Arte de Criar Mitos

A noite em Bolonha representou a estreia mundial de “Centauro”, uma obra de arte criada pelo talento de Paolo Troilo a partir de um dos exemplares da série limitada Ducati Streetfighter V4 Lamborghini Speciale Clienti e criada como continuação de “Minotauro “, uma pintura do artista de 2021 na carroceria de um Lamborghini Huracán EVO.

Paolo Troilo (Taranto, 1972) é um artista italiano conhecido por sua técnica única de pintura a dedo hiper-realista, única no mundo. “Centauro” é pintado com esta técnica na representação figurativa dos braços de um homem dobrados em aceleração que emergem dos dois lados do tanque, e é completado com outras ferramentas na decomposição geométrica abstrata que caracteriza as restantes partes do tanque da motocicleta. Esta obra combina mito e realidade, encarnando uma força sobre-humana que se funde com a racionalidade potenciada pelas formas e volumes do Streetfighter V4, transmitindo assim potência e um sentimento ilimitado de confiança nas próprias capacidades.

A ideia de “Arte de Criar Mitos” nasceu em setembro de 2022, ao mesmo tempo que a estréia mundial da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, o segundo capítulo da colaboração entre as duas empresas depois da Diavel 1260 Lamborghini. Com a Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, uma motocicleta capaz de combinar os valores de esportividade, exclusividade e fascínio é apresentada em uma edição limitada e numerada de 630 exemplares caracterizada por uma pintura brilhante em Citrea Green e Dac Orange. Mas a singularidade deste projeto não termina aqui: nessa ocasião, de fato, a Ducati e a Automobili Lamborghini comunicaram que tinham pensado numa série ainda mais exclusiva de 63 unidades, denominada Speciale Clienti, que permitiu o contato de 63 clientes da Lamborghini. diretamente com o Centro Stile Ducati e configure sua Ducati Streetfighter V4 Lamborghini com cores, carroceria e aros exatamente iguais aos de seu Lamborghini. Entre estes 63 clientes está também o dono do “Minotauro”, que por isso pediu à Ducati, à Automobili Lamborghini e ao artista Troilo que dessem vida à obra de arte “Centauro”.

O evento “Arte de Criar Mitos”, reservado para 200 convidados Ducati e Lamborghini, contou com a participação dos CEOs das duas empresas: Claudio Domenicali e Stephan Winkelmann. Os executivos aproveitaram para sublinhar a estreita colaboração entre duas excelências italianas que contribuíram para escrever a história da Motor Valley e que continuam a trabalhar em sinergia em numerosos projetos. “Centauro” e “Minotauro” são o exemplo perfeito da beleza que surge da parceria entre duas marcas reconhecidas mundialmente pelo seu design icônico: um projeto único e irrepetível em que o talento de um artista de renome internacional tornou possível criar um forte ligação com o mundo da arte numa combinação de dinamismo, poder e emoções.

O evento de quinta-feira, 1 de fevereiro, organizado em colaboração pela Ducati e Automobili Lamborghini, insere-se no contexto da ART CITY Bologna e representa uma parte da participação do fabricante de motos com sede em Bolonha na edição de 2024 da Arte Fiera. A Ducati é de facto parceira da importante feira de arte moderna e contemporânea de Bolonha, apoiando o “Percorso”, o itinerário que liga algumas das galerias através do tema comum do desenho, e estabelecendo o “Prémio Officina Arte Ducati” para os mais merecedores obra de “Percorso”. Além disso, durante o período de abertura da Arte Fiera (2 a 4 de fevereiro), a Ducati exibirá a escultura em mármore “Fortitudo Mea in Levitate” nos corredores 25 e 26.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.