Audi prepara-se para lançar sua segunda motocicleta

Após o lançamento da Audi Multistrada V4, a empresa divulgou esta semana um vídeo com o lançamento de o seu segundo motor, que provavelmente irá equipar uma nova leva de motocicletas Audi que virão por aí.

Vejam o vídeo de lançamento:

Não é demosdrômico, não é beltdrive, não é dry clutch, provavelmente irá equipar uma moto sem um quadro trellis, como a já horrenda Monster atual.

Resumindo, um motor do tipo L90 como o da Suzuki V-Strom ou Gladius. O mundo quer isso?

Acho que não né? Mesmo com a Ducati tendo em sua história motos que não são desmo, motos que não são belt-drive, motos que não são dry-clutch, e motos que não usam quadros trellis, eu acho mais correto dizer que uma moto que não tem nada disso, não seria mais uma Ducati, e sim uma Audi Moto.

A justificativa para tudo isso é apenas economizar. Economizar na fabricação, produção e uma pretensa economia para os usuários, com uma manutenção menos frequente… e que dono de Ducati pensa nisso? A moto é top, é esportiva, é cara, é exclusiva. Quem pensa em custo e frequência de revisão é motoboy. Precisa revisar? O dono de Ducati vai e leva para a revisão, faz parte do pacote de ter uma moto que os outros não entendem direito.

Muita gente fala bobagem sobre o desmo. Sua maior vantagem não é eliminar o floating valve, como os ignorantes gostam de falar. Sua maior vantagem é eliminar o trabalho de ter que apertar molas duríssimas no comando. Para aguentar altas rotações, estas molas tem que ser construídas com uma metalurgia caríssima e serem duras para caramba, algo que consome até 20% da força do próprio motor. Por isso os motores Ducati são fortes, porque giram muito (suas válvulas não flutuam e podem “descer” mais) e não tem que se gastar apertando molas. Em troca, tem manutenção mais frequente. Para motos esportivas é isso, as motos de GP que não são desmo (todas), não conseguem usar molas, usam comandos pneumáticos. E o futuro são válvulas com comandos elétricos, ou seja, comando de válvulas com molas é uma solução barata e que não performa.

Continua assim e em breve, já no ano que vem, uma Ducati não terá mais nenhum diferencial sobre uma moto chinesa, indiana, alemã ou japonesa. Serão todas iguais.

Esta é a era da Audi Motos.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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