Lançamento Honda ADV

A Honda ADV é uma proposta que incorpora a filosofia inaugurada pela X-ADV, a scooter de 750cc lançada mundialmente em 2017, cuja inovadora capacidade de conciliar a agilidade das scooters com a versatilidade de uma trail a transformou em sucesso mundial.

Este conceito “City Adventure” no segmento das scooters é agora replicado no leve e compacto Honda ADV, que não apenas herda o inconfundível design da irmã maior como também a atitude necessária para se aventurar por caminhos difíceis, uma dupla personalidade que permitirá ao motociclista ultrapassar fronteiras até então inalcançáveis às scooters de seu segmento.

Mais do que uma nova scooter, a Honda ADV é uma genuína e bem equilibrada mistura de conceitos: prática e ágil como uma scooter no dia a dia, e valente e divertida como uma pequena trail para encarar com grande desempenho em terrenos acidentados fora da cidade, oferecendo conforto em todas as situações, desde a pilotagem no dia a dia urbano, como em deslocamentos de longa distância fora da cidade.

O processo de criação teve como alvo conciliar as tradicionais qualidades de uma scooter – alto nível de conforto, mínimas vibrações e excelente autonomia – com um estilo instigante, que provocasse nas pessoas o desejo de aventura, de ir além dos limites normalmente ao alcance das scooters convencionais.

Em seu desenvolvimento, algumas premissas básicas foram observadas com rigor, como associar ao design forte, porém sofisticado, uma efetiva capacidade de encarar percursos em pisos irregulares. Para tal foi mandatório adotar suspensões traseiras com reservatórios à gás nos amortecedores, pneus de uso misto e uma posição de pilotagem coerente com tais necessidades, sem prejudicar a dirigibilidade em uso urbano.

No âmbito do motor e sistema de transmissão, seria fundamental garantir uma resposta adequada ao acelerador em situações de uso tão diametralmente opostas quanto ao “para e anda” das cidades e as excursões em lugares mais afastados dos grandes centros. Fazer da Honda ADV um vetor eficiente tanto nos curtos percursos urbanos como em trajetos mais longos, inclusive em estradas sem pavimentação, foi uma meta alcançada com sucesso.

Muita importância foi dada a equipamentos destinados a elevar a segurança e percepção de qualidade do Honda ADV, daí a obrigatória presença do sistema de frenagem ABS, suspensão traseira a gás, da SMART Key System (chave presencial), iluminação full LED, painel LCD tipo blackout e para-brisa ajustável em duas posições.
Como em toda scooter, a praticidade derivada de uma ergonomia perfeita, excelente maneabilidade, simplicidade de uso e existência de um amplo compartimento sob o assento e porta-objetos no escudo frontal não foi desconsiderada.

O motor do Honda ADV é um monocilindro de 149,3 cm3, SOHC (Single Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic). Este motor deriva da scooter mais vendida do Brasil, a PCX 150, reconhecida pela robustez, desempenho e economia.

Nesta versão destinada à Honda ADV os dutos de aspiração foram modificados para atender o caráter exigido pelo novo modelo, privilegiando melhor distribuição de potência (13,2 cv a 8.500 rpm) e torque (1,38 kgf.m a 6.500 rpm) em regimes baixos e médios. Também o escape foi alvo de um redesenho interno com o mesmo objetivo. A ponteira, voltada para o alto, acima do pneu traseiro, tem design que remete ao de modelos on-off.

A Honda ADV conta com o ISS – Idling Stop System, dispositivo presente em todos os modelos da mesma faixa de cilindrada da marca, que desliga automaticamente o motor em paradas prolongadas e religando-o imediatamente assim que o acelerador é acionado, proporcionando maior economia de combustível e contribuindo na redução de emissões de poluentes e ruídos. Este sistema depende do ACG, um avançado gerador/motor de partida tipo “brushless”, de peso e dimensões reduzidas.

O chassi tubular de aço é derivado da PCX 150, reforçado para receber as suspensões mais robustas sem que isso resultasse em perda de conforto e maneabilidade.

A suspensão dianteira Showa do tipo convencional tem tubos de 31mm de diâmetro e curso de 130 mm, um grande diferencial entre scooters desta categoria. Na traseira, o par de amortecedores Showa conta com reservatório externo e molas de passo variável, que permitem curso de 120 mm à roda, proporcionando um novo padrão de conforto para o segmento.

Fator de diferenciação entre as scooters de sua categoria são as medidas de pneus, com o dianteiro sendo um robusto 110/80-14 montado em rodas de liga leve de doze raios, enquanto o traseiro é um 130/70-13 em roda de dez raios. Tais pneus possuem banda de rodagem de desenho especial, com características adequadas ao uso misto, em asfalto ou fora dele.

Quanto aos freios, o disco dianteiro tem desenho tipo “wave”, diâmetro de 240mm e pinça de pistão duplo assistida pelo sistema ABS – Anti lock Braking System. Na traseira o disco – também tipo “wave”, tem 220 mm e pinça de pistão simples. A capacidade do tanque é de 8 litros, uma das maiores do segmento, proporcionando grande autonomia.

O design da Honda ADV exala uma evidente e marcante personalidade aventureira, que convida a encarar novos caminhos sem perder o caráter de veículo prático, fácil e amistoso, inerente à todas as scooters. Neste aspecto, a posição de pilotagem, cuja altura do banco, a 795 mm do solo, permite excelente acesso. Ajuda também a conformação do assento, afilada em sua porção frontal, e uma zona de apoio para os pés confortável, mas que não prejudica o acesso ao solo.

O guidão, largo e elevado, é do tipo bicônico e se destaca pela robustez e capacidade de transmitir ao condutor o necessário feedback das condições do piso, colaborando com isso para uma sensação de segurança elevada. Para tal também contribui o painel LCD, de formato retangular, pleno de informações. Seu posicionamento elevado favorece a visualização, já incrementada pela alta visibilidade por conta do grafismo elegante e contrastado. Logo abaixo do painel de instrumentos, em retângulo separado, está um conjunto de luzes-alerta completo e de fácil visualização.

O para-brisa, ajustável em dois níveis de altura possui operação simples, sem exigir ferramentas, garantindo adequar a posição de acordo com a situação, desde ambientes urbanos onde a brisa é apreciada, até viagens de longa distância, na faixa de velocidade onde a proteção contra o vento é um diferencial.

Quanto à capacidade do compartimento sob o banco, os 27 litros são suficientes para abrigar um capacete fechado e ainda oferecer espaço para outros objetos, como uma pequena bolsa ou um conjunto de roupa de chuva compacto. Também no escudo frontal há um porta-objetos com capacidade de 2 litros, no qual há uma prática tomada 12v.


A adoção de sistema de iluminação full LED é positiva por oferecer eficiência em termos de iluminação, durabilidade, baixo consumo de energia, confiabilidade e significativa redução de peso. A operação dos comandos relacionado à faróis, luzes de direção, buzina, botão de partida e o liga-desliga do Idling Stop estão posicionados em punhos elétricos de apurada ergonomia.

Dotada de luzes de posição diurnas, a DRL – Daytime Running Lights, a Honda ADV se caracteriza por uma “assinatura” agressiva no bloco ótico frontal e da lanterna traseira em LED com um característico “X”. Ambas conferem ao modelo uma característica de destaque, singular, completamente afinada à personalidade de uma scooter inovadora no design e nas possibilidades de utilização que oferece.

A Honda ADV 2021 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chega às concessionárias de todo o Brasil em dezembro de 2020. O preço sugerido é de R$ 17.490,00, base Estado de São Paulo, não inclusos despesas de frete e seguro.

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