesta configuração, a V2 entrega 120 cv com um torque máximo de 93,5 Nm. A Panigale V2 se beneficia de toda a pesquisa feita na V4, adotando algumas soluções como o novo braço oscilante. O pacote eletrônico é muito abrangente, incluindo IMU de 6 eixos, controle de tração, controle de freio motor, anti-wheelie e Sport ABS com sistema de deslizamento por freio. Tudo é gerenciado por quatro modos de pilotagem que o piloto pode personalizar totalmente. Duas versões estão disponíveis, diferindo principalmente no departamento de suspensão. A Panigale V2 usa um amortecedor Kayaba e garfo Marzocchi, enquanto a Panigale V2 S apresenta suspensão Öhlins. Ambas as versões vêm com um sistema de freios Brembo completo com pinças monobloco M50 e discos dianteiros de 320 mm. Pneus supersport verdadeiros são instalados, com uma dianteira 120/70-17 e uma traseira 190/55-17.
Sem Desmo, sem quadro Trellis, sem monobraço, sem embreagem seca. Só sobrou a cor. Uma Audi Moto. RIP
A nova Lambretta J Starwave comemora 60 anos do histórico modelo J
A Lambretta celebra o 60º aniversário do modelo J na EICMA 2024 com uma edição especial, a Lambretta J Starwave. A conexão com o original vai além do nome. A Lambretta J, ou Junior, de hoje é uma scooter leve (135 kg), com dimensões pequenas a médias (altura do assento de 790 mm), refazendo a mesma filosofia de 60 anos atrás, com o objetivo de atrair um público mais jovem. A Lambretta J Starwave se inspira no mundo do surfe e da “cultura de praia”. Uma característica distintiva é um elemento de design semelhante a uma prancha de surfe montado no escudo frontal, servindo como uma adição estética exclusiva e personalizável. A empresa também apresentou vários kits de personalização no evento, incluindo listras frontais e para-lamas. Os painéis laterais retangulares alongados ecoam as linhas clássicas da Lambretta, assim como a silhueta “longa e baixa” inspirada na tradição americana. Este estilo é complementado por um assento longo e minimalista e um farol hexagonal icônico – uma marca inconfundível da marca italiana. A linha de modelos J inclui duas variantes de motor de quatro tempos, quatro válvulas e refrigeração líquida. O J125 tem um motor de 124,6 cc com 12,2 HP e 11,5 Nm de torque, enquanto o J200, com um motor de 174,5 cc, aumenta esses números para 17 HP e 15,5 Nm. A nova Lambretta J Starwave estará disponível a partir de junho de 2025.
Meu pai foi lambreteiro. Uma de minhas lembranças mais antigas, é andar em pé na frente dele, com a mamãe atrás na garupa.
HONDA CRF300L E RALLY 2025
A edição de 2024 da EICMA também é uma oportunidade para a Honda relançar os modelos CRF300L e CRF300 Rally. Depois de alguns anos, esses modelos recebem atualizações simétricas. O motor de 286 cc, 27,3 cv e 26,6 Nm de torque agora atende à homologação Euro5+ e, graças a uma nova orientação do ventilador de resfriamento e um novo design do painel lateral, expele o ar quente com mais eficiência. Na frente do chassi, tanto o garfo invertido de 43 mm da Showa quanto o amortecedor Showa com articulação Pro-Link são ajustados em amortecimento hidráulico. A cereja do bolo: as luzes e indicadores agora são de LED.
Royal Enfield lança a nova marca de motocicletas elétricas Flying Flea
A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga e está em operação há mais de 123 anos. No entanto, isso não a impediu de olhar para o futuro. Na EICMA 2024, ela estourou no mundo das motocicletas elétricas com o lançamento de uma nova marca dedicada: Flying Flea. O nome se origina da motocicleta de mesmo nome produzida pela Royal Enfield na década de 1940. Projetada para ser lançada de paraquedas em zonas de guerra, a Flying Flea era conhecida por sua leveza e agilidade. Esse espírito é revivido hoje na nova marca. O primeiro modelo da linha Flying Flea é chamado de FF-C6 e apresenta um design retro-futurista. Inspirado no modelo original, ele tem um garfo Girder de alumínio forjado, que lembra as motocicletas das décadas de 1920 e 1930. O quadro também é feito de alumínio forjado, leve e durável, enquanto o compartimento da bateria de magnésio reduz o peso e melhora o resfriamento. Há também uma variante no estilo scrambler chamada “S6”. O FF-C6 permite ajustes independentes para configurações de aceleração, frenagem e regeneração. Além disso, o sistema é constantemente atualizado Over The Air, e há a opção de dar partida na moto simplesmente com seu smartphone. Projetado para mobilidade urbana, o Flying Flea FF-C6 oferece aceleração twist-and-go e garante estabilidade ideal graças ao ABS de curva.
