A equipe de trial da Repsol Honda realizou um primeiro teste com combustível renovável. Toni Bou e Gabriel Marcelli trabalham com pesquisadores do centro de inovação da Repsol para produzir novos combustíveis renováveis com o objetivo de reduzir as emissões de suas motocicletas usando esses combustíveis, que provêm de resíduos orgânicos e emitem até 90% menos emissões líquidas de CO2 do que os combustíveis convencionais . O feedback dos pilotos da equipe Repsol Honda Trial é fundamental para o desenvolvimento deste combustível, projetado para manter o mesmo desempenho do combustível tradicional e reduzir significativamente as emissões líquidas de CO2.
Bou e Marcelli informaram à Repsol que os desempenhos foram idênticos às dos combustíveis convencionais, o que é uma boa base para continuar a avançar nos próximos testes com o objetivo de fazer funcionar a combinação motor-combustível em plena capacidade.
A Repsol tem uma clara aposta nos combustíveis renováveis e na sua aplicação como solução na descarbonização da mobilidade e, sobretudo, da concorrência. Em 2022, forneceram este biocombustível à F4 francesa e também a Isidre Esteve, que vai participar no rali Dakar com um combustível feito com 75% de matérias-primas de origem sustentável. O piloto de MotoGP Marc Márquez também fez um teste em Jarama há algumas semanas, com bons resultados. A relação da Repsol com o mundo do automobilismo remonta já a mais de 50 anos, nos quais a empresa desenvolveu a sua gama com o objetivo de obter o melhor desempenho para os produtos que chegam aos seus clientes. A Repsol aposta na sustentabilidade e na eficiência energética, pensando no futuro para desenvolver melhores combustíveis. A concorrência continua a ser utilizada como campo de testes para o desenvolvimento de produtos presentes e futuros, para que possam ser encontrados nas estações de serviço pelos clientes.
O caminho para a descarbonização
A Repsol trabalha há muitos anos no desenvolvimento dos biocombustíveis, com a intenção de torná-los uma alternativa real que complemente outras formas de descarbonizar a mobilidade, como a eletrificação ou o hidrogénio renovável, para reduzir as emissões nos próximos anos.
Durante o primeiro semestre de 2023, a Repsol colocará em funcionamento a primeira fábrica de biocombustíveis avançados em Espanha, em Cartagena, que produzirá 250.000 toneladas de combustíveis renováveis a partir de resíduos. As obras da sua fábrica de combustíveis sintéticos em Bilbao iniciarão a produção em fase de demonstração em 2024. Estas fábricas desempenham um papel preponderante no objetivo da Repsol de atingir uma capacidade de produção de 1,3 milhões de toneladas de combustíveis renováveis em 2025 e mais de 2 milhões em 2030, pelo que liderando este mercado na Península Ibérica e caminhando decisivamente para zero emissões líquidas em 2050.
Toni Bou
Foi um teste muito positivo; Estou certo de que a Repsol poderá obter informações valiosas para dar mais um passo no desenvolvimento dos biocombustíveis. O mais importante é que não notamos a diferença entre este combustível e o regular e conseguimos treinar em condições normais.
Gabriel Marcelli
O desempenho deste novo biocombustível é semelhante ao do combustível normal. Estamos ansiosos para realizar mais testes deste tipo para que possamos fornecer à Repsol mais informação e que, pouco a pouco, possamos usá-la em mais testes e competições. A ideia não é mais apenas igualar a economia normal de combustível, mas melhorá-la.