O Diretor Geral da Ducati Corse, o departamento de corridas da Ducati, Luigi “Gigi” Dall’Igna acredita que a GP15 pode vencer já em sua temporada de estréia. A Ducati não ganha uma corrida no MotoGP desde 2010 com Stoner.
A moto revelada ontem é a primeira totalmente desenhada por Gigi, que é o pai da Aprilia RSV 4, uma moto campeã. Contratado a peso de ouro da Piaggio (dona da Aprilia), a expectativa é grande.
Gigi vai correr contra ele mesmo, pois no SBK ele já corre de Panigale contra RSV4 (10×0 para a RSV4) e no MotoGP a Aprilia de Bautista e Melandri é baseada no motor da RSV4, agora com válvulas pneumáticas e um pistãozão de 81mm.
Gigi já fez mágica com a GP14, uma moto que foi o resultado de violentas adaptações em seu projeto. Conseguindo reduzir para menos de 10 segundos a diferença no tempo total das provas.
Lembrando… a GP11 foi desenhada para ser como a Panigale, uma moto sem chassi, um desenho original de Felippo Preziosi. Porém, ao subir na moto o Rossi foi péssimo e o projeto não foi desenvolvido. Rossi e Burguess exigiram e conseguiram que a Ducati Corse fizesse as pressas um quadro de alumínio do tipo twin spar, vejam bem, coisa que ela nunca fez, pois as motos anteriores eram todas com quadro de treliça. Inclusive o primeiro quadro nem foi feito na Ducati e sim na Inglaterra. Tinha tudo para dar errado pois o principal componente, o motor, foi desenhado para outro uso, mais alto, para segurar a frente e a traseira da moto. Para complicar foi bem no meio da transição de comando para a Audi, com demissões. Então as GP12, GP13, foram motos bacalhau, aguardando um projeto novo. A GP14 é a GP13 um tico evoluída. Agora não, é uma moto totalmente nova.
Diz Gigi:
“Our aim this year is very ambitious, because we want to win at least one race. We know that it is an extremely tough objective, but we are used to accepting the most difficult of challenges.
“Winning a race means finishing ahead of two giants like Honda and Yamaha and their four riders, who are for sure four of the strongest, but this in any case is our aim and we know we can count on Andrea Dovizioso and Andrea Iannone, who in my opinion are capable of fighting on equal terms with their adversaries.”
O mais perto que a Ducati esteve da vitória em 2014 foi o quarto lugar do Dovi em Misano, quando chegou a 5.5s do vencedor, Rossi.
Ainda não foram revelados maiores detalhes sobre o novo motor Desmosedici que dizem eles, tem aspectos revolucionários.
O que sabemos e precisamos, é que o novo motor é bem menor e centrado, permitindo mais regulagens para a roda dianteira e que pode ser girado no também novo quadro muito mais do que o antigo. Nada foi comentado sobre a nova caixa de marchas, o quanto ela é rápida comparada com o top da categoria, a Honda. Neste item nem a Yamaha conseguiu mostrar algo do mesmo nível, embora esteja prometida para o próximo teste.
A moto é mais fina, com uma traseirinha de Panigale e podemos ver que as descargas dos cilindros de trás saem pelo lado direito, antes saíam uma de cada lado.
Acho que podemos sim esperar uma vitória em 2015, a Ducati estreou no MotoGP e venceu com o Capirossi na temporada de estréia. Dovi e Maniac Joe são bons pilotos e a GP15 parece ter boas credenciais. O perigo é a juventude do projeto.
Mário Barreto