Alex Rins SENSACIONAL na Inglaterra!!!!

Galera, que corrida esta que vimos hoje em Silverstone!!!
Teve o drama do acidente com Dovi e Quartararo, teve o pega do Marc com o Rins que só se resolveu na última curva. De novo esperamos para gritar no último segundo. Quem não curte o Marc Marquez vibrou!!!

Os treinos mostraram as Yamaha rápidas, com Rossi treinando e largando bem, de segundo. Fabio Quartararo só não deu mais trabalho para a pole porque teve um problema que o prejudicou justo na reta final do qualifying. El Diablo é muito bom de pole. A volta final da classificação com Rossi, Marc Marquez e Miller embalados e classificando em 1, 2 e 3 foi muito boa. Sempre bom ver o Rossi nas cabeças.

Alex Rins já passou comemorando!! Imagem do MotoGP.com

A pista é grande e embalada, com bom grip e apesar de ter um monte de retas, como a maioria das freadas não é fortíssima, não dá para a Honda e Ducati usarem a suas maiores qualidades que são estabilidade na freada estúpida, e retomada de míssil. Hoje ficou claro, claríssimo, que a Honda tem em Marc+HRC a sua força. A RCV é a parte mais fraca do conjunto. Não é à toa que Lorenzo está se dando mal, que Crutchlow e Nakagami também. A Honda é muito ruim de curva se comparada as Suzukis e Yamahas. A técnica possível de andar com a RCV é acelerar tudo, segurar a freada no limite, do jeito que der, ficar na frente bloqueando as linhas de quem vem atrás até o ponto de afundar a mão, abrir na reta o que for necessário para repetir na próxima curva, rezando para que o ganho na reta seja suficiente para aguentar o assédio. O plano da Ducati não muda muito e isso tem feito Honda e Ducati dividirem a ponta do campeonato nos últimos anos.

Mas na ciclística, a Suzuki está dando um banho. Hoje nós vimos o Rins fazer mil linhas atrás do Marc, sem se preocupar em perder tempo, pois bastavam 2 curvas para subir na garupa da Honda. Passar já era mais difícil. Rins largou muito bem. Rossi também, mas como desta vez Maverick Viñales não largou de marcha ré, não deu para segurar o espanhol. Em condições normais na pista, Viñales é mais rápido do que o Rossi tem tempo. E veio babando, pois sem ninguém na frente atrapalhando suas curvas, a M1 embala muito bem.

Vemos que MM sempre fala que tem mais medo da Yamaha do que da Suzuki… Ele fala isso porque é testemunha do quanto fala alto o dinheiro e a experiência da equipe. A Suzuki é a menos financiada e a menos experiente das japonesas, e isso valoriza ainda mais as suas vitórias e o nível que estão levando a sua GSXRR.

Acho a mais bonita no momento. Foto da Suzuki GP

Hoje em dia a GSXRR está infernal de equilíbrio e mesmo ainda retomando menos do que a RCV211 e a GP19, retoma melhor do que a M1. Vimos hoje na curva final esta retomada em ação. Marc quase foi ultrapassado por fora na penúltima volta e para se proteger na última, espalhou um pouco mais para fora querendo atrapalhar esta linha. Rins foi super sagaz em detectar este movimento, cortou por dentro e meteu a mão. Ao se dar conta, MM perdeu a corrida. E a Suzuki é fácil a moto mais bonita do momento. Acho eu.

Rins conseguiu fazer esta manobra porque é mais fácil de Suzuki onde ele tem muito mais opções de linhas. Fez uma linda corrida, sem defeitos. Não tinha protagonismo, mas largou de boa posição, na prova largou bem, pressionou Marc Marquez o tempo todo, cometeu poucos erros (teve aquele escorregão no final que deixou o Davide Brivio com os cabelos ainda mais brancos) e coroando a jogada de mestre, o cut inside+full throttle SENSACIONAL!!!

Não deu nem meia moto. Imagem do MotoGP.com

O ritmo deles foi forte, chegaram a mais de 11 segundos do quarto colocado, um tal de Valentino Rossi.

Marc Marquez é um gênio no comando de uma moto que é boa, mas que não é boa sempre, não é boa em todos os fundamentos e nem é boa em todas as pistas. Ele é que é bom em todas as situações e quando está claramente inferiorizado de equipamento, chega em segundo a meia roda do vencedor. É um monstro.

Esta pista deixou até a Aprilia andar bem (relativamente), vimos Espargaró e Ianonne, sim, ele está vivo, brigando com as KTMs e Ducatis série GP18. Depois Aleix caiu ou parou, pois não chegou. E Zarco coitado, para piorar, mandou fogo amigo no Oliveira. Quando vc pensa que tudo está uma merda… pode piorar. Imaginem o que passou na cabeça dos diretores da KTM…

Twitter da Ducati

Dovi está dando preocupação, pois deu uma cabeçada boa no chão e ficou um pouco lélé… sei como é, já aconteceu comigo 2 vezes. Tudo vai ficar bem. Só faltou explosão, mas e a pena que dá ver a GP19 lambendo no fogaréu… deve até cair o valor da ação da Audi…

Clique nas fotos para vê-las aumentadas.

Parabéns ao time Suzuki, suas vitórias valem mais, pois os recursos são menores. Parabéns ao Rins, ao gente boa Davide Brivio, a toda gente lá da fábrica em Hamamatsu. Terceiros no campeonato de pilotos, não é fichinha não.

Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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