Depois de soporíferas corridas em Spielberg, as provas de Montmeló me mantiveram grudado nas telas (uma com o live timing) até o final. Pra mim, corrida boa tem que ter disputa pela liderança, e as Aprilias deram show em Barcelona.
Na Sprint o Espargaró deu caça ao Bagnaia até ultrapassá-lo com precisão cirúrgica. Viñales quase conseguiu o primeiro 1-2 da Aprilia no sábado, mas Bagnaia fechou os espaços e o TopGun já perdeu muito da ousadia que tinha na Moto3. Virou pai, está em lua de mel com a equipe, está arriscando menos. Achei que ele teve possibilidade de passar a Ducati na curva 10 da última volta, mas ficou muito preocupado em não trocar tintas com o campeão e preferiu levar a medalha de bronze.
A prova de domingo repetiu o acontecido no sábado na Áustria: um “otimista” vindo lá de trás por dentro e armando um salseiro na primeira curva. Só trocou o Martin pelo Bastianini. Li um comentário interessante em um vídeo do Fausto Macieira: Bastianini pode ter salvado a vida do Bagnaia ao tirar Zarco, Bez, Alex Marquez e Diggia da pista, pois seriam 5 motos a mais para passar pelo campeão no chão logo na curva 2. Pecco teve muita sorte, já que só o Binder o atingiu, e na perna. Um impacto no tórax ou na cabeça…
A Ducati está investigando a causa do high side. Segundo o campeão, a moto já estava estranha na volta de apresentação, mas pode ter sido uma questão de pneu traseiro abaixo da temperatura ideal. O que importa é que ele deverá estar em Misano, ao contrário do Bastianini, que deverá passar por uma pequena cirurgia.
As Aprilias estiveram bem desde sexta-feira, mas a ausência da Ducati #1 os ajudou no domingo. Houve um momento em que tinham as três primeiras posições, com quatro motos na pista (bem mais difícil do que com oito), mas Miguelito teve os mesmos problemas com o pneu dianteiro que causaram a perda de desempenho também no sábado. A transmissão de TV deu uns closes nos pneus do Aleix e do Viñales e estavam em um estado assustador. Pensei que o Maverick fosse levar essa, mas o Espargaró estava com Barcelona entalada na garganta desde o ano passado, quando tirou a mão uma volta antes de fim e caiu de 2° pra 5°. Houve um momento em que ele ficou 1s5 atrás do companheiro de equipe, para baixar a temperatura e pressão do pneu dianteiro, e depois voltou com tudo até tomar a ponta. Fizeram uma bela festa, trocaram de motos na volta de comemoração para mostrar a união da equipe, e levaram os merecidos louros para o pessoal de Noale. Após a prova Viñales recebeu uma advertência por ter corrido um tempo excessivo com a pressão do pneu dianteiro abaixo do permitido. Em tese era para ter sido desclassificado, mas o pessoal do MotoGP não estava a fim de jogar água no chope da Aprilia. Então, “como foi o primeiro caso”, ficaram na cartinha de advertência mesmo. Melhor assim.
As Pramac fizeram 3° e 4° e o Martin descontou 16 pontos do líder. Oliveira colocou a 3° Aprilia no Top 5 e foi muito bem.
Dez segundos depois do líder chegou um pelotão liderado pelo Alex Marquez, que perdeu rendimento no final, um surpreendente Quartararo, que resolveu voltar à carenagem e às regulagens antigas (lembrando que ele venceu com folga a mesma prova em 2022) no warmup de domingo, com certo sucesso, Miller, salvando um razoavel oitavo, Augusto Fernandez (como mandá-lo embora se chega junto do Miller?), Digia, Marini e Bez (que correu com um dianteiro macio, pois não tinha mais médios novos).
De 13° em diante veio a turma da vergonha japonesa: MM, Morbidelli e as outras 3 Hondas. Mir foi último no sábado e no domingo. Está p da vida e desanimado, pois a moto não traciona. Os testes pós-Misano serão cruciais para a Honda.
No mais, tivemos outra sensacional corrida da Moto3, com a vitória sendo definida nas últimas curvas da última volta. Pena que o Diogo Moreira tenha desaparecido. A equipe em que corre comprou a vaga da Pons na Moto2, mas parece que ele não está nos planos. Os últimos boatos o colocam na Italtrans em 2024, equipe pela qual o Bastianini foi campeão. De qualquer maneira espero vê-lo correndo na frente em Misano.
Na Moto2, o britânico Jake Dixon conseguiu sua segunda vitória na temporada (a Aspar GasGas ganhou na Moto3 e na Moto2 no domingo) à frente do eterno 2° colocado Aron Canet. Pedro Acosta chegou em 6°, mas abriu 22 pontos do Tiger Tony que não apareceu. Arrastou-se para chegar em 17°. Assim não dá…
Na MotoE o Casadei conseguiu o que o Eric podia ter conseguido: tirou uma diferença enorme pro Jordi Torres e pode ser campeão na semana que vem. Quanto ao Eric… ele tem a linha EG51 de bonés, camisetas, óculos etc.
Semana que vem tem mais.
Até lá