Moto Guzzi V100 Mandello 2025: apresentando radar e edição especial “Wind Tunnel”
A linha 2025 da Moto Guzzi V100 Mandello está se expandindo e aprimorando suas ofertas. Do ponto de vista tecnológico, a versão S ganha o sistema PFF Rider Assistance Solution, baseado na tecnologia 4D Imaging Radar desenvolvida na Itália pela Piaggio Fast Forward. Este sistema, com radares dianteiros e traseiros, habilita funções como Forward Collision Warning (FCW), Blind Spot Information System (BLIS) e Lane Change Assist (LCA). O restante do extenso equipamento permanece inalterado, incluindo, entre outros, a plataforma inercial, suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0, quick shifter eletrônico bidirecional e manoplas aquecidas. Além disso, junto com as versões padrão e S, a Moto Guzzi também apresentará na EICMA 2024 a edição especial Wind Tunnel, celebrando 70 anos do túnel de vento Moto Guzzi. Caracterizado por uma pintura dedicada vermelha e preta com detalhes dourados, o V100 Mandello Wind Tunnel é baseado na versão S, mas não inclui o sistema de radar. Toda a gama também recebe atualizações de transmissão já introduzidas no Stelvio, a fim de proporcionar trocas de marchas mais suaves e precisas.
Minha Guzzi atual preferida. V100 Mandello, nas cores da aviação italiana.
Voge Valico 625DSX, deslocamento e potência aumentados
A Voge atualizou o 525DSX, transformando-o no novo 625DSX. A principal mudança é o motor, que aumentou o deslocamento de 494 para 581 cc. A potência também cresceu de acordo, atingindo 63 HP, com 57 Nm de torque. Também haverá uma versão A2 restrita disponível. Este motor é um membro estressado do chassi, que foi atualizado. A distância entre eixos aumentou em 15 mm (agora 1.465 mm), e a altura do assento aumentou de 815 para 835 mm. A suspensão apresenta um garfo invertido KYB de 41 mm e um monoamortecedor traseiro com articulação. As rodas são raiadas, medindo 17 e 19 polegadas, com pneus Metzeler Tourance sem câmara. Para os entusiastas do off-road, o sistema de freios da Nissin inclui um ABS comutável. A carroceria tem um visual familiar, com um tanque de combustível de 17 litros e uma frente estilo bico, encimada por faróis de LED e um para-brisa ajustável. Atrás dela, há um novo display digital com tecnologia IPS, conectividade com smartphone e navegação curva a curva.
Aprilia Tuareg, uma nova versão Rally para 2025
Após os sucessos de corrida alcançados por Jacopo Cerutti e GCorse, a Aprilia, em colaboração com os irmãos Guareschi, cria uma versão de produção da Tuareg Rally. A moto mantém sua alma de corrida, mas se move ainda mais em direção ao off-road, dado o para-lama alto, as suspensões Kayaba com curso de 240 mm que são mais rígidas do que uma Tuareg padrão e o guia de corrente reforçado. Depois, há o protetor de cárter de alumínio, protetores de mão de metal e o novo escapamento de titânio SC Project, bem como o esquema de cores ‘Race Racing’. A Tuareg Rally é mais alta do que a versão padrão graças ao assento elevado de 20 mm, guidão mais alto e suspensão com menos afundamento estático. A versão padrão da Aprilia Tuareg também passa por algumas mudanças: um novo mapa do motor, corpos de aceleração aumentados de 48 mm para 52 mm, o sensor de pressão dos pneus TPMS e o assento de conforto aquecido são todos introduzidos. Duas cores estão disponíveis: Tornado Green e Hailstorm White.