Arqueologia do Rali em Cruzeiro-SP

E sábado, primeiro de julho, fui acompanhar o Bernardo em uma pequena viagem até a cidade paulista de Cruzeiro. O Bê espalha suas motos por vários mecânicos e fomos até lá pegar sua Suzuki DR400Z no mecânico Dionísio e deixar outras motos.

Eu nunca tinha ouvido falar, mas o Bernardo me disse que o cara é fera em Rali de motos. Sua DR foi fazer uma revisão e instalar uma carenagem dianteira de rali. Ficou muito legal, em breve faremos um teste com ela para o Motozoo®.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficou bem bacana, e entre as inúmeras modificações e acertos, instalou-se um quick starter no pedal. Ficou ótima e se não fosse pela altura incrível da moto, seria até fácil de ligar na pedalada. Consegui ligar, e fácil, mas apoiado no cimento.

Mas o mais incrível da oficina, é a sua arrumação “peculiar”, onde tudo parece estar uma zona, mas me foi garantido que o Dionísio sabe onde está cada parafuso dentro dela, e de quem é cada um deles.

Fiquei chocado com a quantidade de motos e peças incríveis de rali que tem na oficina, o cara é realmente um especialista. Dentre todas, fiquei especialmente maravilhado em encontrar a KTM com a qual o Jean Azevedo disputou um de seus Rali Paris Dakar.

Para quem não acompanha, Jean Azevedo simplesmente é Hepta-campeão do Rali dos Sertões, Deca-campeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, com 18 participações no Rally Dakar, conquistando o sétimo lugar por duas vezes (2005 e 2011), e quinto lugar em 2003 sendo o melhor resultado de um piloto brasileiro no Rally Dakar além de ser o único a vencer etapas na classificação geral. Em categorias foi campeão da Super-production em 2011 e Bi-campeão da Production em 1997 e 2003.

Não consegui identificar o ano da moto ou do Dakar, mas pesquisando, pelo modelo da moto, é anterior a 2006.

Além dela, tinham também outras motos incríveis, arrumadas no padrão exclusivo da oficina.

A DR400Z saiu linda, limpa, regulada, uma maravilha. Sendo assim não posso fazer críticas apenas parabenizar o trabalho da oficina. Foi um prazer viajar, conhecer o Dionísio e sua especializada oficina. Voltaremos.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.