Brno 2017 – De volta das Férias

Que corrida ruim de ver… tipo uma F1. Mais corridas como esta e a audiência vai para o saco. Ainda bem que não são muitas em que acontece isso. Este negócio de moto parar no box, para mim, é só para corridas de longa duração.

Hoje as condições de clima e pista estavam desafiadoras, pista meia seca e meia molhada. Marc Marquez se adiantou, foi o primeiro a trocar de moto, deu sorte que a pista secou muito mais rápido do que todos esperavam e imediatamente abriu uma vantagem enorme.  Ao fazer isso ele acabou com a corrida, acabou a graça.

Depois foram parando os outros até que em um intervalo de umas 3 voltas todos trocaram de motos e o grid ficou completamente esbodegado, com o Marc láaaaa na frente e o resto espalhado até o vigésimo lugar. Como não tem mais CRT na pista, todas as motos são protótipos competentes com algum campeão em cima pilotando, não tem mais esta de vir atropelando… os líderes acabam passando, mas tem que negociar direitinho… e Marc Marquez quase usando seu tempo e painel da moto para responder uns Whatsapp…

Todos andaram bem, Pedrosa, Maverick, Rossi, Dovi, só foi sem graça de ver. Talvez Maverick tenha tido um destaque um tico maior, passou a galera com mais decisão e por isso ficou no pódium.

A Ducati vacilou com o setup das motos e Lorenzo, depois de largar na ponta, foi parar lá atrás. Dovi explicou que a segunda moto estava preparada igual a primeira, uma providência para o caso de problemas na largada. Nestes casos ele pode imediatamente subir na moto reserva e largar de novo. E, se o tempo virasse, eles esperavam ter algumas voltas para superar este risco e preparar a moto de outra maneira. Não tiveram… a pista secou muito mais rápido, Marc não deu moleza, trocou rapidinho e acabou com os planos de todos. E, por sorte e competência, a segunda moto do Marc não estava igual a primeira, o HRC não contou com uma largada ou primeira volta problemática.

Segundo vários pilotos, a decisão de parar ou não é algo que compete somente a eles, o box não tem a palavra final. Vamos as palavras de Aleix:

“It’s too much information and for me the team can never decide when you have to change the bike, because even if Marc is lapping a lot faster, if the rider is not convinced he can be faster with the slick, the team can stay to you ‘stop’ but [gives a hand gesture]! This is a rider decision.”

Sendo assim, Rossi demorou, todos demoraram, Zarco um pouco  mais, mas a grande questão é que Marc Marquez escolheu rápido demais, nisso ele quebrou as pernas de todos. Aí ele ganhou a corrida.

Acho este tipo de corrida tão chato que quase nem escrevi o artigo. Leiam também o artigo do André Bertand aqui no Motozoo® clicando em https://www.motozoo.com.br/?p=2153

Mar deitadão. Foto do site Crash.net

Não achei a Ducati Tubarão Martelo feia, Marc Marquez com pinta de campeão hein? Parabéns ao HRC Repsol, ao Marc e ao Pedrosa. Dobradinha linda.

Abraços
Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.