Comentários sobre o troca troca de pilotos no MotoGP

E vamos comentar o troca troca de pilotos no MotoGP…

Enea ducatisti.

Bastianini na Ducati… vai dar merda como deu Lorenzo na Yamaha. Como deu Lorenzo na Ducati. A Ducati nem bem assentou Bagnaia como primeiríssimo piloto, já colocará um galinho de briga ao seu lado. Bagnaia fez grandes corridas, mas Enea fez muito mais e me parece muito mais capaz do que ele. Bagnaia tem uma das melhores equipes técnicas ao seu dispor, tem provavelmente a moto mais sofisticada e preparada da pista e está mais de 40 pontos atrás do Quartararo que tem uma das piores motos na pista. Vai dar merda, é claro. Todos sabemos que as fábricas tem que escolher 1 (UM) piloto e dar tudo prá ele. O segundo piloto é bucha de testes e fica como próximo da lista se um dia acontecer algo com o principal. É assim que funciona.

Talvez Stoner não fosse o primeiro em 2007 ele e Capirossi. Mas era Stoner. Nick Hayden não era o primeiro contra Pedrosa… Lorenzo não era o primeiro contra Rossi. Talvez Mir não tenha sido o primeiro contra Rins… É, temos exceções, mas o que dá mais certo é ter um primeiro piloto destacado, como foram Rossi e Marc Marquez.

Eu acho que Enea Bastianini não vai se sujeitar a ser segundo piloto e vai complicar a vida do Bagnaia. Martinator também complicaria. Fizeram toda esta palhaçada e no final arrumaram problema.

Já o caso de Mir na Honda é diferente… não sabemos se Marc Marquez virá bom, a Honda precisava de um piloto campeão como plano B. Gosto muito do Mir, ele é muito rápido e cerebral. Tem caído muito talvez por conta de sua situação na equipe, muita pressão, talvez agora alivie com a confirmação de um contrato de 2 anos na Honda. Com Mir e MM a Honda tem um lineup bom e Mir a perspectiva de um dia tomar o lugar do Marc na Repsol, nem MM é para sempre. Bom para a Honda. Lembrando que Mir foi campeão mundial de Moto3 em 2017 de Honda.

O Joan Mir 36 de Honda na Moto3. Vejam a asinha no tanque

Bom também para a LCR contar com os serviços de Rins, outro piloto excepcional em um mundo com apenas uma vaga de campeão. Certamente vai produzir mais do que Alex Marquez, até porque a Honda vai ter que melhorar a moto.

Alex Marquez se deu bem também, esta Honda atual é ruim e ele, que já foi maltratado pela Honda antes, não conseguiu fazer a moto andar. Indo para a Ducati terá uma boa chance de mostrar serviço e ainda falará bem da moto para o seu irmão. A Ducati é doidinha para contratar Marc Marquez.

A nova equipe satélite da Aprilia se deu bem, Miguelito é um excelente piloto, mas do Fernandez eu não gosto. A KTM também não, que está feliz por se livrar dele. Segundo a KTM ele como pessoa não é fácil e seu “entourage” é pior ainda. Nunca funcionaria, ele queria ir para a Yamaha e a KTM praticamente forçou-o a correr de Tech3. Dizem que tem muito talento mas isso todos que chegam ao MotoGP também tem. Não gosto dele. O ruim para o Miguel é que o contrato é de apenas 1 ano, sabemos que isso também não é bom.

Miller novinho na KTM… é um queridinho por lá. Terá todo o apoio da fábrica

Já a KTM receberá Miller de braços abertos, junto com Pol Espargaró. Os dois se deram bem, com a Ducati maltratando Miller e com Pol sendo humilhado na Honda. Até hoje, Marc é o piloto da Honda melhor classificado no campeonato, é muita humilhação. Pol fez muito pela KTM de GP, é uma injustiça ele não ter vencido nenhuma provinha com esta moto e espera-se que ele agora tenha outra chance.

Dos que vão sair temos o Daryn Binder, Talvez Gardner, talvez Nakagami, Dovi. Nem vi que apito toca o Binder menor… sempre lá atrás com a sua péssima Yamaha, quer voltar para o Moto2. Dovi, tadinho, final de carreira melancólico, não merecia isso, saiu da Ducati por cima. Gardner também não teve a melhor chance e lamento se ele não achar espaço. Nakagami talvez fique mais um ano, pois sua moto é reservada para um japonês e estão pensando em dar mais casca ao Ai Ogura antes de promovê-lo.

Remy Gardner e seu pai, o também campeão do mundo de 500cc Wayne Gardner

Então é isso, uma pena mesmo a Suzuki ter caído fora. Eu apostava que alguém iria pegar estas motos de 2022 para usar em 2023, são ótimas e ainda dariam um caldo. Era só arrumar um patrocínio bom para bancar as corridas e a Suzuki teria suas despesas muito reduzidas. Mas não rolou.

A Yamaha terá apenas 2 motos ano que vem, uma vergonha. Morbidelli em má situação mental, está levando muito couro este ano. Quartararo, se confirmar o título deste ano terá status de semideus. Rossi ganhou muito, mas nunca teve tão pouco para trabalhar. Rossi ganhou com pneus exclusivos e uma M1 feita para ele.

A Honda é uma incógnita completa… esta RCV atual não deu para o couro, não parece ser boa de nada. Se Marc Marquez não voltar logo ela vai ficar no limbo e terá que dar tudo ao Mir. Mir é capaz de desenvolver a moto, mas precisará de tempo.

A KTM precisa engatar novamente o trilho que engatou em 2020 e perdeu. A moto não é ruim, mas não é boa o suficiente.

A Aprilia virá renovada, com mais motos e com uma base excelente, dará muito trabalho, esperamos.

A Ducati virá com sua frota completa, babando para ganhar tudo e se enrolando em suas politicagens, seu ponto mais fraco longe. Teve Rossi, teve Lorenzo, teve Dovi e não conseguiu vencer o campeonato de pilotos. Não acho que Bagnaia seja melhor do que estes que eu falei aí. E botando ducatista prá brigar com ducatista, não vai chegar lá.

Vamos ver… espero que vocês comentem este post.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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