Yamaha ganha tudo no WorldSBK e WorldSuperSport em 2021

Toprak Razgatlıoğlu desfrutou de uma campanha sensacional ao título do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, que se resumiu à penúltima corrida da temporada na Indonésia, com a Yamaha ganhando todos os títulos oferecidos no Campeonato Mundial de 2021 WorldSBK e FIM Supersport.

Na manhã de domingo no Circuito Internacional de Rua Mandalika, Razgatlıoğlu cruzou a linha para terminar em segundo lugar na Corrida 1, o que garantiu que ele fosse coroado o campeão do WorldSBK 2021, o primeiro para um piloto turco e o primeiro da Yamaha desde que Ben Spies venceu em 2009. O piloto de 25 anos terminou a temporada com 13 vitórias, 29 pódios e três pole position, após uma batalha pelo título que fez história com Jonathan Rea da Kawasaki.

As performances sensacionais de Razgatlıoğlu e do companheiro de equipe estreante Andrea Locatelli viram a Pata Yamaha com a equipe Brixx WorldSBK serem coroadas campeãs por equipes, enquanto a Yamaha conquistou o título de fabricante pela primeira vez desde 2007, graças aos esforços de todos os pilotos e equipes.

A GRT Yamaha WorldSBK Team foi a melhor equipe independente, cortesia do campeão dos Independent Riders Garrett Gerloff e do companheiro de equipe Kohta Nozane, que marcou o melhor resultado em sétimo na final da Indonésia, encerrando sua primeira temporada.

O estreante do ano foi atribuído a Locatelli, que conseguiu quatro pódios a caminho do quarto lugar da geral no campeonato de pilotos, o que marca o estreante com melhor posicionamento da Yamaha desde 2011.

Dominique Aegerter já havia conquistado o título de pilotos do WorldSSP na penúltima rodada na Argentina, tornando-se o nono piloto da Yamaha a ser coroado campeão, vencendo 10 corridas e terminando no pódio 16 vezes.

A Yamaha selou seu quinto campeonato consecutivo de fabricantes do WorldSSP em Jerez, enquanto a batalha pelo título das equipes foi perdida, com a Ten Kate Yamaha WorldSSP Supported Team vencendo.

Evan Bros Yamaha Steven Odendaal da equipe de suporte do WorldSSP e Manuel Gonzalez da ParkinGO Yamaha terminaram em segundo e terceiro no campeonato, enquanto Kevin Manfredi foi o vencedor do WorldSSP Challenge.

Andrea Dosoli
Gerente da Yamaha Motor Europe Road Racing

“Tem sido uma temporada incrível, uma palavra que não justifica o quão bom foi este ano. A Tríplice Coroa no Campeonato Mundial de Superbike da FIM é algo que significa muito. Acredito que foi a melhor temporada da história do WorldSBK. Não me lembro de uma temporada em que três pilotos e três fabricantes lutem a cada volta, a cada corrida pelo pódio. O nível de competição tem sido tão alto, devo dar os parabéns a Toprak e à equipe pelo fantástico trabalho. Toprak não cometeu erros e tem sido muito bem apoiado por uma equipe forte. Depois de uma temporada difícil em 2020, embora tenha sido difícil chegar aqui, conseguimos entender melhor o que os pilotos precisam para chegar ao pódio.

“Estabelecemos uma forma de trabalhar muito eficiente, por isso, graças aos engenheiros, Yamaha no Japão, Toprak e à equipe. Já se passaram 12 anos desde que conquistamos o título de pilotos, mas desde que voltamos conseguimos melhorar passo a passo e o que torna este ano tão especial é que o nível de competição é como nunca antes visto. Isso significa muito para todos nós.

“Gostaria de parabenizar Garrett e a equipe GRT Yamaha pelos títulos de Pilotos e equipes independentes. Não foi uma temporada fácil, mas esta é uma grande conquista que tenho certeza que eles vão construir para o próximo ano. Que ano também para Andrea, que foi quarto na classificação geral em sua primeira temporada, enquanto ele também foi eleito o estreante top. Isso mostra que o programa de step-up da Yamaha está realmente funcionando bem e que estamos entusiasmados com o futuro.

“Além disso, temos tido muito sucesso a nível nacional, vencendo BSB, MotoAmerica, JSB e outros, o que mostra o quão bom é o pacote Yamaha R1. Não tem sido apenas um ano fantástico para a Yamaha no WorldSBK, mas também no WorldSSP, onde conquistamos o título como fabricante, piloto e equipe, então mais uma Triple Crown para nós lá. Parabéns a Dominique, Ten Kate Yamaha e, claro, todas as equipes Yamaha que fizeram um trabalho excelente. ”

Gostou? Então gaste alguns segundos para ajudar o release Imprensa no Patreon!

Um comentário em “Yamaha ganha tudo no WorldSBK e WorldSuperSport em 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.