MotoGP Portimão 2021

É meus camaradas, acabei agora de assistir a corrida do MotoGP em Portugal. Não sei porque, e não procurei também, hoje o MotoGP veio logo após o Moto3, onde o Acosta sensação venceu novamente. Não vi o Moto3 todo, só as voltas finais e foram apertadas como sempre. Este Acosta é muito bom…

No MotoGP deu um resultado previsível, venceu o vencedor da última corrida, com a Yamaha que venceu as duas primeiras provas, com o cara que foi o mais rápido e consistente nos treinos. Nos treinos ninguém deu tantas voltas seguidas e fácil em 39 como Quartararo. Fez a pole. Era o favorito.

Tudo bem que desclassificaram Bagnaia e Viñales em suas voltas rápidas. A Ducati porque andou sob bandeira amarela e Viñales excedeu os limites da pista, coisa que ele jura que não fez.

Depois de uma emocionante homenagem conjunta com a F1 a Fausto Gresini o pau comeu em Portimão

Da pole Quartararo andou para trás, com boa largada de Zarco, das Suzukis (finalmente) e até de Marc Marquez. Falando de MM… que impressionante o seu desempenho durante o fim de semana, sempre a melhor Honda na pista. Andando com esta molecada que vem se pegando firme tem 1 ano, visivelmente sem ritmo e conservador em sua pilotagem, MM botou a única Honda no Q2 e largou de um ótimo sexto lugar. Gênio.

Zarco finalmente liderou um GP este ano, até ser passado por Rins e Quartararo, que com seu ritmo de corrida incomparável, veio passando todo mundo. Passou até o Alex Rins, que deu uma canseira infernal no francês, batendo recorde em cima de recorde até cair e deixá-lo tranquilo. O ritmo de corrida foi fortíssimo, enquanto Rins esteve na pista, o francês teve que suar, mas parece que a Suzuki estava andando mais no limite para virar em 39. Uma pena, torço muito pela Suzuki.

Zarco ficou para Mir, e ficaram trocando de posições ali para o terceiro lugar no pódium. Mir passando no miolo e a Ducati atropelando na reta. Até Zarco cair.

Daí prá frente vimos a chegada de Bagnaia, rápido, mas no mesmo esquema, no motorzão na grande reta, uma boa corrida de Morbidelli com sua moto velha, Brad Binder com a melhor KTM e a Aprilia na frente de Marc Marquez. Todos relativamente perto no visual. Até Aleix Espargaró 8.8 segundos, não é tão perto assim no cronômetro. MM, o próximo, aliviou no final e chegou a 13 segundos, foi muito festejado no box e chegou emocionado e com dores no braço.

Muitas quedas importantes na prova. Miller, Zarco, Rins, Oliveira. Todos caíram na frente de MM, o que explica um pouco sua posição final tão boa.

Vamos então para as análises. A Yamaha está com uma moto boa, a melhor moto. Ganhou todas as provas até agora. Seu ponto fraco parece ser Viñales que hoje fez uma prova ridícula. Viñales ou ganha ou desaparece. Vamos ver se Quartararo mostra o resultado de seu tratamento e análise e fica estável, ano passado ele espanou um pouco. Se Quartararo se firma como primeiro piloto da Yamaha, e se ganha o campeonato, vai ficar ruim para o Maverick Viñales, que foi contratado para ser campeão e não tem personalidade para ser massacrado pelo segundo piloto. A Yamaha deu show de bola.

A Ducati reflete sua condição conflituosa interna. Sempre acham coisas boas para colocar em seus releases de imprensa, está na vice-liderança do campeonato, mas Miller que seria o seu principal piloto está fracassando até agora perdeu as 3 primeiras provas para a Yamaha. Só digo que Dovi motivado venceria estas 3 até agora, kkkkkkk. Mole.

A Suzuki tem dois excelentes pilotos, rápidos, jovens, agressivos, um deles já campeão do mundo, uma equipe que parece continuar redondinha mesmo com a saída do Brivio. E o Covid andou zoando a equipe, hoje por exemplo, Mir teve que usar um chefe de equipe emprestado, pois o seu está de quarentena. Hoje por um tico não venceria com Rins e colocaria 2 no pódium.

A KTM decepcionando até agora. Petrux se arrasta lá atrás e hoje, uma pista onde venceu ano passado com Oliveira, fez uma corrida boa com Brad Binder, mas esperava-se a briga pela vitória do português.

A Aprilia parece que finalmente adquiriu uma consistência que não tinha. É uma moto rápida, pode e deve ficar mais rápida, mas sem quebrar. Já torço para vê-la na mão de Dovi andando nas corridas.

A Honda agora vai voltar a andar. MM vai melhorar, a Honda vai voltar para a ponta. Se eu fosse Alex Marquez, Pol Espargaró ou Nakagami, eu estaria arrasado. Meio MM anda mais do que os 3 juntos. MM inclusive já está na frente de Valentino Rossi no campeonato!!!

Este campeonato é muito legal. Início de campeonato, muita coisa vai acontecer e tudo o que eu falei acima, pode mudar. Matemáticamente até Rossi pode ser campeão ainda.

Abraços
Mário Barreto

Gostou? Então gaste alguns segundos para ajudar o Mário Barreto no Patreon!

3 comentários em “MotoGP Portimão 2021”

  1. J Miller está sendo a decepção das Ducatis. VR46 deveria para logo está acabando com suas estatísticas. MM é um mostro,mesmo debilitado fisicamente demostrou que Jajá estará brigando pelo título.
    Para fechar se F Bagnaia não largasse em 11° ele tinha fortes chances de brigar com Quartararo.

  2. Salve Mario. O deslocamento de horários – só na Europa – e para não haver coincidências com a F1, segundo a FIM e a Dorna. “Sic transit glória mundi …”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.