O bigode ficou para a última etapa. Quase foi hoje. A Ducati terá um ano esportivo espetacular, pois tem praticamente nas mãos o título do MotoGP e o do WSBK.
Com a vantagem que tem, a única maneira de Pecco perder é marcar zero pontos em Valência e Fabio Quartararo vencer. Pode acontecer, mas é muito pouco provável.
A prova de hoje foi como deveriam ter sido todas as provas da segunda metade do campeonato, com o conjunto de Ducati+Pecco, ou Ducati+Bastianinni vencendo e o Fabinho ali chegando em terceiro ou quarto, que é a incrível posição do seu conjunto na pista. Com a vantagem que tinha, mais de 90 pontos, de 5 em 5 pontos o Pecco não conseguiria chegar nele. Mas a Yamaha fracassou muitas vezes, marcaram 0 pontos muitas vezes nesta segunda metade e aí mermão… babou.
Recapitulando… a Ducati se enrolou com a GP22. Tanto que as GP22 oficiais rodam com o motor da GP21. A moto custou a ficar pronta e até hoje não sei se ela é melhor do que a GP21, visto que o Enea chega muito perto e fácil nas GP22 nos finais de prova. A Yamaha, que quase não mexeu na M1 campeã, começou errando pouco e abriu muitos pontos de vantagem. Porém, a GP22 evoluiu, a M1 não, todas as Ducatis evoluíram bastante e no final a Ducati vai fazer barba, cabelo e bigode no MotoGP. Vai levar o título de pilotos com o Pecco, já levou o de construtores e hoje levou o de equipes.
Pecco não tem uma personalidade muito brilhante para um campeão do mundo, mas Mir também não tem e venceu muito pouco para ser campeão, acho que apenas 1 vez. Pecco não, venceu muitas vezes e anda forte. Livre da pressão da Ducati depois que for campeão, talvez se solte mais, mas vai enfrentar o Enea, briga boa.
Hoje o Pecco largou como um foguete, andou forte o tempo todo, foi empurrado e empurrou o Enea Bastianinni, fez uma corrida de campeão.
Enea mais uma vez se sobressaiu sobre o Martinator, que caiu de novo, e fez questão de mostrar que em certa parte da prova estava muito mais rápido do que o Pecco. Chegou a passar, mas acho que o Pecco reagiu bem.
Quartararo andou o melhor que pode, largou bem também e hoje arrancou de sua Yamaha M1 110%. Não tivesse caído e zerado 2 corridas, ainda estaria no jogo.
A Aprilia é que está andando para trás agora no finalzinho, hoje saiu da briga.
No WSBK Alvaro Bautista segue vencendo em direção ao título e finalmente a Ducati terá uma Panigale campeã do mundo. Até hoje não tem, Carlos Checa venceu em 2011 com 1098R.
Parabéns para a Ducati, parabéns ao Pecco e Bautista. Agora é só ter calma.